x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9

    Frequências VHF e UHF nas estradas pelo Brasil???




    Prezados, boa noite,

    Quais as melhores frequências em VHF e UHF para ficar em QRV/QAP nas estradas
    pelo Brasil? Tenho ficado em 146.520 aqui pelo Rio de Janeiro, mas raramente
    acontece um contato e só vejo comunicações nas frequência de repetidoras.

    Grato.

    Saudações a todos

    Ismael
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #2
    Usuário Avatar de mark_4x4
    Entrada
    18/01/2011
    Local
    vila velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    142
    Agradecimento: 1
    Boa tarde Ismael

    Até onde sei não existe uma frequência de QAP padrão para ponto a ponto. Na estrada só nos resta saber os repetidores de cada estado: Conhea as Repetidoras de VHF e UHF do Brasil nesse site vc tem algumas, porem boa parte esta desatualizado. Pelo menos no meu estado. 73
    Jimny 4ALL 17/18 (Indicativo - PP1OZ)

  • #3
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Oi Mark, bom dia,

    Eu baixei do site da Anatel a relação de repetidoras para cada estado que me interessava. A informação é oficial e, suponho, atualizada, mas ainda requer um esforço adicional para ser de maior utilidade. Por exemplo, facilitaria muito se as estações fossem geo-referenciadas, ainda que nas planilhas conste o nome do município. Juntei a essas planilhas da Anatel, as estações registradas no ECHOLINK. Também estou visitando os sites dos Jeep Clubs na minha rota, buscando as frequências usadas.

    Vou procurar me informar com as LABREs estaduais e ver o que consigo.

    Não me agrada a idéia de numa emergência, você estar no alcance de um colega radioamador ou de uma repetidora, e gritar BREAK, BREAK à vontade (nem penso no MAYDAY) sem nunca ser ouvido, ou ter que ligar um computador, abrir uma planilha, pesquisar num mapa, para ver as frequências usadas numa região.

    Ruim também é manter atualizada uma planilha como a minha... Talvez tenha que ser refeita a cada viagem. Num deslocamento de 400, 500km ou mais, num dia, tudo fica um pouco mais complicado - não sei qual a melhor maneira de usar os rádios.

    Abraços
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #4
    Usuário Avatar de mark_4x4
    Entrada
    18/01/2011
    Local
    vila velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    142
    Agradecimento: 1
    Talves no seu caso, a instalação de um rádio multibanda (HF/VHF) tipo um ft857 ou um IC706 tornaria mais fácil um possível contato em caso de emergência pois em HF não há os limites geográficos que o VHF/UHF possuem, lógico que depende de alguns outros fatores como propagação e o horário que se utiliza determinadas faixas de frequencia, em todo caso é uma excelente opção, por varias vezes já fui acompanhando meu cunhado numa viagem de carro que ele fez ao nordeste há alguns anos, eu base e ele móvel. 73 !!
    Jimny 4ALL 17/18 (Indicativo - PP1OZ)

  • #5
    Usuário Avatar de PP5GAS
    Entrada
    14/11/2012
    Local
    Rio do Oeste/SC
    Idade
    65
    Posts
    670
    Agradecimentos: 4
    Deixe o rádio varrendo a frequência (Scanner), quando ele encontrar alguma atividade estaciona no sinal recebido. Aí basta tentar contato. As repetidoras, por determinação legal, utilizam um identificador quando não estão sendo operadas o que facilita a interceptação do scanner.
    Aqui no Sul, infelizmente, temos de subtonar as repetidoras devido a interferências, principalmente de equipamentos utilizados em radio-telefonia que atuam na faixa de radioamadores. Porém nesses casos costuma-se gravar o subtom no próprio identificador em modo voz e não CW para facilitar.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Oi Mark, boa noite,

    Tenho um radio VHF ICOM IC-V8000 e um HT dual-band BAOFENG 5RA. Escolhi o primeiro para colocar no carro por conta dos 75W de saida a um preço acessivel e HT é baratinho para complementar, O radio FT857 e a antena auto-ajustável que vai com ele custam uma pequena fortuna. Imagina a dor de esbarrar com uma antena dessas que nem cabe na altura da minha garagem. Quem sabe, um dia, quando eu for promovido a radioamador de verdade, aí eu penso até num ICOM IC-7100....

    PP5GAS, boa noite,

    Deixo um rádio sempre em 146.520 e fico varrendo as frequências tanto de VHF e UHF com o HT, mas tido pouco sucesso. Na maior parte do tempo só encontro ruído. Sou novato e devagar vou aprendendo. Ontem eu encontrei na internet um programa analisador de espectro chamado SDR# (SDR# | A Software Defined Radio in C#). Muito interesante em termos de recursos e opções. Ainda não consegui fazer funcionar, mas entendo que dá para ver de uma vez se há alguma comunicação em uma ampla faixa de frequências. Daí é só apontar o rádio para a frequência e ver o que passa. Só não dá para dirigir e fazer análise de espectro no PC ao mesmo tempo.

    Como funciona essa identificação do subtom? Lembro de ter lido alguma coisa sobre isso, mas não devo ter prestado muita atenção. Vou tentar ler mais sobre o assunto. Parece um complicador a mais.


    Obrigado a ambos pelas dicas.

