Postado originalmente por
Walter da Camper
Vou dar um palpite sobre a bobina de ignição.
Alguns motores trabalham com tensões reduzidas na bobina para evitar aquecimento. No caso dos GM, existe um "fio resistivo" de, salvo engano, 1,5 ohm no chicote da ignição. É por isso que não se vê um resistor no circuito, mas se medir a tensão na bobina encontra-se algo em torno de 8V. Para facilitar a partida, existe um fio que sai do motor-de-arranque e leva tensão direta da bateria à bobina de ignição, criando um by-pass momentâneo no fio resistivo apenas no momento da partida, de modo a compensar a queda de tensão imposta pelo peso do arranque.
No seu caso, provavelmente o chicote foi alterado e trocaram o fio resistivo por um comum, portanto, a bobina asfaltica também aquecerá e queimará. A solução é substituir o chicote da ignição (aquele que contém o conector da caixa eletrônica) ou acrescentar um resistor de 1,5 ohm/10W. Depois pode até voltar para a bobina de Gol MI, que tem rendimento melhor que a original.