Marcos, saudações.
Dos V8, o melhor éra os Dodge do caminhão canavieiro.Mas o coletor de admissão é muto pesado, em ferro fundido. Hoje é um motor dificil de encontrar. Pistões, só usado ou encomendado em fábrica.
Os 302 também não eram ruins. O coletor saiu em alumínio e portanto mais leve que o do 302 a gasolina. Mas a vida útil dos 302 a alcool nos Landaus, éra muito curta. Dificilmente chegavam a 70.000KM.
O Ford 292 saia a gasolina, mas éra possível encontrar pistões para alcool, quando a crise do petroleo apareceu.
Se quizer realmente que seja a alcool, sugiro o 318, que foi lançado em grande numero para caminhões, comprovando seu uso. Encomende um jogo de pistões e prepare seu motor.
O 302 é de alta rotação, inadequado para trilha.
O 318 e o 292 são baixa rotação e com muita força, sendo que o 318 é o que apresenta maior torque.
Todos os dois exigem um adequado sistema de refrigeração.Aquecem mais que um em linha.
Exite também o motor GM 292, em linha do caminhão, que saia a alcool.
Mas é o 318 que apresenta o ronco mais bonito. É inconfundivel.
A Dodge lançou também um motor 340, que vieram poucos para o Brasil. Mas é facil preparar ou fazer um 318 virar um 340. A modificação é pequena. Está no dâmetro do pistão que vai de 99mm para 101,6mm.
Como também voce pode montar um V8 -292 com os pistões do dodge, até 0,20 ; seja com 100mm.
Estou em Ribeirão Preto.. Venha fazer um passeio e poderei lhe mostrar diversos motores. Ia me esquecendo, mas existe ainda o V8 da Cherokee com injeção.
bodaoguara@bol.com.br
A seu dispor, bodao.