x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário
    Entrada
    18/01/2011
    Idade
    50
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Ajuda na melhor opção para minha necessidade !




    Pessoal boa tarde! Dei uma lida nos tópicos mas ainda me resta uma dúvida para qual seria a melhor opção no meu caso.

    Cenário - em breve inicio a construção de um pequeno empreendimento (comercio local/hospedagem/casa) na região do Caparaó (portaria ES). O local esta localizado a 1400 de altitude e não quero depender de ter comunicação somente via internet (hoje é via rádio), sinal de celular por enquanto só a Vivo e nesse local é muito precário e instável além de somente 3G.

    No trajeto para lá passamos por vários locais sem sinal também e para explorar os arredores encontramos a mesma situação, totalmente no escuro.

    Meu plano futuro (esse mais a longo prazo - porém está nos planos) é ter um 4x4 para futuras viagens a locais mais remotos onde devo encontrar a mesma situação de falta de opção de comunicação.

    A opção de comunicação seria: para situações de emergência estando no terreno da casa ou na estrada, ter a opção de me comunicar (sem depender do celular) quando estiver na cidade para casa (distância aproximadamente 7km) e ter a opção de comunicação entre 2 radios móveis em trilhas (a pé - estilo walkie talkie).

    Existe alguma solução híbrida para esse caso e que tenha um bom custo x benefício?

    Agradeço quem puder ajudar!

    Abs.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    26/10/2022
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    15
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Flaviocc Ver Post
    A opção de comunicação seria: para situações de emergência estando no terreno da casa ou na estrada, ter a opção de me comunicar (sem depender do celular) quando estiver na cidade para casa (distância aproximadamente 7km) e ter a opção de comunicação entre 2 radios móveis em trilhas (a pé - estilo walkie talkie).

    Existe alguma solução híbrida para esse caso e que tenha um bom custo x benefício?
    Flaviocc, sou novato no assunto. Embora eu faça o uso de talkabouts há vários anos, devido a sua limitação, venho estudando há algum tempo outras alterantivas. Baseando-me nas informações que obtive e experiência (embora pouca) que adquiri, vou tecer algumas considerações:

    • Talkabout (walkie-talkie) da Motorola e semelhantes (FRS - Family Radio Service) / (GMRS - General Mobile Radio Service): seu uso não requer autorizaçãop (ou já é autorizado o seu uso por qualque cidadão), mas o aparelho deve ter a homologação da Anatel (nem todos os apalhos comercializados aqui no Brasil são homologados). Funciona em UHF (detalhe que permite usar em combinação com aparelhos de radioamador mais comum - HT Baofeng VHF/UHF). Custa na faixa dos 300-400 reais o par. A limitação é alcance. Numa area aberta e plana pode se comunicar com que está a vários km, mas com obstáculos, pode ter dificuldade. No seu caso, se já tiver um par de talkabouts, é experimentar se atende às suas necessidades.


    • Radio banda do cidadão (PX): basta cadastramento junto a Anatel (processo muito simples e sem custo). Muito usado por caminhoneiros. O aspecto desfavorável é que a estação portátil (de mão) custa caro (na faixa dos 1.000 reais) e precisa ser homologado junto á Anatel. O processo é um pouco complicado e demorado. É uma opção para ter aparelhos instados no carro. Requer antenas bem compridas (cerca de 2,7m). Estes aparelhos veiculares já são vendidas homologadas e custam na faixa dos 500 reais (os modelos mais simples). Os aparelhos de PX só comunica com PX, sem a possibilidade de comunicar com Talkabouts (walkie-talkies). A qualidade do som é ruim em relação a VHF e UHF.


    • Radio Amador: requer licença de radio amador (COER) e licença de funcionamento de estação (Indicativo). Processo é um pouco complexo e demorado, com provas online e pagamento de taxas. Embora bem mais burocrático, para mim, este é o modelo que atenderia o seu caso:


    • Uma estação (VHF e UHF) fixa na sua residência (com potência de 50-100W) com antena instalada de forma aproriada. Já que mora em local alto, são boas a chances de ter uma boa cobertura/alcance. Alémdo mais, vale a pena pesquisar se tem alguma estação repetidora perto. É bem possível que tenha um grupo de radioamadores na sua região.
    • Uma estação móvel veicular (com potência de 50W).
    • Um ou mais aparelhos portáteis de mão (HT).


    A banda de VHF consegue transmitir mais longe do que UHF, mas sofre mais com obstáculos. Seria interessante usar 2 bandas, ja que a maioria dos aparelhos (pelo menos os da Baofeng), permitem escutar simutaneamente em 2 bandas. Aí você deixa uma banda em VHF e outra em UHF. Quando uma banda não funciona, tenta a outra. Se vai conseguir a comunicação a uma distãncia de 7km? Vai depender de muitas coisas como a geografia, obstáculos (predios), de onde você vai tentar a comunicação (alto de um prédio ou na garagem de subsolo), etc. Só experimentando mesmo. Eu moro em São Paulo e consigo me comunicar a mais de 10 km de distância com um HT (aparelho de mão) com outros HTs, graças a várias estações repetidoras espalhadas nos picos de montanhas da cidade.

    Os aparelhos de mão (HT) da Baofeng permite instalar antenas maiores com maior alcance. Já talkabouts, as antenas são embutidas e não permitem a troca. Os HTs também são mais potentes em relação a Talkabouts.

    Se você já tiver aparelhos talkabouts, é possível programar os aparelhos de radioamador para usar a banda de UHF na frequência dos walkie-talkies, mas precisa levar em consideração que a distância e a qualidade da comunicação ficam limitadas pelo aparelho menos potente, geralmente os talkabouts (walkie-talkies). Isso permite que a estação fixa (casa), móvel (carro) e portáteis de mão possam comunicar entre si.

    Uma dica ao usar radiocomunicador de mão em trilhas é testar a comunicabilidade de tempos em tempos e sempre manter o grupo informado da sua localização atual e para onde está se dirigindo. Uma outra dica é se perder a comunicação, retornar para o último local onde teve a comunicação.

    Um detalhe que preciso mencionar é que para usar a banda de radioamador o operador precisa ter a licença (COER). Então, tecnicamente falando, todos sa sua família que vão usar os equipamentos de radioamador precisar ter COER. As estações bastam estar licenciadas para um membro apenas.

    Citação Postado originalmente por Flaviocc Ver Post
    Meu plano futuro (esse mais a longo prazo - porém está nos planos) é ter um 4x4 para futuras viagens a locais mais remotos onde devo encontrar a mesma situação de falta de opção de comunicação.
    Recentemente fiz uma viagem de mais de 10 mil km pelas regiões sudeste e sul do Brasil. Passei por muitos trechos desertos sem sinal de celular. O que pude constatar é que para comunicar com as pessoas que estão no mesmo combio (em viaturas separadas), qualquer comunicador funciona na maioria das situações, mas uma estação móvel veicular de radioamador VHF/UHF combinado com aparelho de mão seja a opção mais confiável. Agora, se a sua intenção é comunicar com alguém fora do seu combois para pedir ajuda ou informação, infelizmente nenhuma opção vai lhe atender de forma satisfatória. O PX (rádio-cidadão) é o que tem maiores probabilidades de comunicação, mas somente nas estradas movimentadas. Não dá para contar com isso. Fix um relato aqui (https://www.4x4brasil.com.br/forum/c...ml#post2553551)

  • #3
    Usuário
    Entrada
    18/01/2011
    Idade
    50
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    SeaAngler,

    muitíssimo obrigado pela sua resposta, eu imaginei realmente que a melhor opção será essa mesmo que vc indicou.

    Eu não possuo nenhum modelo !

    No caso eu teria que ter:

    - 1 estação fixa (casa) - que requer a licença para operar.

    - 1 pro carro - o objetivo seria realmente comunicar para socorro em áreas sem cobertura, caso precise - somente isso - e pela sua experiência só o rádio cidadão e em alguns pontos que iria atender,

    - 2 rádios (HT) que falem entre si e com a estação fixa (com a móvel nao teria necessidade). Os talkabout são HT?

    Lá nao tem prédios, a portaria do ES é localizada no fim de um vale, esse vale é cortado pelo rio preto e de um lado é ES e de outro é MG, a cidade que me refiro é uma pequena comunidade chamada Pedra Menina (onde tem o comércio etc) e o terreno está a 7km dela em aclive - pode ser que a comunicação seja viável sim (mas so testando mesmo).

    No entorno do Caparaó há muitos locais para se conhecer porém creio que 80% está em área de sombra e nesse caso nem rádio cidadão ajudaria porque não são vias movimentadas.

    Essa estação do carro para radio amador precisa de antena grande também?

    Eu já havia lido seu relato, bem completo por sinal.

    Muito obrigado mesmo pela ajuda com suas informações.

    Abs.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    26/10/2022
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    15
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Flaviocc Ver Post
    - 1 estação fixa (casa) - que requer a licença para operar.
    A estação pode ter radio HF/VHF/UHF. Destas faixas, apenas a faixa dos 11 metros é PX (sem a necessidade de licença); demais precisam de COER. As estações fixas tem a vantagem de ter mais liberdade com a instalação de antenas (ideal é ter antenas específicas para cada faixa).

    Citação Postado originalmente por Flaviocc Ver Post
    - 1 pro carro - o objetivo seria realmente comunicar para socorro em áreas sem cobertura, caso precise - somente isso - e pela sua experiência só o rádio cidadão e em alguns pontos que iria atender,
    Nas estradas movimentadas não é difícil encontrar algum caminhoneiro usando PX. Já, em locais mais desertas, precisa contar com muita sorte. Na estrada, acho que PX seja mais útil, pela sua popularidade entre os caminhoneiros.

    Citação Postado originalmente por Flaviocc Ver Post
    - 2 rádios (HT) que falem entre si e com a estação fixa (com a móvel nao teria necessidade). Os talkabout são HT?
    Os HT são aparelhos portáteis de mão (Handhedl Transceiver). Tecnicamente Talkabout é um HT, mas quando se diz HT estamos falando de HT VHF/UHT (de radioamador).

    Citação Postado originalmente por Flaviocc Ver Post
    Essa estação do carro para radio amador precisa de antena grande também?
    As antenas de radioamador VHF e UHF são pequenos, em torno de 50-100 cm. Existem antenas PX de 70 cm, mas não funcionam bem. Na viagem que fizemos, havia 2 viaturas com PX, sendo que uma delas com antena de 2,7 metros e outra com antena de 70 cm. De 2,7 metros conseguia fácil contactar caminhoneiros. Já a de 70 cm, raramente conseguia algum contato.

  • #5
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    475
    Agradecimentos: 11
    Olá Flavio!

    Analisando a pergunta inicial e as respostas dadas pelo amigo SeaAngler, gostaria de tecer alguns comentários.

    Você está iniciando a construção de um empreendimento, portanto o radioamador ou px não vão te atender, pois são tipos de comunicação amadora, para fazer amigos, etc.

    No seu caso, existem algumas outras possibilidades, mas que vai requerer que você contrate um engenheiro de telecomunicações para montar um projeto bem específico.

    Dentre as possibilidades, uma telefonia rural, onde você instala uma linha em uma cidade próxima (Pedra menina) e monta um link para o seu empreendimento/residência. Pode também ser estudado com sua operadora de celular um reforçador de sinal que vai te dar uma comunicação mais confiável.

    Outra opção e que pode ser feita em conjunto com a telefonia é um sistema de comunicação com repetidora, onde essa repetidora ficaria em algum local alto no entorno de seu empreendimento/residência/cidade próxima. Nesse caso você terá um rádio fixo no local, uma repetidora, pode ter móveis e portáteis (HTs) nessa rede, de acordo com sua necessidade.
    O custo inicial pode parecer alto, mas por se tratar de equipamentos robustos, você não gastará muito com manutenção e as taxas da Anatel são anuais. Esse sistema terá uma frequência específica e só será usado por seu empreendimento.

    O radioamador é um sistema que vai te colocar dentro de uma comunidade de radioamadores e jipeiros, mas vai depender de ter alguém on line no momento da comunicação, ou seja, é um sistema que em situação de socorro pode ou não funcionar e você precisará ter conhecimento de frequências da localidade e uso das repetidoras que porventura existam nas proximidades..
    O PX depende muito de propagação e não te atenderá a contento.

    Sugiro que procure a Anatel de seu estado (MG ou ES) e converse com alguém do setor de Outorga para que possa te dar maiores informações. Manda um e-mail pra eles... (outorga.es@anatel.gov.br ou outorga.mg@anatel.gov.br).

    Caso decida contratar um engenheiro de telecomunicações, procure o CREA de seu estado e peça indicação.

    Se tiver mais alguma dúvida em que eu possa ajudar, conte com seu amigo!

    Outra coisa, nos avise quando esse empreendimento estiver pronto e quem sabe possamos te fazer uma visita, né?

    Forte abraço
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #6
    Usuário
    Entrada
    18/01/2011
    Idade
    50
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    SeaAngler, muito obrigado novamente pelas explicações.

    Fernando, muito obrigado também pela nova perspectiva.

    Sobre o radioamador, é algo que sempre achei legal, apesar de nunca ter mexido (mas sempre li a respeito da comunidade). Por isso pensei em no futuro fazer parte da comunidade, mas não posso deixar de pensar pelo aspecto prático.

    Estava vendo o mapa de antenas de telefonia por la e também o mapa das estações e sobre esse último me impressionou o fato de no entorno do Caparaó não ter mais estações (vi pelo link que consta aqui no forum).

    Eu creio que o reforço do sinal celular seria interessante de ser verificado sim. O outro sistema com frequência própria, creio que seria over pelo tamanho do que é (mas vou dar uma pesquisada nisso).

    Estamos começando devagar, mas dando certo, daqui ha algum tempo teremos algo sim ! E claro será um prazer receber a comunidade, que um dia quero fazer parte (meu sonho é um Jimny Sierra - mas por enquanto proibitivo kkkk).

    Abs e obrigado !

  • #7
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    475
    Agradecimentos: 11
    Citação Postado originalmente por Flaviocc Ver Post
    SeaAngler, muito obrigado novamente pelas explicações.

    Fernando, muito obrigado também pela nova perspectiva.

    Sobre o radioamador, é algo que sempre achei legal, apesar de nunca ter mexido (mas sempre li a respeito da comunidade). Por isso pensei em no futuro fazer parte da comunidade, mas não posso deixar de pensar pelo aspecto prático.

    Estava vendo o mapa de antenas de telefonia por la e também o mapa das estações e sobre esse último me impressionou o fato de no entorno do Caparaó não ter mais estações (vi pelo link que consta aqui no forum).

    Eu creio que o reforço do sinal celular seria interessante de ser verificado sim. O outro sistema com frequência própria, creio que seria over pelo tamanho do que é (mas vou dar uma pesquisada nisso).

    Estamos começando devagar, mas dando certo, daqui ha algum tempo teremos algo sim ! E claro será um prazer receber a comunidade, que um dia quero fazer parte (meu sonho é um Jimny Sierra - mas por enquanto proibitivo kkkk).

    Abs e obrigado !
    Ah Flávio, precisamos seguir nossos sonhos sim, por mais proibitivos que sejam e a comunidade somos nós, eu, você o SeaAngler e muitos outros que fazem parte desse Fórum.

    Quanto ao reforço do sistema celular, existem reforçadores in door homologados que não são muito caros. Eles reforçam qualquer sinal dentro da sua propriedade utilizando uma antena diretiva apontada para a torre mais próxima e anteninhas para o entorno de onde está instalado. Pelo que entendi, você está construindo uma hospedagem, certo? Com esse sistema, você e seus hóspedes poderão usar esse reforçador que funciona semelhante a um acess point de internet (wi-fi).

    Esse outro sistema próprio, chamado de Serviço Limitado Privado, pode ser contratado de alguma empresa como locação onde você pagará mensalmente pelo uso ou então você terá um custo maior no início adquirindo os equipamentos e fazendo o licenciamento inicial (que eu acho mais vantajoso) e depois fica pagando apenas as taxas pelas estações que são anuais com vencimento em 31
    de março, já que os equipamentos são muito robustos e dificilmente darão problemas.
    Enfim, é um gasto considerável que pode ser estudado para longo prazo.
    Esse gasto seria uma aposta de que não se resolverá a comunicação na região por muitos anos.

    Agora a minha opinião pessoal:

    Li novamente todas as mensagens postadas e diante disso eu instalaria a curto prazo um reforçador de celular
    Veja se encontra algum que te atenda em https://loja.aquario.com.br/repetido...res-de-celular (use como base de pesquisa)

    Os sistemas de celular no país estão evoluindo constantemente, mas talvez pela localização essa evolução demore um pouco a chegar por aí. Não conheço bem a região, então fica muito difícil de dizer se vale ou não à pena instalar um sistema completo de comunicação particular.

    Caso eu fosse instalar esse sistema, a sugestão seria assim:
    01 estação fixa (rádio + antena) instalada na base (hospedagem)
    01 repetidora (2 rádios interligados + antena) instalados em um local bem alto (na serra deve ter alguma repetidora e se você descobrir o responsável por ela poderá acertar para compartilhar o local e a torre)
    01 estação móvel para instalar no carro (Rádio + antena + fiação - Pode ser aquela antena com base magnética)
    02 estações portáteis (HT) - Os HTs por terem menos potência poderão ter dificuldade para acessar a repetidora e ter uma comunicação de longa distância, mas poderão se comunicar diretamente com a base, com o carro ou entre eles.
    Mas antes de qualquer coisa, precisa falar com alguém de outorga da Anatel para dar entrada na documentação e somente após esse trâmite e a certeza de potência, frequência e tipo de antenas partir para comprar os equipamentos.
    Eu compraria usados procurando na OLX, Mercado Livre, etc.

    O Radioamadorismo é algo que deve ser encarado como estilo de vida e quem reside em locais de difícil acesso deveria ter conhecimento de como usar o radioamador tanto para amizade quanto para um "break" (comunicação de emergência).
    Pesquise em Obter autorizacao para Servico de Radioamador

    Se tiver alguma dúvida não hesite em perguntar. Posso demorar a responder, mas uma hora apareço (risos)

    Forte abraço
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Melhor opção para expedição
      Por Carvalho2222 no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 26/08/2019, 20:55
    2. Qual a melhor opção 4x4 para novatos???
      Por Pirilampo no fórum Jeep Willys
      Respostas: 58
      Última resposta: 09/09/2015, 14:39
    3. Qual melhor opçao de Navegador GPS para uso na cidade
      Por valmor no fórum GPS - Global Positioning System
      Respostas: 2
      Última resposta: 17/04/2009, 14:17
    4. sportage seria minha melhor opção?
      Por jarsrx no fórum Kia Sportage
      Respostas: 116
      Última resposta: 08/04/2009, 15:59
    5. Seria o Niva minha melhor opção?
      Por kkborrego no fórum Niva
      Respostas: 80
      Última resposta: 23/03/2009, 18:55

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade