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Convex Datacenter
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  • #1
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    14/10/2005
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    Tranferência Engesa Fase 1 problemática?




    Fala pessoALL tuddo bem?? Sou novo aqui, tenho um engesa F1 motor 4.1 pneus GB35. Duas semanas atrás destrui a caixa de transferência ao tentar subir uma trilha de média dificuldade por causa do degrau e erosões. O pior é que os Willys passaram sem quebrar nada. Um amigo me disse que já destruiu duas cxs do engesa dele.
    PERGUNTA: Alguém aqui sabe desse histórico ruim dos engesas F1?
    Sei q muitos estão substituindo a CX original por cx da TOY com reduzida, será que aguenta??

    abraços

    João

  • #2
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    João,

    Minha Camper tinha exatamente essa configuração, caixas "originais" da Envemo/Engesa e pneus 35. (tinha, pois eu achei uma transferência NP-205 e troquei, mantendo a caixa. O motor que uso é o Band 14B, diesel, mais ou menos a mesma potência/torque que o seu.

    A transferência original está inteira e nunca a poupei. Logo, ela resisti muito bem (será que é porque é Fase 2 )

    Daí as perguntas:
    1- quebrou o que exatamente?
    2- como foi a situação em que quebrou: o carro saltou do chão (mesmo que pouco) e ao cair estava acelerado ou os pneus rodando?
    3- você tem o Engesa há tempos? fez manutenção?

    Ressalto que a minha é Fase 2, pode ser por aí a explicação.

    Eriksom

  • #3
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    Eriksom

    Obrigado em responder e ajudar.
    Tenho um amigo que tbm tem engesa F1 com cx F2 e nunca deu problema.
    A minha e de outro amigo F1 Cx F1 deram problema.
    No meu caso quebrou a engrenagem intermediária na cx.
    Eu estava tentando subir um local que tem um degrau e o piso é de muita ondulação, as rodas não firmam muito, num desses pula-pula ela quebrou, eu ainda não sou muito experiente e estava com o pé bem embaixo, muito provavelmente essa situação de saltar um pouco e cair com as rodas rodando pode ter ocorrido.
    Esse engesa tenho faz um ano, mandei desmontar toda transmissão suspensão a não mais de 3 meses.

    Andei pesquisando aqui no forum e descobri que muita gente tem opinião de que esses pneus e motor mais forte não são uma boa combinação.

    Abraço
    João

  • #4
    João,

    A minha Camper está com essa caixa F1 (engata para frente e fica do lado da alavanca do cambio) , fiz uma revisão recente para trocar o retentor que liga ao cambio, alias o retentor Sabó é o mesmo da coroa/pinhão do diferencial.
    O incoveniente que eu vi até agora é o "grito" como se estivesse com a marcha ré de um carro de passeio engatada.

    PS: Procure usar aquele silicone preto da Loctite, é caro mas não dá dor de cabeça, o vermelho não presta é vazamento na certa.
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #5
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    João

    Eu realmente não conheço a Fase 1. De qualquer forma, mesmo na fase 2, as engrenagens ficam "soltas" (as travas são muito mal-feitas, rolamentos idem). Na minha caixa a engrenagem roncava altíssimo, e depois que meu mecânico reapertou tudo, e modificou o esquema de travas e trocou rolamentos, ela não só ficou mais firme nos engates e desengates (sem travar para desengatar) como o ronco diminuiu sensivelmente (praticamente ele reaparece em 4ª marcha, ou em 3ª se estiver rodando em areia, ou seja, com rotação muito alta).

    Infelizmente, eu não sei explicar o que foi feito, pois só vi aberto e ele me dizendo o que ia fazer. Depois, já estava montado funcionando. Como vou vendê-la, o próximo proprietário pode examinar e contar a receita para outros copiarem embora eu ache que deva ser algo básico, pois meu mecânico odeia inventar coisas que só ele saberia remendar.

    Ele prefere rachar a cabeça para adaptar algo de linha comercial, do que criar uma gambiarra que só ele entende .... o mal é que ele demmooorraaa como um relojoeiro suiço Em contrapartida, eu mesmo posso fazer manutenção ou reparos de emergência em viagens.

    Eriksom

  • #6
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    Caio
    Valeu pela resposta.
    O Meu até que não dá trabalho pra engatar desengatar, o problema foi essa quebra que teve que fiquei preocupado.
    Sempre ouvi dizer que o Engesa era muito forte e não é o que parece assim a primeira vista.
    Obrigado pela dica do silicone.

    abraço

    João

  • #7
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    Eriksom

    Ainda não tenho um mecânico que eu possa confiar, testei alguns mas não achei que o serviço foi bom.
    Estou tentando um terceiro agora que me sugeriu substituir a CX pela da Toyota que segundo ele muita gente ta fazendo, é bem forte e tem a vantagem da reduzida.
    O duro é o preço...
    Eu gostaria é de ter espaço e tempo pra aprender a mexer eu mesmo.

    PS: Como são as trilhas aí do RJO? devem ser dificeis pois é uma região bem montanhosa.

    abraço

    João

  • #8
    Usuário Avatar de Pedro
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    Tenho Engesa Fase 1 ( o Preto que é Azul )há 6 anos....
    Nunca tive problemas com a transferencia dele. Já fiz trilhas de todo tipo.
    A única coisa ruim é o barulho dos infernos que vem dela
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
    Ex CJ5 62 "Chumbinho"; CJ5 68 , GMC 42 6x6

  • #9
    Pedro,

    Qual a configuração do Preto q é azul ? Pneus e motor ?

    João,

    A minha cx original quebrou indo pra ksa voltando da reuniaum do pessoall, no asfalto mas tinha fortes ondulações, desde lá, mais de 1 ano estou com cambio e transf. toyota, nunca mais tive problemas, engate preciso, nenhum ronco e tenho a reduzida, que poupa o jipe e vira um cabrito, ahhh... motor q20b...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #10
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    João,

    Há vários tipos de trilhas no Rio, similares aos que há em todos os estados. O que há no Rio, ou melhor, NÃO há no Rio são muitos Engesas.

    Minha opinião sincera: não misture coisas como caixa Clarck com Transferência Band. Você precisará de fabricar flanges, fabricar novos suportes, e toda uma parafernália de adaptações de embreagens e que tais. Se quiser algo da BAND compre o pacote completo, caixa e transferência. Além disso, procure um mecânico que faça novas furações na capa seca do motor, ou seja, evite flanges (se o mecânico não souber trabalhar com solda em ferro fundido, fuja dele)

    Na minha Camper, uso o motor das Bands mais novas, o japonês 14B, em cuja capa seca foram feitos 4 novos furos para a perfeita acoplamento da Caixa Clarck, padrão das Engesa/Envemo-Camper. O platô e embreagens são da Band antiga, que encaixam perfeitamente no motor novo, e todo o sistema é perfeitamente compativel com a caixa Clarck, pois a Band antiga era padrão GM perfeitamente compativel com ela.

    Das duas uma, ou você compra uma nova caixa de transferência original da Engesa, ou troca tudo. Dificilmente você achará uma caixa de transferência igual a minha, uma NP-205, que é divorciada, ou seja, conecta-se com o câmbio por um pequeno cardan.

    Para trocar, você pode ir para a band, ou comprar um conjunto que está a venda aí em SP que me parece muito bom, e vale a pena verficar se é compatível. Dê uma olhada em www.winchtech.com.br e procure em acessórios usados ou consignados. O atual dono da T-18 e Dana 300 pede 4k no conjunto, e com ele, você estaria com algo inquebravel.

    É isso

    Eriksom

  • #11
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    Fala PEDRÃO tudo bem??

    Acho que existem muitas variáveis, pode ser que no meu caso tenha sido falta de braço, confesso que ainda preciso aprender um pouco ou muito mais. Porém, pode ser tbm que a minha cx já tinha algum problema.
    Estou com esse engesa há um ano e nunca tive problemas.
    Vc é de SBC, com certeza conhece o rio do ouro, foi naquela subida do rio que estourou a cx, estava bem esburacado quando dei uma forçada ela quebrou.

    EDUARDO

    A idéia é trocar a cx do meu pelo de toy, mesmo porque não encontro a engrenagem que quebrou.
    Qual a configuração do seu Jericó???
    O meu é motor alcool 4.1 pneu Graber 35, acho que em matéria de pneu os meus são muito altos, acredito que force bastante o conjunto.

    Eriksom

    Valeu pela dica, o problema talvez seja a grana que anda curta, mas vou pensar na sua sugestão, de repente vale a pena se apertar um pouco mais e fazer algo mais correto.

    Abraço

    João

  • #12
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    Eduardo e João,
    Meu F1 tem pneus 33" e motor Opala 4
    Quando comprei, dei uma geral na transferência, por puro desconhecimento:
    Pensava que o barulho "original" fosse algum defeito , mas tava tudo em ordem. De lá pra cá, troquei
    retentores (sempre os de trás) umas duas vezes e o óleo, é claro. E só.
    É claro que pneu maior e motor mais potente podem judiar mais de todo o conjunto, não só da caixa, sobretudo se der trancos, quando comparado com o opalinha 4.
    Conheço a subida, (esta foto é mais velha que andar pra trás), acho que deve ter quebrado por algum defeito já existente, não pelo terreno acidentado.
    Um abraço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -subidao_157.jpg  
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
    Ex CJ5 62 "Chumbinho"; CJ5 68 , GMC 42 6x6

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