x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9

    Pergunta aos universitários




    Amigos;

    Tenho um Bandeirante a 20 anos com toda a estética original, e sempre gostei das rodas do Bandeirante. Só que me apaixonei pelas rodas originais do Engesa porque para mim elas são uma versão melhorada das originais do Bandeirante.



    O generosíssimo dr. Guilherme Abreu me deu um aro de presente, e fiz uma permuta de outro aro por um de Bandeirante. Pois. Quando botei ambos lado a lado verifiquei que um deles tem a bitola de 5" e o outro a bitola de 6". Levei numa pessoa que entende de rodas que me disse que a de 6" era original e não uma adaptação. Venho aqui até vocês (estou postando a mesma coisa no Frota 4x4) para saber se o aro de 5" era para os Engesa 'civis' e os aros de 6" era para os 'militares', porque essa foi a única explicação plausível que me veio a mente.


    À propósito, não conhecia bem o Engesa até me interessar por essas rodas e hoje considero o Engesa um senhor jipão. Parabéns a vocês donos de Engesa, trata-se de um 4x4 arrumado.


    Um abraço cordial a todos;
    Chico Bicalho

    -01-2-bitolas.jpg-02-engesa-2-bitolas.jpg-03-5kx16-17-11-6.jpg-04-6kx16-29-9-6.jpg



  • #2
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Ninguém sabe?

    Acho que a minha postagem foi longa demais e a pergunta se perdeu.

    Alguém sabe dizer porque existem duas bitolas de rodas do Engesa; Uma de 5" e outra de 6"?

    -02-engesa-2-bitolas.jpg-03-5kx16-17-11-6.jpg-04-6kx16-29-9-6.jpg


    [/QUOTE]

  • #3
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
    Entrada
    27/04/2008
    Local
    vitoria/ES
    Idade
    48
    Posts
    414
    Agradecimentos: 0
    Talvez a de 5 fosse o step. Alguns carros tem a bitola menor no step. Ate porque as rodas de engesa nao sao de engesa sao de elgum outro doador pois nao acredito que a engesa mandaria fabricar rodas so para a montagem de seus veiculos.

  • #4
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Ielpo Bastos Ver Post
    Talvez a de 5 fosse o step. Alguns carros tem a bitola menor no step. Ate porque as rodas de engesa nao sao de engesa sao de elgum outro doador pois nao acredito que a engesa mandaria fabricar rodas so para a montagem de seus veiculos.
    Obrigado, Rodrigo

    Eu estou caçando essas rodas a meses, e achei várias, todas em 5" de bitola e apenas uma em 6" que troquei com uma pessoa que rinha um Bandeirante e usava ela como estepe. Ou seja, as de 5" não são de estepe, o que me faz manter a teoria que haviam dois formatos de roda do Engesa, e as de 6" eram para um tipo de veículo (Engesa 4?) vendidos para o exército. À não ser que alguém aqui consiga matar essa charada. Inclusive já tenho 5 rodas de 5" mas se alguém souber de 3 ou 4 com a bitola de 6" estou comprando. Aprendi que é fácil saber a bitola das rodas pois a numeração fica impressa bem à esquerda do furo do bico como nas imagens abaixo.

    -02-engesa-2-bitolas.jpg
    -2-bitolas.jpg

    Abraço;
    Chico
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Nas especificações técnicas do jipe EE12 constam as 2 larguras de aro e respectivos pneus (6,70x16 ou 7,50x16).
    Pode ser que uma delas era destinada para uso civil e outra militar.
    Pensei que eu era o único que tinha fetiche por rodas de ferro... rs... rs...

  • #6
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Valeu, Walter pela informação. Eu (pessoalmente) acho que jipe fica muito mais interessante com roda de ferro, e acho que as rodas originais do Engesa vão ficar especialmente interessantes no Bandeirante. Não querendo ofender ninguém, eu acho que jipe com roda de liga é uma coisa que não combina direito, pelo menos na minha cabeça. Por exemplo, os Primeiros Defender que vinham com rodas em ferro e furos redondoe eu achava muito interessantes, era uma combinação harmônica. Depois lançaram o Defender com umas rodas em liga que parecem de carro esporte e eu acho que ficou parecendo um mecânico de macacão vestindo um teniszinho feminino branquinho. É isso, pra mim rodas de ferro (para utilitário) são como botas e roda de liga é como tênis, que se presta para carros esporte. O contrário seria uma Ferrari com rodas em ferro.

    um abraço Walter,
    Chico

  • #7
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    CHICO

    Minha sugestão :

    Como vc usa pneus na medida que corresponde ao 7.50x16 vc pode pegar as rodas com tala 5" , transformá-las em tala 6" , é muito fácil para quem mexe com reformas de rodas e com tornearia . Existe gente especializado nisto e depois de pronto vc nem percebe qual a roda que foi alargada .

    Acho que com rodas de tala 6" o seu jipe vai ficar um pouco mais encorpado , sugiro até que coloque tala 7" , pois JAQUE vai mexer para 6" aproveita e coloca tala 7" que ficará mais bonito ainda , MAS GOSTO CADA UM TEM O SEU E NÃO SEI SE VC IRÁ QUERER MANTER A ORIGINALIDADE DAS RODAS .

    Abração

  • #8
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CHICO

    Minha sugestão :

    Como vc usa pneus na medida que corresponde ao 7.50x16 vc pode pegar as rodas com tala 5" , transformá-las em tala 6" , é muito fácil para quem mexe com reformas de rodas e com tornearia . Existe gente especializado nisto e depois de pronto vc nem percebe qual a roda que foi alargada .

    Acho que com rodas de tala 6" o seu jipe vai ficar um pouco mais encorpado , sugiro até que coloque tala 7" , pois JAQUE vai mexer para 6" aproveita e coloca tala 7" que ficará mais bonito ainda , MAS GOSTO CADA UM TEM O SEU E NÃO SEI SE VC IRÁ QUERER MANTER A ORIGINALIDADE DAS RODAS .

    Abração
    No momento eu quero saber de peixe, não de roda!
    (mas essa dica de aumentar abitola é quente)

    Aaalô rapaziada do Engesa, vai ter um Toyoteiro no Imbé!
    (E prometo que não é pra ficar falando de roda com 6 furos...)

    abraço a todos e bom fim de semana,
    chico

  • #9
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CHICO

    Minha sugestão :

    Como vc usa pneus na medida que corresponde ao 7.50x16 vc pode pegar as rodas com tala 5" , transformá-las em tala 6" , é muito fácil para quem mexe com reformas de rodas e com tornearia . Existe gente especializado nisto e depois de pronto vc nem percebe qual a roda que foi alargada .

    Acho que com rodas de tala 6" o seu jipe vai ficar um pouco mais encorpado , sugiro até que coloque tala 7" , pois JAQUE vai mexer para 6" aproveita e coloca tala 7" que ficará mais bonito ainda , MAS GOSTO CADA UM TEM O SEU E NÃO SEI SE VC IRÁ QUERER MANTER A ORIGINALIDADE DAS RODAS .

    Abração
    Pois é... E é aqui que o Cézinha entra no circuito de novo... Eu vou querer alargar 4 rodas para 6" mas vou querer mais 5 originais. Com as 4 do Edu Velo e a sua, se fizer o rolo com o Cézinha fico com um jogo na configuração de 5" pra deixar quietinhas no meu sótão, hibernando até segunda ordem.

    Eu fico me perguntando o que vocês donos de Engesa que em princípio não dão a menor bola para as rodas originais em ferro pensam quando aparece um surtado toyoteiro absolutamente obcecado por essas rodas, insistentemente procurando elas pelos quatro cantos da região Sudeste; já arrisquei a vida numa Paloma conversível sem cinto de segurança do Rio até S. Gonçalo com um maluco chamado Baurú que segura a haste do volante (montado a 90 graus) como se fosse um manche ou joy stick e foi costurando no trânsito a ponte toda e Niteroi Manilha inteira!

    E isso é que é delírio aquisitivo para achar meia dúzia de três ou quatro rodas enferrujadas. Pior que não achei...

    Abraços,
    chico
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Chico , essas rodas iam pro ferro velho , comprei a peso ... rsrs , pra vc ter uma idéia do valor dessas rodas ...
    O problema está no uso , a Mangels não faz mais rodas de ferro tala 7" pra cima , só de liga , pra usar os BF AT 31" x 10,5" , tem que ser no mínimo tala 7" , aí não tem como usar rodas de ferro que casem com os pneus que queremos usar ... usando pneus finos que cabem nessa roda o cubo de acionamento do 4x4 fica pra fora e desengata qdo gira num barranco ...
    Muitas dessas rodas foram parar em ferro velho por conta de corrosão , essas que peguei tive que dar um trato e aumentei a furação dos bicos por causa da corrosão , está pra usar bico grosso agora , se for comprar camara fica ligado nisso ... tem bico grosso e fino ...

    abs ... Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #11
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Chico , essas rodas iam pro ferro velho , comprei a peso ... rsrs , pra vc ter uma idéia do valor dessas rodas ...
    O problema está no uso , a Mangels não faz mais rodas de ferro tala 7" pra cima , só de liga , pra usar os BF AT 31" x 10,5" , tem que ser no mínimo tala 7" , aí não tem como usar rodas de ferro que casem com os pneus que queremos usar ... usando pneus finos que cabem nessa roda o cubo de acionamento do 4x4 fica pra fora e desengata qdo gira num barranco ...
    Muitas dessas rodas foram parar em ferro velho por conta de corrosão , essas que peguei tive que dar um trato e aumentei a furação dos bicos por causa da corrosão , está pra usar bico grosso agora , se for comprar camara fica ligado nisso ... tem bico grosso e fino ...

    abs ... Edu
    Oi Edu.

    Entendo a questão da bitola maior das rodas, e ouvi falar que era uma boa para os Engesa ter pneus mais largos. Inclusive já fiz comentários com uma dúzia de 'engeseiros' cariocas aqui da lista (durante a minha titânica investida às rodas), e com quem me comuniquei em pvt, que eu acho que essas rodas não combinam bem com o estilo mais arrojado do Engesa, mas combinam (pro meu gosto pelo menos) melhor com o visial mais tradicional de jipe antigo do Bandeirante. Inclusive eu acho que essa roda com seis furos é um desdobramento (e uma melhora de desnho) das originais do TB, e por isso talvez elas tenham mais à ver com o naipe do velho Bandeirante.

    Edu, mas você ajudou a esclarecer um mistério, que é o destino a que foi dado a tantas rodas de Engesa que foram trocadas por Manguels, ou o que quer que seja! Provávelmente muitas foram achatadas e derretidas em ferros-velhos espalhados por esse Brasil tão grande, porque, não é possível que em quase um ano de procura intensa na internet eu só tenha achado 15 rodas das quais eu vou tomar posse de 10 delas. Na verdade vou adquirir 4 de você, uma foi presente do nosso querido doutor em gentileza, e medicina, e cinco eu pego na permuta por rodas do Bandeirante, uer dizer uma (a de 6x16) eu já adquiri, e as outras devo fazer um rolo arrumado com um chapa do doctor (não o Valentino Rossi, o Guilherme Abreu), o famoso gênio Cézinha, lá nos Goytacazes, terra da Peroba.

    Pergunta. A furação dos bicos maior que você fez não impede o uso das rodas com pneus sem câmara, certo? Não pretendo usar câmara e não sou faamiliarizado com esse tal bico grosso (hêêêê...), mas dá pra usar esses aros sem câmara?

    abraço,
    chico

  • #12
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Opa , com certeza , tem bico grosso pra usar sem camara tb ... pode usar sem camara ...
    Se for armazenar , passa ferrox antes ... essas rodas tem facilidade de pegar corrosão .
    As rodas de D20 servem no Engesa tb , só que nas diant. tem que abrir a furação , aí ou abre em todas as rodas pra poder fazer rodizio depois ou na hora do rodízio tem que tirar os pneus pra trocar de roda ...

    Uma coisa é certa , nenhum engeseiro vai ter interesse nessas rodas originais , só se for pra alguma exposição ... rsrs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Compra de uma Rural - Ajuda dos universitários
      Por Allegrini no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 13
      Última resposta: 24/06/2011, 13:47
    2. Ajuda do Universitários
      Por Marvin_CPS no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 27/06/2010, 18:19
    3. Ajuda aos universitários de Rural
      Por Admir no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 2
      Última resposta: 10/10/2008, 13:18
    4. cambio - ajuda dos universitários
      Por COLOMBO1 no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 7
      Última resposta: 15/11/2007, 22:58
    5. Ajuda dos Universitários - Ranger
      Por cbarboza no fórum Ford
      Respostas: 10
      Última resposta: 23/10/2007, 23:28

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade