Grande PU7AJC
Na minha pequena experiência e extensiva pesquisa posso te dizer que a grande diferença está na instalação.
A melhor forma de instalar a antena é no teto. Acredito que o melhor que fiz foi furar o teto, usando a luz de cortesia para acesso. Não foi necessário desmontar a forração do teto, o furo é discreto e causa menor dano do que aqueles clips removíveis, com todo o problema de passagem do cabo, dobras nas tampas, etc.
Experiência:
Colega com um Rádio Icom 75W com antena fixada por presilha a meia altura da tampa traseira (um dos piores lugares considerando-se um bom funcionamento do plano terra) fixação muito comum de se encontrar.
Meu rádio Yaesu 50W com antena Comet SSB-5 (incluindo cabo Comet CR-5M) fixada através de furo no teto.
A minha transmissão cobria (passava por cima da transmissão do colega) e alcançava maiores distâncias (mesmo observador ouvindo as duas transmissões). Para mim, usando um transmissor menos potente, esta evidência é clara.
Quanto a marcas de antena não tenho tanta experiência assim, mas aprendi que a antena representa 50% (talvez mais) da performance do rádio. Eu repetiria a compra na Comet, na verdade eu já fiz isso, comprei a SBB-1 para usar dentro da cidade com repetidoras.
O colega Alan deste site aqui, mudou meus paradigmas: KØBG.COM
Aprendi muito com ele.
Não saberia opinar sobre os modelos, mas é tudo questão de física. Quanto maior, melhor, além de, claro, ser adequada a potência do seu transmissor. A SBB-5 superou minhas expectativas.
Abraços e bons QSOs
JCC