Gostaria de contribuir. Se entendi bem energia elétrica existe no local porém não é confiável, pode faltar. Sugiro então uma fonte de alimentação com no-break, ela estará alimentando o rádio e quando a energia elétrica faltar a bateria supri a deficiencia.
Esta opção me parece melhor, pois fornecerá uma alimentação CC filtrada para o rádio e manterá a bateria carregada, em flutuação.
Notem que devemos atentar ao fatos bem assinalador acima, como corrente máxima de transmissão do rádio (vide o manual do equipamento). Notar ainda a bitola adequada do cabos que ligarão a fonte à bateria.
Esta realmente deve estar instalada e local ventilado para evitarmos riscos de explosão em caso de descarga profunda.
A bateria deve ser de boa procedencia e de capacidade adequada ao tempo que pretende operar nesta situação (faltando energia elétrica).
Verificar a carga da bateria deveria ser pela medição da densidade do eletrólito e pela tensão total fornecida. Como hoje é muito comum as baterias tipo freedom, ou seja não se tem acesso ao eletrólito existem medidores prontos que verificam a carga pela simulação de uma resistencia que inserida na bateria fornece o seu estado. Notem que esta medida é para verificar a carga em função da sua função original, ou seja, uma bateria AUTOMOTIVA tem a principal finalidade de fornecer uma elevada corrente num pequeno período de tempo (para a pardida do motor).
Algumas tem um visor que através da sua cor, fornecem a condição de carga da bateria, prefira estas...
Existem vários fabricantes e projetos caseiros de fontes de alimentação, tipo chaveada ou convencional, bastando escolher.
Um abraço a todos,