Raphael, a legislação que vc diz é a Resolução CONTRAN n.º25, de 21/05/98? Se for as modificações que são proibidas são para aumentar a capacidade de carga ou lotação.
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Raphael, a legislação que vc diz é a Resolução CONTRAN n.º25, de 21/05/98? Se for as modificações que são proibidas são para aumentar a capacidade de carga ou lotação.
Exatamente amigo, veja:
"Art. 5º Somente serão registrados, licenciados e emplacados com motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a Portaria nº 23, de 6 de junho de 1994, baixada pelo extinto Departamento Nacional de Combustíveis–DNC, do Ministério de Minas e Energia.
Parágrafo único. Fica proibida a modificação ou transformação da estrutura original de fábrica dos veículos para aumentar a capacidade de carga ou lotação, visando obter o benefício que trata o caput deste artigo."
Não estou entendendo o problema, pois não vou aumentar a capacidade de carga ou lotação. Só vou trocar os eixos pelo mesmo dana 30, qual o grilo!!!!! Até porque. no documento já costa Jipe.
È, manda brasa. Talvez não notem...
não sei ai no rio, mais aqui em sampa não faz diesel na camper 4x2 nem a pau, pois funciona assim a lei tem de ser OU 4x4 com reduzida DE FABRICA, não adaptado, ou levar mais de 1 ton pra ser diesel, então aqui se vc alterar primeiro pra 4x4 pra se enquadrar na lei, eles não fazem pois não foi FABRICADO como 4x4
Carlos, no caso da Camper, acho que os vistoriadores não tem como saber se o 4x4 é de fábrica ou adaptado, já que a fábrica não existe mais e, portanto, não dá pra solicitar carta-laudo. Ademais, duvido que um vistoriador saiba a diferença entre uma caixa de transferência Engesa sem reduzida e uma de Hilux, Band, ou qualquer outra...
A grande dificuldade vai ser encontrar um despachante que consiga alterar de gasolina para diesel. O mais prudente é fazer a mudança primeiro no papel (depois de adquirir o motor) e depois na mecânica, caso encontre um despachante que consiga dispensar as vistorias.
Bom, o procedimento aqui no Rio para alterar a característica do veículo é o seguinte:
1.1. Veículos do Rio e Grande Rio:
- O usuário deverá solicitar ao Instituto Nacional de Metrologia e Normalização de Qualidade Industrial (Inmetro) ou a Instituição Técnica Licenciada (ITL) credenciada pelo órgão e homologada pelo Denatran o Certificado de Segurança Veicular, que ateste a qualidade do serviço feito no veículo.
- Pagar a taxa de serviço e possíveis débitos referentes a multas vencidas ou a vencer, seguro obrigatório, IPVA (integral), taxa de vistoria e Documento de Arrecadação do Detran (DAD).
- Agendar o serviço no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: 3460-4040 / 3460-4041.
- Vistoriar o veículo.
É o que está na página do detran-RJ. Além do mais, não existe nenhuma lei que diz que tem que ser 4x4 reduzida de Fabrica. Alteração para somente 4x4 nem precisa fazer nada, pois não consta como alteração de característica.
solano, antes de ir ao Imetro vc tem de pedir uma autorização pra essa alteração no detran, pois esta tem um numero que sem ele não tem como o imetro fazer o laudo, se o detran expedir a carta, não tem problema pra fazer, o real problema é esta autorização, pois não é imetro que muda mais sim o detran e se este não autorizar, ja viu
a cerca de 2 anos TUDO o que é modificado no estado de são paulo, é auditado em até 12 meses, então corre-se o risco de fazer no quebra galho(dindim) e quando for licenciar no ano seguinte sair o documento com as caracteristicas originais, então seja no quebra galho ou certinho dentro da lei, façam somente com autorização e laudo do imetro pois ai alguem autorizou e alguem aferiu e não tem mais discusão, aqui em sampa tem uma cidade chamada ribeirão pires, por enquanto estão fazendo de tudo, se vai durar, não sei, mais eu prefiro fazer como manda a lei
O SALLES disse tudo! É exatamente assim que funciona, logo não há de se falar que o sucesso do procedimento está em usar ou não o despachante bom. Estou tão acostumado com o DETRAN aqui em Brasília que não adianta ficar fugindo em busca de alternativas. Se está na lei, cumpre. Se não está, não faz e ponto final. Em matéria de organização, seriedade e honestidade, acredito que o DETRAN-DF seja o melhor do país. Saudações
Hoje liguei para o Detran-RJ e Ciretran que é onde se dá entrada no processo. Ambos me informaram para fazer a mudança, pedir a senha para ir inmetro e depois dar entrada no processo com laudo do inmetro. Perguntei várias vezes a ambos se eu posso primeiro trocar o motor e depois ir ao inmetro antes de dar entrada no Ciretran. Até passei por chato, mas é isso mesmo.
Tudo dentro da lei e sem "DIMDIM". Cada detran estadual tem seu procedimento e andei pesquisando em outros estados e é a mesma coisa. Realmente o processo demora de 6 a 8 meses, mas pode ser feito sim. Além disso, não existe nenhum pré-requisito impeditivo como possuir 4x4 e reduzida de fábrica já que a lei não fala nisso, mas deve possuir ambas.
O segredo do bom despachante é ele conhecer a lei melhor que uma pessoa leiga que não se informa direito ou não tem tempo de fazê-lo. Não sei se o Detran-RJ é o melhor do país, mas aqui é feito assim.
Quando me referi a um "Bom Despachante", não quis dizer pra fazer por baixo do pano... foi exatamente por eles conhecerem o que e como pode/deve ser feito...
em tempo... Minha F75 foi spoada e o power train foi todo trocado e o Detran/ciretran de Campinas não pediram laudo algum. Todo o processo burocratico foi feito por despachante e eu só tive o trabalho de levar o carro para realizar todas as vistorias necessarias(particular e no ciretran)