x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24

Hybrid View

  • #1

    Rádio PX ou VHF?!




    Qual a melhor Freqüência PX ou VHF?!
    Qual o melhor rádio?!
    O que você usa?!
    .
    .
    .
    Betão (Roberto Santana)
    Lada Niva 1991 / Canavieiras – BA

  • #2

    Px/py

    Citação Postado originalmente por "GRAUÇÁ 4x4" Ver Post
    Qual a melhor Freqüência PX ou VHF?!
    Qual o melhor rádio?!
    O que você usa?!
    .
    .
    .

    Ola Betão,

    Para nossos 4x4, depois que eu usei PY (VHF) nunca mais quis saber de PX...jamais desmerecendo o velho e bom PX, mas o alcance e qualidade do PX não se compara ao PY.
    Pelo custo/benefico eu utilizo o Yaesu FT 1802 50w...muito bom o radio...cheguei a ver o Icon 2200, outro excelente radio, mas o Yaesu, para as trilhas, ganhou no custo/beneficio, pois empre tem o risco de lama/agua invadir o jeep...

    Melhores frequências: Sinceramente, como usuário de radio para o Off road, no PX, depende muito mais da qualidade do radio de todos os colegas, do que propriamente da ê....pois sempre tem um colega com oxidação no suporte/cabo da antena ou algum mau contato, o que já compromete a transmissão recepção....
    Já no PY, é só alegria, não há ajustes criticos (estacionaria, etc..) que não sejam contornados com a aquisição do bom kit cabo/antena da Aquario...
    Testei no meu jeep, e até com sem estar aterrado/instalado "corretamente os dois lados - antena e radio)" funciona bem.... e a frequência, estando dentro da fixa permitida, tá valendo (nunca esqueça da licença de operador e do rádio para o VHF)

    Espero ter ajudado..
    Abração
    Alex

  • #3
    Usuário
    Entrada
    14/12/2010
    Posts
    17
    Agradecimento: 1
    Alex,
    Me responde uma dúvida. Para operar rádio PY (VHF 50W) e/ou HT (VHF 5.5W) (Freq 144-148MHz) é necessário ter a licença de operador?

    Preciso instalar um rádio VHF no carro e ter um HT para me comunicar com o carro. Não tenho licença de operador. Será necessário tirar essa licença para operar os dois?

    Abraços,
    Clembet
    Troller 2008 3.0E

  • #4
    Usuário Avatar de paulo_schw
    Entrada
    24/01/2011
    Idade
    57
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Desculpa me entrometer, a pergunta foi direciona para o colega Alex.

    Mas sim, não só precisa licença como tabem passar num teste promovida pela LABRE, sob cuidados do orgão governamental ANATEL. E como tirar carteira de motorista.

    Acompanhe o topico abaixo:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...5&postcount=65
    Paulo Regis
    home page www.teutoinfo.com.br/PX3C0731
    Um servo do altíssimo, nada mais

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/03/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    1,108
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por paulo_schw Ver Post
    Desculpa me entrometer, a pergunta foi direciona para o colega Alex.

    Mas sim, não só precisa licença como tabem passar num teste promovida pela LABRE, sob cuidados do orgão governamental ANATEL. E como tirar carteira de motorista.

    Acompanhe o topico abaixo:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...5&postcount=65
    Ola Paulo

    Complementando suas informações, no site abaixo tem mais explicações

    http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do

    No link

    Procedimentos para obtenção do Certificado de Operador de Estações de Radioamador - COER

    Abs

    Helio

  • #6
    Citação Postado originalmente por clembet Ver Post
    Alex,
    Me responde uma dúvida. Para operar rádio PY (VHF 50W) e/ou HT (VHF 5.5W) (Freq 144-148MHz) é necessário ter a licença de operador?

    Preciso instalar um rádio VHF no carro e ter um HT para me comunicar com o carro. Não tenho licença de operador. Será necessário tirar essa licença para operar os dois?

    Abraços,
    Clembet
    Opa, os colegas Paulo e Clembet já falaram tudo... VHF= licença
    Abs,

  • #7
    Citação Postado originalmente por clembet Ver Post
    Alex,
    Me responde uma dúvida. Para operar rádio PY (VHF 50W) e/ou HT (VHF 5.5W) (Freq 144-148MHz) é necessário ter a licença de operador?

    Preciso instalar um rádio VHF no carro e ter um HT para me comunicar com o carro. Não tenho licença de operador. Será necessário tirar essa licença para operar os dois?