    Abraços,

    Ismael
    4X4 Brasil
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #7
    Usuário Avatar de PP5GAS
    Entrada
    14/11/2012
    Local
    Rio do Oeste/SC
    Idade
    65
    Posts
    670
    Agradecimentos: 4
    Ismael
    Vejamos o exemplo de uma das nossas repetidoras. Ela tem dois rádios. Um deles fica esperando a chamada em 147.720 e outro retransmite a chamada em 147.120. Quando alguém usa a repetidora tem de transmitir na frequencia que a repetidora está esperando, ou seja, 147.720. Se ela não estiver com subtom vai aceitar a chamada e retransmitir, porém sem estiver subtonada ela só responde se junto chegar um outro sinal com o código que está programada. No nosso caso o código que ela espera é 123. Se este código (subtom) não vier junto ela não abre. Não aceita a chamada e portanto não retransmite.
    Os rádios modernos já vem com a tabela de subtom. Basta ativar com o número conforme a repetidora está programada e pronto.
    Ao apertar o PTT ele é transmitido junto com a frequência.
    Procure no manual de seu rádio como operar repetidora e subtom. É fácil. Não tem segredo.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    PP5GAS, bom dia,

    Obrigado pela resposta. Entendi o uso do subtom 123. A pergunta que faço agora é como eu descubro que subtom cada estação usa? Na estrada, ou eu preciso conhecer quais estações estão ao meu alcance e que subtom é necessário para cada uma, ou eu fico correndo as freqûencias até encontrar algum sinal. Você mencionou anteriormente que "nesses casos costuma-se gravar o subtom no próprio identificador em modo voz e não CW para facilitar." E facilitar é a chave. De CW eu só conheço o [...---...] Vou dar uma olhada no manual do rádio e ver como capturar esse "subtom no próprio identificador das repetidoras em modo voz."

    Também gostaria de saber qual o intervalo entre duas transmissões de identificação das repetidoras, já que a função de scan do rádio corre bem rápido pelas frequências.

    Como novato, fico tentando entender porque não se tem ainda uma frequência de chamada bem definida e comunmente usada por todos no Brasil - útil para iniciar uma simples conversa com um colega que esteja na escuta, e muito mais útil ainda no caso de uma emergência. Li em algum lugar sobre um movimento para se tentar uma padronização em 146.520 na banda VHF, e por conta disso tenho acompanhado essa frequência.

    Grato,

    Ismael
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #9
    Usuário Avatar de PP5GAS
    Entrada
    14/11/2012
    Local
    Rio do Oeste/SC
    Idade
    65
    Posts
    670
    Agradecimentos: 4
    Ismael

    Quando uma repetidora transmite ela envia o subtom junto. Não importa se em CW ou Vox. Tem como fazer a captura do subtom pelo rádio. Verifique em seu manual.
    Quanto ao intervalo a legislação determina que A estação repetidora deve possuir dispositivos que irradiem, automaticamente, seu indicativo de chamada em intervalos não superiores a dez minutos.
    Aqui em nossa região também utilizamos 146.500 em simplex como padrão. Mas não é uma regra. Devido a região ser montanhosa as repetidoras são largamente difundidas e o pessoal está sempre scaneando elas.
    Um lembrete: o código "Q" para radioamadores utiliza as séries QRA a QUZ. Nos tempos do PX usávamos bastanteo QAP até sermos gentilmeente lembrados que as séries iniciadas em QAA são de uso exclusivo de outros órgãos (se na falha a memória, creio que da Marinha).

    73

  • #10
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0

    Frequencia de chamada

    Ja faz um tempo que passamos a divulgar a frequencia de 146,520 MHz como frequencia de chamada para radioamadores. A grande vantagem seria voce poder se comunicar com outros "raiders" e assim saber das condições das estradas, eventuais pedidos de ajuda, etc. Nos EUA, essa frequencia é denominada de National Simplex Calling Frequency’ – traduzindo ao pé da letra, ‘Frequência nacional de chamada simplex’. A exemplo de outros serviços de comunicação como móvel aéreo e marítimo, possuem seus respectivos canais/frequencias de chamadas e, porque não adotar 146,520 como frequência de chamada em VHF para radioamadores?

    Lembrando que frequencia de chamada é para chamar outra estação apenas ou no máximo QSOs rápidos, e a frequencia deve ficar livre para outras estações (portanto nada de fazer rodadas aqui). De qualquer forma em 146,520 MHz é uma boa proposta de se manter um "QAP".

    Para utilizar esta frequencia o interessado tem que ser radioamador (vulgarmente conhecido como PY). e para obter-se uma "licença de radioamador" deve-se procurar informações na ANATEL ou nas LABRES do seu estado.


    73, Joca PS7JN

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. viagem pelo brasil de TROLLER
      Por edujapa no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 7
      Última resposta: 24/03/2017, 20:42
    2. Eventos pelo Brasil
      Por Rangel4x4 no fórum Eventos
      Respostas: 365
      Última resposta: 12/08/2016, 12:12
    3. Viagem pelo Brasil.
      Por andrehbc no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 27
      Última resposta: 08/11/2009, 21:02
    4. Pedágios pelo Brasil
      Por Raposo no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 14
      Última resposta: 28/07/2009, 13:10
    5. Vote pelo Brasil
      Por Mauro Darezzo no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 1
      Última resposta: 18/01/2006, 10:26

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade