Não faz muito tempo vim um cara vendendo no mercado livre um TH400 acoplado em um 350 diesel!!
Olha o anincio dele ai! 12k
Motor V8 350 Diesel Chevrolet E Caixa Automática Th400 - R$ 12.500,00 no MercadoLivre
Versão Imprimível
Não faz muito tempo vim um cara vendendo no mercado livre um TH400 acoplado em um 350 diesel!!
Olha o anincio dele ai! 12k
Motor V8 350 Diesel Chevrolet E Caixa Automática Th400 - R$ 12.500,00 no MercadoLivre
Magao
primeiro, quem disse que teu motor tem tudo isso de torque? tens certeza de que é o Plus e que ele está configurado certo? Tá certo, se você abrir a bomba ou aumentar a pressão do turbo, ele passa do limite, mas você não precisa fazer isso, pois com os 42kgfm de torque (bomba normal e pressão de umas 600g), esse motor arranca qualquer veículo de 2 toneladas de enrosco.
outra coisa importante é que esse é o torque de entrada na caixa, o que ela vai mandar para o diferencial é isso multiplicado pela marcha em que estiver travado multiplicado de novo pela redução. Ou seja, você tem certeza que teu diferencial suporta um torque, digamos, de 420kgfm? e que as bengalas (ou semi-eixo) de sua viatura suportam um torque de 1600kgfm (considerando relação de quase 4:1 para fazer conta redonda). Tá certo, tracionado, seriam cerca de 400 kgfm em cada roda?
Um último detalhe é que você deve analisar a potência máxima também, pois é isso que ter permitirá não ferver o óleo da caixa.
Em síntese, pode ser que você esteja projetando uma coisa muito forte que não irás usar nunca, ainda mais sabendo que o torque máximo somente é atingido quando você acelera, solta potência e o motor trava e morre por não conseguir vencer a inércia representada pela roda presa. Se nunca você atingir isso (ou seja, se as rodas patinarem), não há problema. Agora, se apenas o diferencial traseiro for responsável por travar o motor (engesa bloqueado), e o diferencial dianteiro patinando, isso significaria que ele e apenas ele estaria fazendo uma força inercial que desmultiplicada pararia seus 42 kgfm de torque na regulagem que apontei.
pode-se dizer que eu simplifiquei algumas coisas, e é verdade, mas no geral é isso, até a ZF explodir, tem muito fusivel para explodir antes.
abraços
Erikson,
Meu motor é um S4T Plus que no manual em minhas mãos diz 46kgfm de torque.. fora que estou com bomba com 1 volta aberta.. (hihihi)
Meu engesa acredito que não chegue aos 47kgfm de torque.. visto que se tirar o pé rapido da embreagem por exemplo no asfalto.. la se vai C&P..
Se andar com d44 original.. eles quebram semi eixos facim facim.. agora com o t-rex e semis da enfer que são mais resistentes.. é a C&P que vai pro saco..
Quando parti pro principio de "aguentar" levei em consideração que a força maior é quando sai do motor e vai para o primeiro componente.. se o cambio aguenta 42kgfm e o motor empurra 46kgfm na minha cuca diz que não vai aguentar..
Não sou expert nem mesmo sei algo kkkk só comento e tento raciocinar..
Abraços,
O problema do S4t plus é a baixa rotação para o CA.
Dizem que há um CA para baixa rotação que saiu num tanque engesa, mas é mosca branca de zói azul...
Caveso,
De acordo com um rapaz que trabalha com CA aqui.. ele disse que da pra regular isso com umas molas que vai no cambio.. não sei ao certo.. maisss
Abraços,
É uma ZF LSG3000 que saiu nos tanques Osório, mas ela é enorme, impossível de colocar num Engesa Jipe.
Você consegue deixar o câmbio automático do jeito que quiser, os eletrônicos são mais fáceis nesse ponto...
CA pra motor diesel de baixa rotação que deve aguentar é o da Dodge RAM, é mais um pra pesquisar....
bom dia a todos ,
e o motor mwm 229 , qual seria o melhor cambio at pra usar? sem turbo ou com turbo de ate 1kg. n sei se o cambio ZF4hp22 aguenta , o c4 pelo visto precisa do controle do vácuo. muito difícil de adaptar a eletrônica se for a versão da land ? alguma outra opção de at? que eu saiba o torque desse motor sem turbo é 42 kgfm.
CA é um sonho. Já instalei eixo traseiro da f250 e agora depois de quebrar a carcaça de um dana 30 w outra de dana 44 estou adptando un eixo dianteiro do Marrua. Ele me pareceu ser Dana 44 também mas ainda não confirmei. Com este eixo igualo as rodas para 8 furos. Hoje estão 2x8 e 2x6. Tenho uma TC engesa daquelas sem reduçao que sairam em c10. Carcaça em chapa de aço que estou estudando. Queria mesmo é aquela que tem redução. Mas com o mwm 6 cil não preciso de reduçao. De primeira com este câmbio 240 v e o 6 cil mwm sobe em poste. Dai o problema: qual CA para um conjunto deste? Mas tem de aguentar o tranco, porque pra passear no shoping vou de carro. O Engesa é para ir onde der na ideia e arastar a carretinha dele sem esforço. E um CA para isto ainda não sei qual.
Franz,
CA para esse motorzão teria que ser um zf 4l80e.
Veja esse tópico: https://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/123084-mwm-sprint-4-2-4l80-e-numa-bonanza.html
Poste umas fotos de como ficou o eixo no marruá no engesa: os suportes das barras e das molas batem com o chassis do engesa?
abs
NAs barras vou criar uma abertura de 40 mm em cada para abrir e encaixar no supoete do eixo. As molas vão ficar um pouco mais inclinadas mas acho que vai ser a solução pois com a suspensão mais alta as molas estão curvando pRa dentro no eixo original. Com o eixo do marrua vou equalizar a bitola dianteira com a traseira. Já estou fabricando os centros das rodas dianteiras idênticos aos que fiz para as traseiras. Assim vou manter as roas R15