x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 16 de 16

Tópico: Frequências

  • #13
    Usuário Avatar de Marcão pqdt
    Entrada
    12/06/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    61
    Posts
    117
    Agradecimentos: 0



    Marcos,
    Obrigado pelos esclarecimentos,
    As coisas estão começando clarear na minha cabeça, pelo que entendi eu consigo ouvir a galera mas dependendo da distância eles não irão me ouvir, no caso dos meus rádios pelo que tenho lido aqui eles são PY, me corrija se eu estiver errado. Pretendo colocar um fixo na viatura assim que puder, mas antes quero confirmar se realmente vai me ser útil, pois é isso mesmo quando eu tô voando, normalmente minha espasa tá na Vtr, gostaria de saber o que o pessoal mais usa nos passeios e trilhas pra ver se vale a pena instalar um fixo na viatura, não tenho espaço pra colocar os dois, pra mim o ideal seria que nos comboios o pessoal usasse o PY, mas na prática não sei se é o que ocorre, o que vc me diz ?
    ____________________________________
    ○|||||||○
    Rn Sport Diesel 4x4
    (tá chegando)
    Ex: TR4 2012 / TR4 2008 / Tracker 2001 TD

  • #14
    Citação Postado originalmente por Marcão pqdt Ver Post
    Marcos,
    Obrigado pelos esclarecimentos,
    pra mim o ideal seria que nos comboios o pessoal usasse o PY, mas na prática não sei se é o que ocorre, o que vc me diz ?
    Caro Marcão, eu tenho em minha viatura um px (cobra 19) e um UHF (Icon ICV 8000). Aqui em BH, a maioria dos jipeiros tem PX , porém qdo eu viajo a lazer ou a trabalho (apoio em enduro ) eu utilizo PY através de repetidora (comunicação carro - base) e com o HT (Icon Icv 8 - comunicação carro - moto.
    O radio tem uma faixa de frequencia de 130.000 Mhz a 170.000 mhz, porém a faixa reservada para radio-amador vai de 143.000 a 147.000 mhz, a demais frequencias são de uso restrito a polícia, corpo de bombeiro, resgate, nautica e transmitir nesta frequencia é passivel de punição.
    também para o uso regular do PY é necessário que se faça a prova da Anatel para obter seu indicativo e seu certificado de operador de estação de radioamador (COER)
    Um forte abraço
    Guilherme
    Discovery 93 300TDI - LABARCA
    Suspensão Ironmam Lift 4", Pneu BF/AT 31 "está quase pronta"
    PX4 G2586 - PU4 GVD

  • #15
    Só uma correção: a faixa permitida para o radioamadorismo mais usada em VHF é de 144 a 148mhz, até onde eu me lembro. E esta faixa tem subdivisões para serviços de radiotelegrafia, beacon e outros, de modo que vale consulta aos manuais de radioamadorismo, caso se vá utilizar uma estação potente demais (que vai interferir nos demais serviços previstos para a faixa). Acho que o Guilherme Velloso se equivocou. De qualquer forma, se eu estiver errado, que alguém me corrija.

    Um abraço,

    Marcelo

  • #16
    Citação Postado originalmente por Marcão pqdt Ver Post
    Marcos,
    ...gostaria de saber o que o pessoal mais usa nos passeios e trilhas pra ver se vale a pena instalar um fixo na viatura, não tenho espaço pra colocar os dois, pra mim o ideal seria que nos comboios o pessoal usasse o PY, mas na prática não sei se é o que ocorre, o que vc me diz ?
    Bom, primeiro tenho q lembrar que tudo que "sei" sobre estes rádios foi aprendido na base do "palpite" e da técnica "erro e acerto"... ou seja, nao tenho o mínimo conhecimento técnico adequado pra orientar muito bem ok?

    Acho que pra vc saber oq o pessoal mais usa nos passeios vai de jeep clube pra jeep clube... sei de muita gente que usa PX "normalmente" e em grandes comboios... mas tbem sei de uma "galera" que prefere os VHF... entao, acho mesmo que vc pode dar uma pesquisada no que o pessoal da tua regiao normalmente usa, pra poder "falar a mesma lingua" que eles, concorda?

    Os PX tem algumas vantagens sobre o VHF quando falamos de utilização no dia a dia... como o Guilherme e o marc falaram, os VHF estao sujeitos às regras de segurança e exclusividade de frequencias, para que vc nao entre inadvertidamente na conversa da polícia, dos bombeiros, capitania dos portos, etc... NAO que os PX nao estejam sujeitos à nada... eles tbem sao regulados pela ANATEL e possuem regras de utilização e segurança, mas devido a especificidade de sua banda, vc nao teria que possuir um "indicativo" de operador (nao faz prova na ANATEL)... porém, quando falamos em qualidade de transmissao... bom daih os PY "esmagam" os PX, pois a mensagem chega alto e claro, sem interrupções ou nada parecido... entao, vc tem que ver também sobre oq vc está disposto... entende?

    O Guilherme ainda falou uma coisa interessante... sobre ele usar repetidoras! aqui em minha região (Tocantins) nao temos nenhuma estação repetidora para este tipo de serviço, entao sentimos "de verdade" a potencia de transmissao de cada uma das unidades veiculares... por exemplo: Na nossa última ida ao Deserto do Jalapão, os PY falavam muito bem em distancias de 30 ~ 40km usando antenas pequenas e eu (meu caso particular) usando um UNIDEN Marítimo (transmitem só em 25w) também falava sem a menor dificuldade... estou certo de que se tivéssemos levado os PX, só poderíamos conversar na metade da distancia e mesmo assim tendo que treinar os ouvidos para entender as palavras em meio àquela "chiadeira dos infernos" que tem nos "11 metros".... é por estas e outras que nós, aqui no Jeep Clube, usamos VHF em 156.500MHz para conversar... embora esteja fora da gama de frequencias que o marc falou, esta frequencia tbem é usada em rádios marinizados (vedados contra água, poeira e maresia) sem destinação exclusiva.....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade