Conversei com um dos patrocinadores que temos, e o que ele diz é que no tipo de prova que fazemos o carro é o chamativo... pois não há disputa de mais de um carro na mesma trilha ao mesmo tempo e, por conta disso, ele exige os adesivos nos carros.
Continuamos conversando e ele fez uma proposta que entendo que até seja justa.
Os patrocinadores da prova são colocados para viabilizar esta prova, com o intúito de diminuir os custos de participação, inclusive dos competidores (lembrando que o Rally dos Sertoes cobra 13.000,00 por carro, e mais 1.000,00 por mecanico)
Diante disso ele até aceitaria que um carro não tivesse adesivos dele, se parte do dinheiro que ele pagou fosse devolvido.... como se fosse uma multa....
Até certo ponto eu concordo com ele... pois se vc tiver que pagar uma multa, não vai ser o Zé da auto peças da esquina que vai te patrocinar... então isso justificaria mais.
Não sei como isso seria para empresas ainda maiores, mas eu ouvi isso do representante da WARN.
Sim, a organização Dunas Race cobra caro. Mas fornece:
INFRA - ESTRUTURA
O Rally dos Sertões é um evento gigantesco, movimenta milhões de reais por ano e exige grande infra-estrutura tanto da organização quanto das equipes e competidores. Veja os números de 2004:
Equipe Médica e Paramédica: 20 pessoas
Equipe Técnica da organização: 4 equipes/ 75 pessoas
Cronometragem: 2 equipes / 11 pessoas
Apuração de resultados: 2 equipes / 6 pessoas
Cenografia: 1 equipe / 15 pessoas
Os Canastras (equipe de limpeza do percurso): 3 pessoas
Ação Social: 18 pessoas
Helicópteros: 1 de filmagem de TV e 2 para resgate aéreo
Aviões: 2 da direção de prova e comunicação e 1 de transporte de pessoal
Secretaria de Prova: 1 Equipe / 6 pessoas
Carros de organização: 84 picapes 4x4, 5 caminhões e 1 ônibus
Total de pessoas envolvidas na organização: Mais de 300 pessoas
Equipe de assessoria de imprensa (VipComm): cinco repórteres, três fotógrafos e um coordenador
Equipe de produção de TV (WN Produções): 30 pessoas incluindo repórteres, cinegrafistas, editores, diretores e técnicos em telecomunicações
e proporcionou em 2004:
RETORNO DE MÍDIA
O Rally Internacional dos Sertões atrai grande número de jornalistas e gera excelente retorno de mídia espontânea em jornais, site de internet e emissoras de rádio e de televisão, além de revistas. Em 2004, mais de 150 profissionais da imprensa acompanharam o evento.
Os resultados
Mídia impressa (jornais e revistas):
167 veículos de comunicação noticiaram a prova
1.017 reportagens foram publicadas
1.120 fotos na mídia
Televisão:
196 horas de programação exibidas
602 reportagens foram ao ar
Brasil e mais 40 países mostraram o Rally dos Sertões
Rádio:
156 reportagens do evento
Internet:
2.300 reportagens publicadas
192 sites diferentes
887 fotos ilustraram os textos
Vamos comparar coisa com coisa?? No atual contexto, nem o site da UBROC funciona direito............
Régis, eu entendi direito?? Eu vou ter que pagar caso eu decidir em não usar o adesivo do patrocinador da prova?? É isso que o cara da Warn tá falando?? Me desculpe, mas isso é muito, mas muito furado!!!
OK, vamos dizer que acabo de fechar um contrato exclusivo de patro com a Work, coisa de 20 paus. Com isso, vou adesivar o carro, a carreta e a bunda com tudo que tem direito. I LOVE VANDERLEI.........
Régis
Já tem pelo menos definido quais são os espaços definidos pros patrocinadores da prova??? E a camiseta, foi comentado algo sobre o assunto???
[]'s tentando agilizar as paradas
Simon
Não queria entrar nessa de comparar ... mas vamos aos números....
Rally dos Sertões 2004 Foram 10 dias de disputas acirradas por vários tipos de terreno entre mais de 220 veículos inscritos em todas as categorias.
Custos:
Cross Country
Motos e quadricíclos: R$3.800,00
Carros e caminhões: R$9.500,00
Equipe de Apoio: R$750,00/pessoa
Regularidade (carros)
Graduados: R$6.000,00 / carro (piloto e navegador)
Turismo: R$3.000,00 / pessoa (até 4 pessoas por veículo)
*com direito a uma inscrição de apoio
Expedition
Carros: R$3.000,00 / pessoa (até 4 pessoas por veículo)
Patrocínios:
Banco Real
Goodyear
Ipiranga
Siemens
Brasil Telecom
Co-Patrocinio:
VW Caminhões
TAM Viagens
Agora fazendo conta de besta... somando custo de inscrição para Carro ou caminhão + moto ou quad + regularidade graduados (a turismo é a mesma coisa, pois é 3 por pessoa) chegamos em 19300.
Agora divido isso por 3, dá 6433,33 .
