Olá pessoal;
Fui o PX6-1993, o inicio dos anos 80. Naquela época havia uma febre em torno da atividade e era frequente nos reunirmos no Farol da Barra em Salvador, onde havia a "Ilha dos PX´s".
Como fica bem na boca da Baia de Todos os Santos, parávamos os carros de cara pro mar e com míseros 5 watts, falávamos com boa parte do Brasil, Europa e África. A propagação naquela fase estava magnífica, tanto fazia AM ou SSB.
Mas a febre passou e o radioamadorismo ficou esquecido. Recentemente fiz uma trilha num comboio de 10 viaturas, e alugamos rádios VHF para aqueles que não dispunham nos veículos, eu inclusive.
Afora o fato e ter sido de grande ajuda na trilha e na viagem em comboio em si, a febre do rádio bacillus retornou de forma virulenta.
Comprei um Yaesu FT-250 R na mão do FPandur, aqui no Fórum; comecei a corujar as frequências e o gosto pelo rádio foi voltando.
Dei sorte e consegui me inscrever para o exame da ANATEL que acontecerá amanhã, o último do ano e havia apenas uma vaga disponível.
Já dei uma boa estudada nas apostilas que encontrei na WEB e acredito estar preparado para adquirir o prefixo que autoriza o uso da estação.
O fato de boa parte dos off-roaders atuarem de forma irregular, se deve em parte pela pequena oferta de exames pelo órgão.
No meu entendimento, se houver um aumento na procura por indicativos, quem sabe a ANATEL se mexe e passa a oferecer maiores possibilidades, para que todos se regularizem e o serviço se difunda.
Fica aí a sugestão!
Abraço e boas trilhas à todos!