Manda tudo que vc tem sobre os Engesas, falo em nome de todos os Engeseiros de plantão...
[]'s com fome de informações engeseiras...
Edu, nunca subi imagens para este forum, vou fazer um teste, não sei vou conseguir subir, não sei também como esta a resolução. Se tudo estiver ok me avise que tenho outras materias "scaneadas", esta é de uma revista 4x4 numero 5:
a imagem está com uma resolução muito grande, para ficar legivel, então tive que "zipar"
Não sei se o que estou enviando é novidade ou não, segue agora a edição 12, quando fotografaram um dos primeiros prototipos, notem a iluminação do exercito, que a capota ainda não estava bem ajustada e que o estepe ficava no centro da tampa do porta malas.
Esse tópico está se tornando uma verdadeira aula sobre o Engesa.
Isso prova que, com a união dos Engeseiros e a troca de informações, é possível reunirmos aqui (ou em um outro tópico criado exclusivamente para isso) dados sobre o Engesa em número maior do que em qualquer outro site da net.
Poderíamos criar um tópico denominado "História e curiosidades sobre o Engesa", ou algo semelhante.
Também não podemos esquecer daquele projeto de criar um site específico sobre o Engesa usando o domínio engesa.com.br, que nosso amigo Pólvora ficou de ver com o dono.
Pólvora, tem jeito de dar essa força???
Bom, dito isso vamos a mais uma curiosidade...
Vendo as fotos da matéria que o Glauro postou aqui pra gente (revista 4x4 nº 15), uma coisa me chamou bastante a atenção:
A traseira desse protótipo.
Além de contar com lanternas redondas, que na minha modesta opinião ficou bem interessante, o bocal do tanque também era localizado na traseira.
Reparem na foto...
segue mais uma reportagem, a da revista 4x4 numero 26, notem que no final da reportagem é informado o preço que deveria custar em nov/85: 105 milhões de cruzeiros. Sou engenheiro portanto entendo muito pouco de economia, os economistas do forum que me ajudem, não sei se esta é a melhor maneira de fazer a conversão para saber quanto custaria hoje, mais ai vai:
Em nov/85 1 dolar = Cr$ 8913,33 portanto um Engesa custaria US$ 11780 convertendo para a taxa atual daria mais ou menos R$35.000,00 nada mal para um jipe zero super robusto com motor 4cc????
Quanto será que realmente custaria hj????
O preço do Engesa hoje, caso fosse ainda fabricado e vendido, com motor à gasolina ou álcool deveria ser aproximadamente R$ 38 mil, passando a algo próximo dos R$ 50 mil numa versão à diesel...
Este ano ainda devemos ter novidades a respeito uma vez que a Agrale está investindo no projeto do Marruá, que é um parente próximo do Engesa... Vamos aguardar.
Lembro ainda que o Envesa (isso mesmo ENVESA) que é uma "cópia" por assim dizer do Engesa fabricado em Londrina, custava há cerca de um ano algo em torno de R$ 45 mil, zero Km com motor à diesel MWM Sprint e fabricação artesanal...
Pessoal,
segue mais uma reportagem da revista 4x4 numero 49, nesta reportagem, a de lançamento do F2, são mostradas as diferenças e se é que podemos chamar de melhorias entre a F1 e F2, esta reportagem deve ajudar nosso amigo a decidir.......