Postado originalmente por
marcelino
Marcelo,
Se a conexão da antena for a mesma não há problema desde que voce ajuste o comprimento do cabo (ou se ele já estiver ajustado no caso de cabo comprado pronto) somente verifique se os conectores da base da antena são compatíveis. No RED ALERT optei por ter duas instalações pois numa trilha disponho dos dois meios de comunicação ao mesmo tempo, obviamente não iremos transmitir nos dois equiapamentos ao mesmo tempo mas podemos obter o melhor dos dois mundos. A instalação de duas antenas uma de cada lado da viatura fica somente restrita a estética adotada pelo proprietário, eu não estou nem aí pois a viatura não tem que se destacar pela sua beleza não é mesmo? Outro fato importante é que prefior andar com duas antenas a ter que parar para trocar antena e cabo do rádio ou correr o risco de transmitir com a antena errada (PX no lugar de PY, por exemplo)..
Em relação às potencias vamos lá:
POTENCIA DIRETA - É aquela enviada pelo rádio DIRETAMENTE para o rádio através do cabo.
POTENCIA REFLETIDA- É aquela REFLETIDA ou devolvida pela antena para o rádio.
Ambas são medidas em Watts e uma (RELETIDA) tende a anular a outra (DIRETA) diminuindo o rendimento do conjunto. Por exemplo, se um transmissor envia para a antena 45 Watts e a antena devolve ou reflete 5 watts temos como total transmitido somente 40 W.... Os fatores que podem influenciar na potencia refletida são vários (ajuste de antena, plano terra inadequado ou insuficiente, conectores mal soldados, cabo com problemas etc).
No PX o pessoal adota mais o conceito de ROE ou Relação de Onda Estacionária que tem a ver com o rendimento do sistema, ou seja para uma ROE igual a 3 por exemplo, somente 75% da energia gerada pelo transmissor está sendo efetivamente sendo irradiada...Por isso o pessoal do PX utiliza o medidor de ROE pois este apresenta o resultado de todo o conjunto (TRANSMISSOR, CABO E ANTENA) apresentado somente o resultado ou a ROE.
Alguns valores de ROE e sua relação de rendimento do conjunto:
ROE RENDIMENTO DO CONJUNTO (%)
1,00------------------100
1,50------------------ 96
2,00------------------ 89
2,50------------------ 82
3,00------------------ 75
O ideal seria sempre uma ROE de 1:1 ou seja 100% mas até 1:1,5 está muito BOM...
Em relação a voce comprar o wattímetro ( uma para cada faixa )vai de acordo com a sua necessidade ou disposição do pessoal da sua região em poder emprestar um.. Para o PX o medidor de ROE é bem barato, voce pode comprar um por no máximo R$80,00. Eu tenho um antigão INCTEST que já disponho há anos...
Para o PY já é um pouco mais caro, tem um da YAESU que também apresenta ROE diretamente e deve estar na faixa de uns R$300,00.
Para uso normal não acho que voce deva comprar sozinho os wattimetros e medidores de ROE. Opte por pedir emprestado ou comprar em conjunto com um pessoal amigo (estes não faltarão no nosso meio não?)
A preocupação em medir o rendimento dos rádios não deve ser tão grande, se a instalação for bem feita voce deverá medir, somente para verificação, uma vez a cada seis meses ou nos casos de desconfiança de PERDA de rendimento ou algum fato estranho como quebra de antena ou uma trilha mais pesada, de forma a previnir ...
Será que ajudei ou compliquei tudo?
Um abraço