Postado originalmente por
Francesco Carbone
Boa tarde a todos.
Eu estava presente na hora do acidente e no resgate da ENGESA. Graças a Deus ninguém se machucou.
Para os "ENGENHEIROS DE OBRAS PRONTAS", segue rápida explicação:
Realmente, quem assiste o vídeo, tem a impressão que a ação de resgate estava atrapalhada. Mas não foi isso que aconteceu.No vídeo não temos a exata noção de espaço físico para poder desvirar a ENGESA com segurança. O local era apertado e pra piorar a máquina estava posicionada bem ao lado de uma grande pedra que impedia seu movimento de rotação sobre o próprio chassi. Não existia espaço físico para reposicionar a máquina A intenção era fazer o resgate causando nenhum dano ao meio ambiente e muito menos a ENGESA. E conseguimos isso com sucesso.
Quando a ENGESA foi colocada de lado no chão, apoiamos o lado que estava danificado pelo tombamento. Os danos que aparecem no vídeo foram causados, além do tombamento, pelo fato dela ter se apioado em cima de algumas pedras na hora da queda. O capô, bem como o para lama direito também foram amassados no acidente e não no resgate , como foi dito acima.
Só para matar a curiosidade de todos, a Engesa saiu rebocada do local por motivos de segurança, pois mais a frente pudemos fazer um check-list básico e ela voltou rodando pra casa.
Após vistoria detalhada, foi constatado os seguintes danos: capô, para lamas direito, quadro de para brisas, caixa frontal dos farois lado direito, espelho retrovisor, snorkel ( parcial ) e detalhes de fibra na capota.
Acredito que assim acabam as especulações sobre a maneira certa ou errada de se fazer o resgate.
Abraços