    Abraços,
    Clembet
    Opa, os colegas Paulo e Clembet já falaram tudo... VHF= licença
    Abs,

  • #8
    Usuário Avatar de GMC
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    CURVELO/MG
    Idade
    46
    Posts
    412
    Agradecimentos: 0

    aproveitando o topico

    Grauçá 4x4, desculpa atropelar o seu topico, mas acho melhor do que criar um novo.
    Quais as diferenças entre o HT e o VHF fixo?
    GUSTAVO MATOSO.'.
    "É CERTO QUE NÃO PASSO DE UM VIAJANTE,UM APRENDIZ,UM PEREGRINO NESTA TERRA! MAS E VÓS SOIS MAIS?"

  • #9
    Usuário Avatar de GMC
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    CURVELO/MG
    Idade
    46
    Posts
    412
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por "GRAUÇÁ 4x4" Ver Post
    Olá Gustavo,

    sem problemas, mas gerou uma matéria:
    http://grauca4x4.blogspot.com/2011/0...madorismo.html
    .
    .
    .
    Excelente materia .
    Me orientou muito.
    Obrigado!!!

    Abç
    GUSTAVO MATOSO.'.
    "É CERTO QUE NÃO PASSO DE UM VIAJANTE,UM APRENDIZ,UM PEREGRINO NESTA TERRA! MAS E VÓS SOIS MAIS?"

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/04/2011
    Idade
    51
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GMC Ver Post
    Quais as diferenças entre o HT e o VHF fixo?
    HT=Comunicação fora do carro, para distâncias bem curtas, aparelho de mão;
    VHF fixo (que na verdade não é fixo, todos os rádios discutidos aqui são para aplicação móvel)=Comunicação decente com antena externa, com potência suficiente para as aplicações off-road.
    Ranger 4x4 Limited 3.0 PSE 2005

  • #11
    Usuário Avatar de But
    Entrada
    22/10/2007
    Local
    Jacinto Machado/SC
    Idade
    36
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    Lembrando que Usar a Faixa do Cidadão (PX) não deixa de ser obrigado ter uma licença,

    Porem no caso de px a licença pode ser requerida por formulario encontrado no site da anatel, encaminhado pelo correio ao mesmo orgão e custa em torno de 20 reais anuais.

    Outro detalhe que pode ser cobrado pela fiscalização, é o código de homologação do conjunto Rádio/cabo e antena.
    Upgrade para Ap 1.8 1avb 100%.
    Gaiola 1.6 Biela Curta, Injeção EEC-IV, pretendendo colocar caixa ap.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/04/2011
    Idade
    51
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por "GRAUÇÁ 4x4" Ver Post
    Qual a melhor Freqüência PX ou VHF?!
    - Não há uma frequência "melhor". Isso vai depender do que você quer fazer com o rádio. Para off-road com os amigos, o VHF se sai bem, mas precisa de prova.
    Citação Postado originalmente por "GRAUÇÁ 4x4" Ver Post
    Qual o melhor rádio?!
    - O que você sabe usar. Existem rádios de R$250 até R$ 30.000. Depende do seu bolso e necessidade. Para uso em off-road qualquer VHF móvel em bom estado serve.
    Citação Postado originalmente por "GRAUÇÁ 4x4" Ver Post
    O que você usa?!
    - Todos.

    A diferença básica entre o PX e o VHF é que o PX é o chamado "Rádio do Cidadão". É o sistema que qualquer um pode ter, bastando adquirir uma licença. O VHF já se enquadra na categoria "Radioamador", que é aquele cara mais curioso e aspirante a técnico, que quer aprender um pouco mais. Exige licença e prova de conhecimentos, que variam conforme a classe.

    O radioamador tem um monte de faixas de frequências para operar, cada uma com características diferentes. O PX só tem a faixa de 27MHz, que tem como característica principal tem a grande propagação atmosférica (falar para muito longe) e algum alcance em linha reta (que é a necessidade off-road), por isso o VHF é aparentemente "melhor".

    As vezes o off-roader quer falar em distências de até 40km com os colegas de trilha. O VHF atende bem a essa necessidade. O PX, com o que é permitido pela Anatel, alcança uns 10-15km no meio do mato em linha reta. A propagação nesse caso só atrapalha, pois ao invés de falar com quem está perto o operador vai ouvir um monte de estações que estão a uns 1000km dele, atrapalhando o objetivo, que é falar local.
    4X4 Brasil Razão: Correção ortográfica
    Ranger 4x4 Limited 3.0 PSE 2005

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade