x
Convex Datacenter
Página 4 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 87
  • #37
    Usuário Avatar de Caiogaucho
    Entrada
    24/10/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    63
    Posts
    1,823
    Agradecimento: 1



    Estava corujando...e como também estou negociando um Engesa aqui pelos pampas, gostaria da opinião dos experts a respeito de motores. Mais especificamente:quais as diferenças entre o Maxion ST 4 e o ST4 Plus? Comparando estes dois com o 2.8 (sprint), qual o mais confiável, resistente e de custo mais baixo na manutenção e também facilidade de peças e mão de obra. Desde já agradeço pois será determinante pra minha decisão. Estou vendendo meu Troller porém gostaria de permanecer com 4x4 diesel e confiável.

  • #38
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Caio,
    O S4T e o S4TPlus mudam basicamente comando de válvulas, bicos injetores e turbina. São motores extremamente resistentes e duráveis, com um custo de manutenção muito baixo.
    Motor LSD, de baixa rpm, necessita de uma relação mais longa de diferenciais para ficar bom para rodar em asfalto. A 100km/h, por exemplo, a faixa de rpm desse motor precisa ficar em 2000rpm para não andar muito estrangulado. Pelo peso do engesa e o torque desse motor, a marcha reduzida praticamente não se utiliza, principalmente se for o S4TPlus. Na minha F1000 raramente uso a reduzida, sendo o MWM um pouco mais fraco que o S4TPlus.

    O motor sprint é bom também, mas por ser um HSD, pode usar a relação original da transmissão, porém tem menos torque que o S4 em rpms mais baixas, sendo assim, a reduzida é necessária. Vale apontar que o sprint, mesmo sendo um motor barato de manutenção, tem menos que a metade da vida útil de um motor da série S4.

    Para comparação, um motor série S4, tendo suas trocas de óleo e filtros a cada 10.000km vai pedir retífica de virabrequim após 1.000.000 de kilômetros rodados, sendo normal o pessoal trocar um kit de bronzinamento por volta dos 600.000km ou até mesmo na casa dos 1.000.000 de kilômetros. Um Sprint pede obra completa nos 500.000km.

    Mas dificilmente rodarás tudo isso com um engesa, então esse detalhe podes até exprimir.

    O Sprint em contra-partida é mais leve, econômico e tem um desempenho superior ao S4.

    Para uso diário, o sprint é melhor, para uso severo, pesado sob esforço, o S4 é melhor. Ou pessoalmente optaria pela linha S4 pois o meu uso é "soviético", como meus amigos de fórum dizem. rsrsrsr
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #39
    Usuário Avatar de Caiogaucho
    Entrada
    24/10/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    63
    Posts
    1,823
    Agradecimento: 1
    Valeuuu pela aula Eduardo! !! Como tu és de Rio Grande, se eu fechar negócio dou um pulo aí pra um chimarrão e trocar idéias.
    Grande Abraço.

  • #40
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Opa! É só chegar!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #41
    Usuário
    Entrada
    11/02/2014
    Local
    Jundiaí/SP
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Olá Du, obrigado pela aula.

    O sprint é trabalha significativamente mais quente, certo? Se alongar as relações só nos diferenciais já permite os s4 a chegar nos 110km/h sem sufocar?

    O Cummins tb é lsd, certo?

    O que é trocado junto com o motor a gasolina pro diesel? Tanque, tubulação de combustível, alternador e a elétrica da partida "apenas "?

  • #42
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Xará, para alongar e relação, pode usar uma caixa com 5a drive ou os próprios diferenciais. O ideal é colocar uma caixa de Silverado ou D20 com 5a drive.

    Os diferenciais nem sempre se arruma uma relação mais longa facilmente. Sendo assim, numa troca de motores o ideal é colocar um HSD Máxion ou Sprint.

    Na troca do motor troca apenas o motor . Elétrica de partida e combustível não muda nada. Alternador só vais mexer se não acompanhar o motor novo. Não é nenhuma engenharia de foguete, mas dá muito trabalho acertar o acoplamento com a caixa e suportes do motor. Por isso é melhor pegar um já transformado a diesel do que gastar muito tempo e dinheiro com isso.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #43
    Usuário
    Entrada
    11/02/2014
    Local
    Jundiaí/SP
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Obrigado xará!
    A partir da sua sugestão do hsd máxiom que é o 2.5 que saiu, por algum tempo, nas rangers, certo? É um motor que divide opiniões aparentemente hehehe vi tópicos por aqui com discussões grandes sobre ele.

    Tem várias pessoas que viajam com o cambio original e um motor LSD, como o Otto. Imagino se é muito barulhento por manter o motor em giro alto, fora o consumo né?

    Tem diferenças entre os câmbios que acompanharam aqueles engesas que saíram com o 4cil e com 6cil do opala?
    Eu achei algum comentário no fórum citando que o clark que acompanhava o 6cil era mais resistente.

  • #44
    Usuário Avatar de Caiogaucho
    Entrada
    24/10/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    63
    Posts
    1,823
    Agradecimento: 1
    Eduardo, tentei achar na web o manual de serviço do motor maxion st4 plus e não encontrei. Por acaso sabes de um link? Achei o manual de peças. Outra dúvida algumas pgs. referem ao 4.1 Maxion S4T Plus. Existem os dois? 4.0 e 4.1? Se sim, o que difere entre ambos?
    Abraço

  • #45
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Entra no picapesgm.com.br que tem material sobre esses motores ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #46
    Usuário Avatar de Caiogaucho
    Entrada
    24/10/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    63
    Posts
    1,823
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Entra no picapesgm.com.br que tem material sobre esses motores ...
    Valeu Eduardo. Muito bom o link. Muita coisa interessante no forum. Andei "zapeando" mas ainda não achei comentários sobre a diferença entre estes dois motores (4.1 e 4.0)?! Pelo que notei, o 4.1 equipou a Silverado, mas não achei as características tecnicas deste motor.
    Abs

  • #47
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Caio,

    O 4.1 se refere ao 6 cilindros a gasolina (GM250), e o 4.0 se refere ao S4 diesel. Nas Silverados encontras o 4.0 S4, o 4,1 gasolina e o 4.2 MWM Sprint.

    Nesse link tem alguns arquivos que eu juntei sobre motorização e similares da D02. Tem catálogo dos Maxions S4.

    http://www.4shared.com/folder/Yq2sxNh1/D20.html
    4X4 Brasil
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #48
    Usuário
    Entrada
    11/02/2014
    Local
    Jundiaí/SP
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Eu acabei não editando e perdi a permissão, então aonde lê-se
    A partir da sua sugestão do hsd máxiom que é o 2.5 que saiu, por algum tempo, nas rangers, certo? É um motor que divide opiniões aparentemente hehehe vi tópicos por aqui com discussões grandes sobre ele.
    Eu quis dizer:

    A partir da sua sugestão do hsd máxiom eu fui pesquisar e este é o 2.5 que saiu, por algum tempo, nas rangers, certo? É um motor que divide opiniões aparentemente hehehe vi tópicos por aqui com discussões grandes sobre ele.
    Eu esquadrinhei a internet em busca de engesas que saíram originalmente com o motor 6cil do opala e só achei referências vagas e adaptações, mas eu poderia jurar que há originais por aí nessa configuração. A informação procede, pessoal? A impressão que sobrou é que são todas adaptações.

    Estava fuçando na internet sobre o que poderia ser feito com esse motor e achei muita coisa legal mesmo, desde injetar usando o cabeçote da silverado (mantendo só a parte de baixo do opala) até usando os kits que são encontrados por aí (pandoo, fueltech, megasquirt ...) só que me lembrei que faltou verificar se o engesa que eu dirigi era o 250S mesmo ou um 250 comum, dessa indagação é que fui caçar qual era a versão original para o ano de 1987 e só achei adaptações ou coisas vagas como https://salaodocarro.com.br/engesa/j...ficha-tecnica/

    Espero concluir a compra entre essa semana e a outra, no máximo. Apesar de saber que o ideal seria conseguir comprar um com capota rígida e diesel, não vai ser possível e esse que escolhi pode, pelo menos, já tem muita coisa (como a capota rígida que me permite usá-lo como único carro).
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 13
      Última resposta: 23/09/2014, 20:38
    2. De olho numa Hilux SW4 4x4 3.4 24V - Dicas?
      Por gnecchi no fórum Toyota
      Respostas: 25
      Última resposta: 24/08/2012, 13:52
    3. Dicas sobre viatura parada por +ou- 20 dias
      Por Fabio3010 no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 6
      Última resposta: 09/11/2011, 10:45
    4. Dicas sobre Engesa trabalhando muito quente ou aquecendo!
      Por julhos no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 30
      Última resposta: 07/05/2010, 19:07

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade