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  • #1
    Usuário Avatar de Leandro-SC
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    08/02/2011
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    Duvida iniciante HT vs Radio fixo




    Olá amigos


    Gostaria da ajuda de vcs sobre pros e contras do HT e do radio Fixo

    Fiz um passeio esse final de semana onde quase todos tinham radio e peguei um emprestado (Icom v80 se nao me engano). Achei bem legal e estou afim de comprar um radio para andar junto com a galera.

    Esse tal icom achei no ML pra vender algo em torno de 380 pilas, pesquisei e ele é resistente e tal, mais tem uns bem mais baratos.

    E tem tbm os fixos que ai para por no troller teria que por um console pra ficar bom mais instalação e antena(que por sinal acho bem legal uma antena no carro) mais o custo ia bem mais longe.

    Vale a pena o investimento no fixo? a principal diferença que vejo é a potencia 5w no ht e 50w pra cima no fixo isso é muita diferença? existe algum detalhe que nao percebi?

    Grato a todos






  • #2
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    02/07/2009
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    Ola Leandro, primeiramente gostaria de esclarescer que qualquer equipamento radiotransmissor para uso do serviço de radioamador só pode ser utilizado por pessoas habilitadas (possuidores do COER e licença de funcionamento da estação). caso não já seja um, recomendaria ir a ANATEL buscar informações para tornar-se radioamador. A ANATEL, está investindo em um sistema de radiolocalização e, junto com a PRF, intensificando a fiscalização nas estradas, apreendendo equipamentos em situação irregular.

    Quanto ao tipo de rádio, o HT tem as vantagens de portabilidade, pode ser conectado a uma antena externa aumentando seu alcance, e a um microfone externo facilitando o uso no veículo. O rádio base so teria a vantagem de ter uma potência maior, como voce disse existe as implicações na instalação, que hoje quase nenhum carro tem espaço para instalar um rádio. A potência maior te daria um ganho em distância de poucos quilômetros em terreno plano e quase nenhum em terreno acidentado, pois o que faria a diferença é a antena externa e não a potência do rádio. o HT funciona com bateria interna o que viria a descarregar com o uso, mas existem adaptadores caso precise de uma durabilidade maior. Já o base funciona com a bateria do carro. Sem contar que o rádio base chama atenção de "amigos do alheio" e o HT voce leva pra qualquer lugar se quiser ficar ouvindo a faixa.

    abraços, Joaquim

  • #3
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
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    Citação Postado originalmente por dasvirgens Ver Post
    Ola Leandro, primeiramente gostaria de esclarescer que qualquer equipamento radiotransmissor para uso do serviço de radioamador só pode ser utilizado por pessoas habilitadas (possuidores do COER e licença de funcionamento da estação). caso não já seja um, recomendaria ir a ANATEL buscar informações para tornar-se radioamador. A ANATEL, está investindo em um sistema de radiolocalização e, junto com a PRF, intensificando a fiscalização nas estradas, apreendendo equipamentos em situação irregular.

    Quanto ao tipo de rádio, o HT tem as vantagens de portabilidade, pode ser conectado a uma antena externa aumentando seu alcance, e a um microfone externo facilitando o uso no veículo. O rádio base so teria a vantagem de ter uma potência maior, como voce disse existe as implicações na instalação, que hoje quase nenhum carro tem espaço para instalar um rádio. A potência maior te daria um ganho em distância de poucos quilômetros em terreno plano e quase nenhum em terreno acidentado, pois o que faria a diferença é a antena externa e não a potência do rádio. o HT funciona com bateria interna o que viria a descarregar com o uso, mas existem adaptadores caso precise de uma durabilidade maior. Já o base funciona com a bateria do carro. Sem contar que o rádio base chama atenção de "amigos do alheio" e o HT voce leva pra qualquer lugar se quiser ficar ouvindo a faixa.

    abraços, Joaquim


    A resposta do Joaquim está correta.

