É facil gente, o texto é que está enrolado
Amigos
É um assunto técnico e infelizmente me empolguei e embolei o texto, estou melhorando:
ROE- Relação de Onda Estacionária, ou simplesmente Estacinária: Mede o rendimento da sua "antena", quanto menor a estacionária melhor, ou seja mais ajustado.
Como Medir?
Com um Wattimetro ou medidor de ROE, precisa de equipamentos técnicos caros.
Alternativas para medir:
Pedir emprestado para um PX ou utilizar o do rádio mesmo, o COBRA 148 é Histórico pois além de um excelente rádio já TEM O MEDIDOR DE ROE dentro dele...
Como fazer se não tenho nenhuma alternativa:
Voce pode comprar o cabo pronto junto com a antena, a Aquarius vende os kit já prontos, E NAO CORTE OU MODIFIQUE ESTE CABO, é melhor sobrar um pouco de cabo do quer alterar a ROE.
Instalação da alimentação do rádio:
Puxe dois fios da bateria, um preto (negativo) e outro vermelho (positivo), no fio VERMELHO, coloque um porta fusível apropriado. Se o seu rádio for novo estes cabos acompanham o produto. Se não consulte o manual para ver a bitola ("grossura") do fio. Perto do local de instalação do rádio aterre novamente o fio negativo na lataria do poderoso.
Obsservação:
Alguns rádios de fabricação asiática trazem dois porta fusiveis, um no fio vermelho e outro no negativo, mantenha pois é recomendação do fabricante e segurança em dobro. NÃO coloque fusivel de capacidade superior ("amperagem maior") é perigoso danificar o seu rádio.
Instalação da antena:
Procure um ponto bom para sua antena, tenha certeza que o negativo (a base) da antena foi também aterrada na lataria (se precisar raspe e depois de instalado pinte o conjunto por cima).
Obs: cuidado, o positivo da antena, ou seja sua haste vertical não deve tocar na lataria do carro, principalmente quando estiver transmitindo com seu rádio (daí é que vem as danadas bolas de tenis, não são enfeite e nem frescura).
Quanto ao seu pai MACANUDO estou com ele, o só tenho mais ciumes do meu JEEP do que do meu 148 GTL...
Rapaz, quase dá um livro não??
Um abraço a todos.