All:
Estive lendo este tópico e por diversas vezes pensei em dar um palpite ou outro mas acabei me contendo, relendo o tópico resolvi colocar o dedo na ferida.
Eu concordo que motores diesel mais novos tem o funcionamento mais suave e melhor desempenho mas durante uma viagem de JPX à patagônia argentina fiquei sem motor por duas vezes, a primeira por um superaquecimento e consequente parada num estaleiro argentino por 5 dias e depois na viagem de volta, ainda a 5.000 km de casa por causa da correia dentada, desta vez o motor foi para o saco mesmo.
Dai quando comprei a Rural resolvi que não iria colocar motor com correia dentada, sabe como é, trauma. Estou com o Q20B4 turbinado, a Rural anda o que deve para um carro de sua idade (1966), pretendo intercoolar para ganhar o que vou perder com a instalação do ar condicionado.
Outra coisinha, em defesa da Hilux, tenho uma SW4 1994, aspirada com 300.000 km rodados e o mecânico me garante que a retífica só vem depois dos 400.000km. Não é um foguete, longe disto, mas o conjunto motor+caixa+transferência/redução praticamente não dá oficina.
A última coisa, terei que procurar mas quando emplaquei a Rural, em Belo Horizonte, bastou entrar em contato com um despachante com bons contatos dentro do Detran local, a lei garante o emplacamento mas se você não molhar a mão da "lei" o processo não anda.
[]s