Opa, o post tá rendendo (risos)
Vamos lá...
O Baofeng só precisa ser homologado.
Radioamador não registra quantidade de transceptores, como disse antes. Um cara que tem COER pode operar qualquer estação (só que nunca conseguirá e nem deve tentar operar duas ao mesmo tempo). O lance aí é um outro cara sem COER operar seus rádios... Aí tá errado, né?
Quanto aos talkabout, são radinhos de radiação restrita.
Radioamador é um serviço, e talkabout é outro. O certo seria seus amigos conquistarem um COER como você conquistou.
Se ligue que o Baofeng é homologado pra uso em uma frequência determinada conforme foi dito em um post anterior. Se você utilizar fora dessa frequência ele pode ser interpretado como alteração técnica e a depender do fiscal você pode receber um auto de infração e correr o risco disso virar uma multa. Eu te daria apenas uma bronca e te explicaria o que falei agora, mas se um fiscal te autuar, não estará errado.
Pô GT, precisou saber que a multa é salgada pra fazer a prova??? (risos)
Vou tentar explicar um lance pra você (isso é só ilustrativo). Eu uso um rádio totalmente aberto, inclusive na faixa de aviação. Meu rádio tem 100w de potência. Imagine que um vhf de avião tem em média 15w. Você acha que eu não interromperia a comunicação se eu modulasse nessa frequência? Um baofeng com 5w não criaria um ruído forte nessa comunicação? É só um exemplo...
Muita gente usa talkabout pra segurança em condomínios, comunicações em hospitais e já vi também shows e até em obras (construções). O talkabout tem menos de 1w, o que dá a ele um poder de comunicação de no máximo uns 1000m sem obstáculos. Será que os 5w do Baofeng não estourariam todos os talkabouts utilizados numa circunstância dessas?
A Anatel se preocupa com qualquer interferência, dando prioridade às que oferecem risco a vida.
Não se trata de fazer vista grossa, mas de prioridades. Se rolar um risco a vida, o bicho pega... Pode até envolver a Polícia Federal, pois o espectro é controlado pelo governo federal.
GT, qualquer dúvida, manda um alô aí...
Abração