    Sou fiscal da Anatel e temos meios de localização com intensificação da fiscalização em todo o território nacional. A clandestinidade é considerada crime e além da apreensão você poderá responder administrativa e criminalmente com aplicação de multas altas.
    A dica que te dou é que providencie o COER e a licença de estação que é bem barata e a taxa de manutenção é anual.
    Procure a Anatel em Florianópolis no seguinte endereço:
    Rua Saldanha Marinho, nº 205, Centro - CEP 88010-450
    Florianópolis/SC
    Telefone: (0XX48) 3212-7000
    Fax: (0XX48) 3212-7007

    Quanto ao tipo de rádio a ser utilizado, pense no seguinte: Alcance!
    O que você realmente precisa? Acima de 5 km prefira o móvel (fixo no carro com antena externa). Abaixo disso o portátil te atenderá bem e o investimento será bem menor.
    Um abraço!
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
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    Esperando uma nova vtr

  • #4
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    20/06/2013
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    Fernando, boa tarde..........
    sou de SP, comprei meu 4x4 faz uns 6 meses...........nas trilhas que tenho feito, tenho usado talk about, o que normalmente me deixa ¨na mão¨............e estou interessado em tirar as licenças para só depois investir num rádio PY para o meu Jimny.
    Estou em contato com a LABRE, aqui em SP, li que eles auxiliam no trâmite para obtenção das licenças........correto?
    Abraço
    Nelson
    Citação Postado originalmente por Fernando Camelier Ver Post
    A resposta do Joaquim está correta.

    Sou fiscal da Anatel e temos meios de localização com intensificação da fiscalização em todo o território nacional. A clandestinidade é considerada crime e além da apreensão você poderá responder administrativa e criminalmente com aplicação de multas altas.
    A dica que te dou é que providencie o COER e a licença de estação que é bem barata e a taxa de manutenção é anual.
    Procure a Anatel em Florianópolis no seguinte endereço:
    Rua Saldanha Marinho, nº 205, Centro - CEP 88010-450
    Florianópolis/SC
    Telefone: (0XX48) 3212-7000
    Fax: (0XX48) 3212-7007

    Quanto ao tipo de rádio a ser utilizado, pense no seguinte: Alcance!
    O que você realmente precisa? Acima de 5 km prefira o móvel (fixo no carro com antena externa). Abaixo disso o portátil te atenderá bem e o investimento será bem menor.
    Um abraço!

  • #5
    Usuário Avatar de JCC :-)
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    Citação Postado originalmente por Nelson Foto Ver Post
    Fernando, boa tarde..........
    sou de SP, comprei meu 4x4 faz uns 6 meses...........nas trilhas que tenho feito, tenho usado talk about, o que normalmente me deixa ¨na mão¨............e estou interessado em tirar as licenças para só depois investir num rádio PY para o meu Jimny.
    Estou em contato com a LABRE, aqui em SP, li que eles auxiliam no trâmite para obtenção das licenças........correto?
    Abraço
    Nelson
    Nelson, parabéns pela sua atitude em começar certo.
    O processo direto na ANATEL não é muito fácil. No meu caso posso dizer que a Labre-SP foi fundamental na obtenção da minha licença. A Amanda da secretaria me atendeu muito bem.
    Primeiro desafio é inscrever-se para as provas. Quando a Labre informar que as inscrições estão abertas, corra e faça a sua. Estude as apostilas (incluindo as erratas). Eu usei também um material de apoio e algumas pesquisas na internet para entender e não apenas decorar. Conseguir passar para classe C é fácil.
    Com o resultado você primeiro obtem o COER e depois a licença da estação. A Labre faz tudo para você, acredite, vale a pena.
    Daí a escolha do rádio. Eu começaria com um HT mesmo, e depois um rádio fixo do carro. Sempre é bom ter um HT. Caminhando, no alto de um morro você tem grandes chances de falar com alguém. Uma vez, num ponto alto da trilha, fiz contato em Simplex com 5W a mais de 100km de distância.
    Atenção na escolha do rádio. Se for na Santa Efigênia vai constatar que 99% dos rádios estarão desbloqueados, ou seja, são capazes de transmitir fora da faixa autorizada para sua licença de radioamador (VHF 144-148MHz, UHF 430-450MHz). Você terá que garimpar um que opere corretamente. Normalmente eles apenas recolocam um jumper e resetam o transceptor para configuração de fábrica. Se for aqueles chineses genéricos esqueça, eles não respeitam qualquer tipo de legislação.
    Cansei de ouvir que esse baratinho é bom também, igual o outro. Minha experiência prática diz que não! Estou bom um Yaesu VX-7R recém adquirido, é muito superior ao genérico, além de estar homologado na ANATEL. Vale cada R$ a mais.

    Boa sorte e espero ouvi-lo em breve pelas ondas do rádio.

    JCC

  • #6
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
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    Citação Postado originalmente por JCC :-) Ver Post
    Nelson, parabéns pela sua atitude em começar certo.
    O processo direto na ANATEL não é muito fácil. No meu caso posso dizer que a Labre-SP foi fundamental na obtenção da minha licença. A Amanda da secretaria me atendeu muito bem.
    Primeiro desafio é inscrever-se para as provas. Quando a Labre informar que as inscrições estão abertas, corra e faça a sua. Estude as apostilas (incluindo as erratas). Eu usei também um material de apoio e algumas pesquisas na internet para entender e não apenas decorar. Conseguir passar para classe C é fácil.
    Com o resultado você primeiro obtem o COER e depois a licença da estação. A Labre faz tudo para você, acredite, vale a pena.
    Daí a escolha do rádio. Eu começaria com um HT mesmo, e depois um rádio fixo do carro. Sempre é bom ter um HT. Caminhando, no alto de um morro você tem grandes chances de falar com alguém. Uma vez, num ponto alto da trilha, fiz contato em Simplex com 5W a mais de 100km de distância.
    Atenção na escolha do rádio. Se for na Santa Efigênia vai constatar que 99% dos rádios estarão desbloqueados, ou seja, são capazes de transmitir fora da faixa autorizada para sua licença de radioamador (VHF 144-148MHz, UHF 430-450MHz). Você terá que garimpar um que opere corretamente. Normalmente eles apenas recolocam um jumper e resetam o transceptor para configuração de fábrica. Se for aqueles chineses genéricos esqueça, eles não respeitam qualquer tipo de legislação.
    Cansei de ouvir que esse baratinho é bom também, igual o outro. Minha experiência prática diz que não! Estou bom um Yaesu VX-7R recém adquirido, é muito superior ao genérico, além de estar homologado na ANATEL. Vale cada R$ a mais.

    Boa sorte e espero ouvi-lo em breve pelas ondas do rádio.

    JCC

    Eu sempre penso como usuário e não como fiscal nesses momentos, quando andamos corretos e dentro da lei, não temos problema algum. Portanto, Nelson, você está no caminho certo.
    Quanto a informação do JCC, também é correta em parte.
    Veja no site da Anatel as apostilas e erratas para que você possa estudar para a prova.
    Mas o processo direto na Anatel é fácil sim, posso responder pela Gerência Regional da Bahia, onde trabalho. Não sei quanto a São Paulo que é uma gerência muito maior que a nossa. Mas o modus operandi é o mesmo.
    Vá a Anatel em SP que fica na Rua Vergueiro, nº 3073, Vila Mariana - CEP 04101-300
    Telefone: (0XX11) 2104-8800 (você pode ligar antes e pedir pra falar com o responsável por licença de radioamador - outorga).
    Ele vai te orientar sobre como deve proceder, sobre a emissão das taxas (são baratinhas) e como marcar a data da prova.
    Tire suas dúvidas com ele.
    Na Labre as provas podem ser realizadas também, mas depende de datas e na Anatel você já marca a data que for mais adequada pra você.
    Quanto ao Rádio, procure um rádio HOMOLOGADO.
    Isso será levado em consideração se um dia você for fiscalizado.
    Qualquer dúvida, posso demorar a responder, mas estou a disposição.
    Abraço a todos e boas trilhas!
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
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  • #7
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    Yaesu vx7r

    Jcc me ajude ai!

    Adquiri um yaesu vx 7r também ! Procurei no site da anatel e não encontrei esse modelo!

    Como voçe conseguiu o selo dele! ESTÁ HOMOLOGADO

    Como faço PARA ACHAR ISSO!Qualquer equipamento de telecomunicações e radiodifusão para ser utilizado no Brasil precisa ter um selo de certificação com sua numeração específica de acordo com o modelo abaixo:




    Desde já agradeço!



    Citação Postado originalmente por JCC :-) Ver Post
    Nelson, parabéns pela sua atitude em começar certo.
    O processo direto na ANATEL não é muito fácil. No meu caso posso dizer que a Labre-SP foi fundamental na obtenção da minha licença. A Amanda da secretaria me atendeu muito bem.
    Primeiro desafio é inscrever-se para as provas. Quando a Labre informar que as inscrições estão abertas, corra e faça a sua. Estude as apostilas (incluindo as erratas). Eu usei também um material de apoio e algumas pesquisas na internet para entender e não apenas decorar. Conseguir passar para classe C é fácil.
    Com o resultado você primeiro obtem o COER e depois a licença da estação. A Labre faz tudo para você, acredite, vale a pena.
    Daí a escolha do rádio. Eu começaria com um HT mesmo, e depois um rádio fixo do carro. Sempre é bom ter um HT. Caminhando, no alto de um morro você tem grandes chances de falar com alguém. Uma vez, num ponto alto da trilha, fiz contato em Simplex com 5W a mais de 100km de distância.
    Atenção na escolha do rádio. Se for na Santa Efigênia vai constatar que 99% dos rádios estarão desbloqueados, ou seja, são capazes de transmitir fora da faixa autorizada para sua licença de radioamador (VHF 144-148MHz, UHF 430-450MHz). Você terá que garimpar um que opere corretamente. Normalmente eles apenas recolocam um jumper e resetam o transceptor para configuração de fábrica. Se for aqueles chineses genéricos esqueça, eles não respeitam qualquer tipo de legislação.
    Cansei de ouvir que esse baratinho é bom também, igual o outro. Minha experiência prática diz que não! Estou bom um Yaesu VX-7R recém adquirido, é muito superior ao genérico, além de estar homologado na ANATEL. Vale cada R$ a mais.

    Boa sorte e espero ouvi-lo em breve pelas ondas do rádio.

    JCC
    4X4 Brasil Razão: COMPLEMENTAR RESPOSTA

  • #8
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    Sou fiscal da Anatel e temos meios de localização com intensificação da fiscalização em todo o território nacional. A clandestinidade é considerada crime e além da apreensão você poderá responder administrativa e criminalmente com aplicação de multas altas.




    Olá Fernando;
    Bom saber mais sobre este assunto. Eu sou PM do PR e trabalhei por mais de 12 no BPtran de Curitiba. Quando comecei na carreira fazia operações BLITZ e claro, as vezes um jipeiro ou outro com antena no carro acabava caindo na operação (aliás, era dito que se vissem carro com antena era pra averiguar). Uma coisa que lembro bem foi meu instrutor falar sobre a utilização dos rádios por Policiais (não quero que me entenda mal, não estou querendo dizer nada além de que não sei como é o procedimento) que não precisavam da autorização da ANATEL pra "ter ou usar" o rádios nos carros, tendo em vista que a grande maioria dos PMs tem seu próprio HT. Hoje não trabalho mais neste setor, mas gostaria de saber de vc se isso é mesmo uma doutrina assinada ou mais um caso de corporativismo? Tenho a intenção de comprar um radio para a "TREMENDONA" e claro não quero ser indagado sobre uma autorização que não tenho! Nesse caso dos Hts da PM, eles trabalham em faixa diferente dos radio-amadores. Essa carteirinha da anatel é pra faixa em que trabalha os rádios?? Como funciona isso???
    Agradeço sua atenção.
    Abraço

  • #9
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
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    Citação Postado originalmente por ferinquefho Ver Post
    Sou fiscal da Anatel e temos meios de localização com intensificação da fiscalização em todo o território nacional. A clandestinidade é considerada crime e além da apreensão você poderá responder administrativa e criminalmente com aplicação de multas altas.




    Olá Fernando;
    Bom saber mais sobre este assunto. Eu sou PM do PR e trabalhei por mais de 12 no BPtran de Curitiba. Quando comecei na carreira fazia operações BLITZ e claro, as vezes um jipeiro ou outro com antena no carro acabava caindo na operação (aliás, era dito que se vissem carro com antena era pra averiguar). Uma coisa que lembro bem foi meu instrutor falar sobre a utilização dos rádios por Policiais (não quero que me entenda mal, não estou querendo dizer nada além de que não sei como é o procedimento) que não precisavam da autorização da ANATEL pra "ter ou usar" o rádios nos carros, tendo em vista que a grande maioria dos PMs tem seu próprio HT. Hoje não trabalho mais neste setor, mas gostaria de saber de vc se isso é mesmo uma doutrina assinada ou mais um caso de corporativismo? Tenho a intenção de comprar um radio para a "TREMENDONA" e claro não quero ser indagado sobre uma autorização que não tenho! Nesse caso dos Hts da PM, eles trabalham em faixa diferente dos radio-amadores. Essa carteirinha da anatel é pra faixa em que trabalha os rádios?? Como funciona isso???
    Agradeço sua atenção.
    Abraço

    Amigo Ferinquefho,

    É o seguinte:

