Já tive um Icom IC-2200H e atualmente estou com um Yaesu FT-2900R. Posso dizer que ambos são excelentes rádios, com particularidades distintas:
A mais notável delas é que o Icom IC-2200H opera em uma faixa de frequências maior: de 118 MHz a 174 MHz. Portanto, ele sintoniza (escuta / "coruja") Aviação Civil.
Outra característica é que ele possui a possibilidade de se instalar um componente exclusivo da Icom, o D-Star, uma Placa Digital para utilização do rádio em Modo Digital ao invés do Modo Analógico. Com a adição da placa D-Star, torna-se possível a utilização de Repetidoras Digitais D-Star. Esta tecnologia é muito, muito complexa e não convém entrar em detalhes.
Apesar da aparente "vantagem" da utilização do D-Star, a Placa Digital D-Star que deve ser instalada no Icom IC-2200H é mais cara do que o próprio rádio, tornando a utilização do D-Star não muito comum entre os Radioamadores no Brasil.
Em relação ao rádio Yaesu FT-2900R o mesmo apresenta uma vantagem mais útil em relação do Icom IC-2200H que são os 10 Watts a mais de Potência em seu Transmissor (75 W) contra os 65 Watts do Icom IC-2200H.
A principal desvantagem do Yaesu FT-2900R (sem considerar o D-Star que é uma Tecnologia Exclusiva dos Rádios Icom), é que ele não sintoniza (escuta / "coruja") aviação, pois seu Range de Frequências vai de 136 MHz a 174 MHz.
Como eu disse no início do Post, ambos são Excelentes Rádios, e se você não faz questão de Escutar Aviação Civil, nem irá utilizar o sistema D-Star, que só é interessante o alto investimento a quem se dedica muito ao Radioamadorismo, a melhor opção é sem dúvida o Yaesu FT-2900R, mais barato que o Icom IC-2200H, mais potente e de menor custo de manutenção.
Estas são as diferenças mais notáveis entre os Rádios: Icom IC-2200H e Yaesu FT-2900R.
Quanto a Antenas, deixo para alguém que queira contribuir com mais informações.