Pelo que aprendi com os mestres do Fórum Engesa e em 01 ano de tentativa de montagem do meu, é o seguinte: comprimento do FII é 20 cm maior, boca do tanque de combustível é do lado direito, motorização e mecanismo do acionamento do limpador de parabrisa é na parte de baixo do barabrisa, quadro do parabrisa é menos inclinado e maior, tampa traseira é rebatível para o lado (e não prá baixo), e suporta o estepe. Acho que houve melhorias na caixa de transferência. Tá bom, né?
[]´s
Falem mais a respeito "barulhenta"caixa de transferencia do F1 . É tão boa quanto a usada no Fase 2 ?
Qual a diferença entre elas ?
Todos Engesa usam cambio Clark 240V ?
A diferença das duas caixas, é que a do fase um tem dentes retos e é sempre ativa, mesmo quando não está engatado a tração dianteira ela está girando..
Ja a do fase dois, naum tem dentes retos, e só é ligada quando se engata a traçao dianteira...
O barulho da caixa do F1 eh proveniente disso, pois ela está sempre rodando...
A caixa do F1 acaba sendo mais fragil por esse motivo, quebra com mais frequencia que a do F2...
Sim todos os engesas sairam com cambio clarck 240V, qualquer outro cambio foi adaptado...
Espero ter ajudado em alguma coisa..
E se algo estiver errado alguem mi correja!!
A diferença das duas caixas, é que a do fase um tem dentes retos e é sempre ativa, mesmo quando não está engatado a tração dianteira ela está girando..
Ja a do fase dois, naum tem dentes retos, e só é ligada quando se engata a traçao dianteira...
O barulho da caixa do F1 eh proveniente disso, pois ela está sempre rodando...
A caixa do F1 acaba sendo mais fragil por esse motivo, quebra com mais frequencia que a do F2...
maior ruido , maior desgaste e consquentemente maior $$$$$$
Então devo considerar que 2 Engesas no mesmo estado de conservação , o F1 deverá ser mais barato que o F2 ??? ou seja o F2 é mais valorizada ?
Há outras "desvantagens"de um em relação ao outro ?
Postado originalmente por thiagoloco
Sim todos os engesas sairam com cambio clarck 240V, qualquer outro cambio foi adaptado...
outra duvida , é que tenho um CJ5 , os Engesa NAO tem alavanca de reduzida ? a reduzida é a propria 1º marcha do cambio 240V , alias uma marcha c/ boa redução.... ou seja tem 2 avalancas: 1 de cambio de outra pra acionar o 4x4 ?
maior ruido , maior desgaste e consquentemente maior $$$$$$
Então devo considerar que 2 Engesas no mesmo estado de conservação , o F1 deverá ser mais barato que o F2 ??? ou seja o F2 é mais valorizada ?
Há outras "desvantagens"de um em relação ao outro ?
Na teoria sim, porém tem muitas pessoas que preferem o F1 por ser mais curtinho, e ter mais "cara" de jipe, fazendo com que o F1 suba de preço...
O F2 eu acho que é o melhor engesa, pois foram sanados os problemas mecanicos do F1, e ainda é mais confortavel, porém os preços são parecidos...
Postado originalmente por valmor
outra duvida , é que tenho um CJ5 , os Engesa NAO tem alavanca de reduzida ? a reduzida é a propria 1º marcha do cambio 240V , alias uma marcha c/ boa redução.... ou seja tem 2 avalancas: 1 de cambio de outra pra acionar o 4x4 ?
Isso, o engesa tem somente duas alavancas, uma de cambio, e outra para ligar a tração...
A reduzida do engesa é a primeira marcha que o transforma num trator, as otras marchas não tem opçao de reduzida...
tanto é que na cidade, se usa a segunda marcha para sair...
A primeira do engesa só usada em trilhas, quando é muitoooo necessario o seu uso...