    A faixa destinada à PM é diferente da faixa do Radioamador. Atualmente a faixa da PM é codificada e só as polícias tem acesso às informações que circulam por lá (pelo menos aqui na Bahia funciona assim).
    A faixa de frequências destinada ao radioamadorismo é utilizada em todo o mundo e logicamente, independente de você ser autoridade, precisa ter a autorização da Anatel para o seu uso.
    Eu mesmo sou fiscal da Anatel tendo credencial e poder de polícia, mas também sou obrigado a ter a autorização de radioamador. Tenho o meu prefixo (PU6LAN) da classe C que é suficiente pro meu uso (utilizo a faixa de 2 metros na frequência do meu grupo, o Terrible 4x4 aqui da Bahia que é 146.480 MHz). Isso me obriga também a pagar as taxas anuais de Fiscalização da faixa (são bem baratinhas e o maior investimento é o inicial que não chega a 80 reais).
    Sugiro que procure a Anatel em Curitiba que fica na Rua Vicente Machado, n° 720 - Batel - CEP 80420-011
    Curitiba/PR
    Ligue (0XX41) 3219-7000 e peça pra falar com o pessoal da outorga referente a Radioamador e peça as instruções para que você possa se regularizar.
    Se tiver mais alguma dúvida mande uma mensagem e assim que possível respondo a você.
    Forte abraço e boas trilhas com a Tremendona!
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #10
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    Bom dia companheiro...Agradeço muito sua atenção!
    Quando vier para o sul passando pela terra do LEITE QUENTE procure a gente!!!
    Grande abraço

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Fernando Camelier Ver Post
    A resposta do Joaquim está correta.

    Sou fiscal da Anatel e temos meios de localização com intensificação da fiscalização em todo o território nacional. A clandestinidade é considerada crime e além da apreensão você poderá responder administrativa e criminalmente com aplicação de multas altas.
    A dica que te dou é que providencie o COER e a licença de estação que é bem barata e a taxa de manutenção é anual.
    Procure a Anatel em Florianópolis no seguinte endereço:
    Rua Saldanha Marinho, nº 205, Centro - CEP 88010-450
    Florianópolis/SC
    Telefone: (0XX48) 3212-7000
    Fax: (0XX48) 3212-7007

    Quanto ao tipo de rádio a ser utilizado, pense no seguinte: Alcance!
    O que você realmente precisa? Acima de 5 km prefira o móvel (fixo no carro com antena externa). Abaixo disso o portátil te atenderá bem e o investimento será bem menor.
    Um abraço!

    Caros colegas,

    Estou chegando agora ao fórum e gostaria de pedir uma informação ao Fernando ou a algum outro colega do fórum que possa me ajudar. Há uns 18 anos eu obtive o COER classe C (utilizei pouco tempo) e tinha meu indicativo ZZ2VIC. Acabei deixando de usar o rádio desde então e não renovei a licença quando houve um recadastramento ou coisa parecida. Verifiquei que não tenho pendências de taxas atrasadas, mas minha licença não é mais válida. Pretendo voltar a utilizar o rádio em trilhas, agora que tomei coragem de colocar o meu carro nas trilhas. Minha pergunta é se preciso começar o processo novamente ou se posso reativar o anterior. Obrigado pela atenção.
    Eduardo_Blitz

    GV III 2013 4X4 AT Proteções inferiores e Kit Ironman

  • #12
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
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    Citação Postado originalmente por Eduardo_blitz Ver Post
    Caros colegas,

    Estou chegando agora ao fórum e gostaria de pedir uma informação ao Fernando ou a algum outro colega do fórum que possa me ajudar. Há uns 18 anos eu obtive o COER classe C (utilizei pouco tempo) e tinha meu indicativo ZZ2VIC. Acabei deixando de usar o rádio desde então e não renovei a licença quando houve um recadastramento ou coisa parecida. Verifiquei que não tenho pendências de taxas atrasadas, mas minha licença não é mais válida. Pretendo voltar a utilizar o rádio em trilhas, agora que tomei coragem de colocar o meu carro nas trilhas. Minha pergunta é se preciso começar o processo novamente ou se posso reativar o anterior. Obrigado pela atenção.

    Olá Eduardo,

    Você poderá tirar uma nova licença de estação sem precisar fazer prova, visto que já possui o COER.
    Só não garanto que você vai conseguir o mesmo indicativo.
    Liga pra outorga da Anatel em SP no (11) 2104-8800 e pede maiores informações sobre o seu caso, ok?
    Um abraço
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

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