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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Murillus
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    Depois que instalei o radio, meu motor perdeu potencia... Procede?...




    Depois que instalei o radio, meu motor perdeu potencia... Procede?...

    Instalei meu radio com um cara um cara que trabalha so com isso...

    Ele puxou um cabo de alimentacao direto da bateria sem usar nada da fiacao da viatura... o mesmo com a antena...

    Na ultima trilha achei que meu carro perdeu potencia... e por isso precisei usar bem mais a reduzida...

    Isso pode acontecer? O que devo fazer?
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #2
    Usuário Avatar de lg_gustavo
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    Possível é...

    Se tiver algum "gato" na instalação e tiver com uma baita fuga de corrente em algum lugar, a bateria pode descarregar a ponto de o veículo perder potência e até a "morrer"... mas se for isso muito em breve você vai descobrir.

    [ ]s

  • #3
    Usuário Avatar de Murillus
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    Citação Postado originalmente por lg_gustavo Ver Post
    Possível é...

    Se tiver algum "gato" na instalação e tiver com uma baita fuga de corrente em algum lugar, a bateria pode descarregar a ponto de o veículo perder potência e até a "morrer"... mas se for isso muito em breve você vai descobrir.

    [ ]s

    Acompanhei toda instalacao... nao houve "gato" pois os fios sao originais e vao do aparelho ate a bateria sem cortes ou emendas... o mesmo acontece com a antena... tb é um fio original e unico... por isso nao entendi...

    O aparelho de radio é um Alincon d140... ele tb esta isolado da parte metalica da viatura... logo nao deveria ter escape de potencia...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #4
    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    ... ele tb esta isolado da parte metalica da viatura...
    Murillus,

    O que deve ser feito é justamente o contrário: a carcaça do rádio TEM QUE SER aterrada. Normalmente já existe um aterramento interno através do fio negativo, mas a boa prática é fazer um aterramento individual, tanto que a maioria dos rádios (inclusive rádio AM/FM, toca-fitas, toca-cds, etc.) possui parafuso ou lingueta na carcaça pra fazer este tipo de aterramento.

    No mais, dificilmente um rádio PX/PY gera interferência à ponto de trazer problemas para a ECU do carro, e se isso acontecer, as possíveis causas seriam:

    -Rádio MUITO meia-boca
    -Rádio MUITO fuçado na etapa de saída (amplificador de RF desajustado e/ou alterado)
    -Problema muito sério na fiação da antena (shied, ou malha externa, interrompida)
    -Falta de aterramento na ECU
    -Conjunção de mais de um destes fatores

    Importante dizer que pra ocasionar interferência o rádio tem que estar em TX (em transmissão), já que em recepção a probabilidade de interferência na ECU é zero, mesmo com falta de aterramento na ECU e/ou rádio.

    Faça um teste utilizando o carro com o rádio desligado. Se mesmo assim continuar com a percepção de queda de potência do motor, das duas uma, ou ocorreu uma coincidência ou quem instalou o rádio fez alguma caca, e das bravas.

    Desnecessário dizer que tudo isso leva em conta que o motor REALMENTE perdeu potência...

    Sds,
    Sukys

  • #5
    Usuário Avatar de Murillus
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    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Faça um teste utilizando o carro com o rádio desligado. Se mesmo assim continuar com a percepção de queda de potência do motor, das duas uma, ou ocorreu uma coincidência ou quem instalou o rádio fez alguma caca, e das bravas...

    Ok... amanha vou testar de novo...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #6
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    Murillus,

    Se a trilha que você fala foi a dos cataventos, provavelmente não será problema nem do rádio nem do carro, fiz a trilha dos cataventos sábado e como esta época está ventando muito e já estamos um bom tempo sem chuvas, a trilha realmente está mais difícil (areia muito frouxa). Lugares que passeis em outras ocasiões com facilidade, foram bem problemáticos.
    Possuo um Icom V8000 quem em TX pode utilizar até 75W e não notei diferença no motor.
    De qualquer forma vale fazer os testes sugeridos pelo Sukys.

    Sds.,

  • #7
    Citação Postado originalmente por lg_gustavo Ver Post
    Possível é...

    Se tiver algum "gato" na instalação e tiver com uma baita fuga de corrente em algum lugar, a bateria pode descarregar a ponto de o veículo perder potência e até a "morrer"... mas se for isso muito em breve você vai descobrir.

    [ ]s

  • #8
    Usuário Avatar de Murillus
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    Depois que testei a viatura, concordo com aquela peça que vc tava falando... o tal burrim de direção que fica ali bem proximo ao volante... ... e da proxima vez vou ser o primeiro a passar...
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