Tem pequenas sim, eu uso elas:
http://www.aquario.com.br/?action=pr...d=69&subcat=19
e
http://www.aquario.com.br/?action=pr...d=77&subcat=13
Versão Imprimível
Tem pequenas sim, eu uso elas:
http://www.aquario.com.br/?action=pr...d=69&subcat=19
e
http://www.aquario.com.br/?action=pr...d=77&subcat=13
Wallace,
gostei muito dessas antenas.
Será que o desempenho delas é igual ao das outras maiores?
Com essas antenas já estou me interessanto em instalar um PX...
Abraços.
Antonio.
Olá pessoal, aproveitando o assunto....
Acabei de ler todo o tópico e não vi nada respeito dos rádios PY (a não ser que se escuta a frequencia da polícia).
Gostaria de saber a diferença básica entre os sistemas PX e PY e qual o mais difundido no mundo 4x4.:rolleyes:
Valeu.
Além de já ter me tirado de vários enroscos , um dos grandes baratos na trilha é a brincadeira pelo PX.
Acho um ítem importantíssimo de segurança.
[ ]'s
Rock
O PX é mais popular pelo conjunto, equipamento - antena ser mais barato. Mas essa popularidade tem um preço: Essa faixa está tomada em SP, por ilegais que banalizam a faixa de qualquer maneira. O que ninguém leva em conta é que existe uma legislação própria para isso onde a Anatel é a agência reguladora. Na Faixa de PX por exemplo é relativamente simples conseguir a licença e a anuidade é em torno de R$15,00. O único problema é que pra conseguir a licença vc deve possuir rádios que estão na lista da Anatel como homologados, se vc já comprou o aparelho e não está na lista, dançou.....
O PX quebra o maior galho sim, quando se a turma que segue pra trilha, todos ou a maioria possui...definem um canal e tudo que se passa em cada viatura, acaba sendo seguido por todos em tempo real....
A faixa de PY é bem mais complicado conseguir a licença, mas é possível....mas tem que fazer exame......mas vale apena....sou PY a mais de 10 anos e com um rádio relativamente barato, dá pra falar com o Brasil inteiro sem o uso da chamada "bota" que é ilegal.....é só entrar em uma repetidora de 2 metros que vc fala com quem estiver na escuta....
Quanto ao roubo que eu li o pessoal do tópico preocupado. Os rádios de 2 metros são bem visados, pois permitem escutar (corujar) a freqüência da polícia....e hj em dia, os "manos" estão se desenvolvendo no setor de telecomunicações....
Seja PX ou PY, que seja legalizado....vale a pena.
Leo - ZZ2XLE
Essas antenas são muito boas sim....mas vale a pena lembrar que em transmissão eletromagnética (rádio), tamanho é documento !!!
è difícil explicar para os não eletro-eletrônicos, mas existe o que chamamos de onda estacionária. Existem medidores de OE que permitem a melhor relação, e por consequência um melhor rendimento no conjunto.
Isso é bem complicado, mas o idel, será sempre procurar algum especialista para medir a OE em seu sistema, independente da antena que opte. Em alguns casos a antena precisar ser ajustada (cortada) ou a fiação da antena mudada de posição para uma transmissão eficiente.
Depois de ajustado, o seu rádio vai render tudo o que pode.
Valeu Leo. Acho que pela facilidade vou começar com um PX. Depois de pegar experiência avalio a possibilidade de migrar pro PY.
Sds.
Olá Pai do Pedro,
onde pretende colocar a base da antena PX no seu Jimny ? Reparei que existem muitos menos opções de encaixe para esta que nos Vitaras ... Além disso o pára-choque plástico rente à lataria complicada bem a coisa ...
Oi Léo,
Na verdade desisti de colocar rádio por enquanto. Aqui em Fortaleza o pessoal só usa PY e fica muito mais caro que colocar um PX.
Realmente fica difícil saber onde acoplar a antena no nosso carrinho, afinal é difícil ver Jimnys por aí. Mas o pessoal dá jeito pra tudo...
Falou.
Só uma dica: Pra quem tem o problema de ter que adaptar antenas, espaço, etc, mas quer usar um PY e não dispor de muita grana....existe um HT que é homologado pela Anatel e inclusive se pode tirar o registro com esse rádio. Não me recordo, se é Kenwood ou Yeasu, mas o rádio é muito bom e tem um bom alcance....Dá pra saber ao certo que rádio está homologado (classe C e D) pelo site da Anatel.
Pegando o modelo, é só procurar no mercado livre que deve ter aos montes....
Abs.
Como o Pai de Pedro falou aqui no nordeste, nunca vi um PX, aqui é só PY... a vantagem do PX é só o custo e nao precisar da prova?
Tenho um Yaesu Ft2.... alguma coisa, e é so alegrias, indispensavel num trilha e em viagens, foi o primeiro upgrade da viatura.
abraços zulu zulu sete "papa galinha de capoeira"