Vezes os 220 equipes inscritas = R$1.415.333,33
Agora consideramos 1 pessoa de apoio para cada equipe 750 x 220 = 165.000
Não vou nem discutir aqui o quanto é uma cota de patrocínio...
Mas até agora, só de inscrição deu R$1.580.333,33
Não preciso nem dizer o que isso significa.....
Nossa prova sim tem custos bem menores que esses, e por isso é mais barato.
Régis, eu entendi direito?? Eu vou ter que pagar caso eu decidir em não usar o adesivo do patrocinador da prova?? É isso que o cara da Warn tá falando?? Me desculpe, mas isso é muito, mas muito furado!!!
OK, vamos dizer que acabo de fechar um contrato exclusivo de patro com a Work, coisa de 20 paus. Com isso, vou adesivar o carro, a carreta e a bunda com tudo que tem direito. I LOVE VANDERLEI.........
Como fica??
Bill,
Sim e sim....
Vc pode ter conflito, desde que pague a multa.
Como eu disse foi a proposta de UM dos patrocinadores da UBROC, e por isso estou tentando entender os dois lados.
Régis
Já tem pelo menos definido quais são os espaços definidos pros patrocinadores da prova??? E a camiseta, foi comentado algo sobre o assunto???
[]'s tentando agilizar as paradas
Simon
Simon,
Ainda não.
[]s tentando conseguir dinheiro para fazer a prova
Como eu disse foi a proposta de UM dos patrocinadores da UBROC, e por isso estou tentando entender os dois lados.
[]s
Régis
Acho que não tenho que nem comentar, mas acho totalmente errado este conceito.
OK, vamos para mais uma suposição. Tenho o patro da Suzucar, que atualmente está atendendo ambas das partes muito bem. Daí, vamos dizer que numa tentativa de pegar uma fatia deste bolo, a Alternativa 4x4 entra de patro UBROC para a prova de Campos. O que estava tudo certo com o meu patro Suzucar, derepente se tornou errado??
Que conceito furado...........
Olha, vejo este negócio de uma maneira bem simples, pode até ser simples demais..........
1) Eu preciso de patro para sustentar a Equipe Suzucar. Por enquanto, estamos levando, barrancos e trancos, pegando uns patros pequenos para cada prova para cobrir alguns custos. Mas na medida em que a sofisticação vai aumentando, junto vão os custos.
2) A UBROC precisa de patro para financiar as provas. Por enquanto, estão levando, de qual forma eu não sei e nem preciso saber. Também, na medida em que a modalidade vai crescendo, assim vão os custos em realizar uma prova.
Mas da mesma forma em que EU não saio por aí assumindo compromissos financeiros que não posso atender, a UBROC não deveria fazer a mesma??
Eu não tenho uma carreta para transportar o meu jipe. Sabe porque?? Porque não tenho grana!!! Então, que tal que a organização adota a mesma postura, de atuar dentre as possibilidades financeiras que ela possui???
Olha, uma coisa é clara. Eu estou trabalhando para montar uma estrutura de patro envolvendo TRÊS empresas. Uma destas é a Suzucar, que já se demonstrou sendo uma empresa que leva a sério o seu ramo e também esta modalidade. As outras duas ainda não estão certas, mas eu estou falando para elas tudo que querem ouvir, se você me entende. Ou seja, a equipe vai construir uma imagem profissional em cima do veículo e da equipe, isso indo da pintura do carro até a cor dos capacetes. E poluição visual de adesivos avulsos e camisetas "baby look" não cabe dentro deste contexto........
Não sou contra o uso de adesivos da prova. Acho apenas que deveriam existir regras claras e consistentes para isso e que estas regras não prejudiquem em NADA as equipes..........
1- A UBROC precisa de dinheiro para fazer a prova (e esse dinheiro vem de patrocinio)
2- Os competidores precisam de dinheiro para correr (e esse dinheiro ou vem do bolso ou vem do patrocinio)
Se não conseguirmos um e/ou outro em acordo teremos uma das duas situações:
Ou não teremos prova
Ou nao teremos competidores.
Cabe a nós todos sentarmos juntos com a mentalidade de que ambos temos que ceder para haver um equilíbrio.
A UBROC poderia simplesmente dizer que não pode colar outros adesivos para correr na prova organizada por ela, assim como os competidores podem dizer que não correm com os adesivos que a UBROC manda colocar.....
Concordo que temos que sentarmos juntos para discutir. Sö acho que temos que trabalhar dentro das possibilidades financeiras que temos. Prefiro uma prova pequena e bem-feita que um espetáculo meia-boca. Com isso não quero dizer que as duas provas UBROC eram meia-boca. Muito pelo contrário, foram excelentes. Porém, vc sabe melhor que ninguém que o lado técnico sofreu por falta de verba, a decisão foi de gastar em outras coisas. Até que deu certo e alavancou muito a modalidade. Mas temos que tomar cuidado de não querer crescer demais o lado promocional, esquecendo que o espetáculo são os JIPES!!!
O fato é que qualquer um de nós, com um pouco de imaginação e dedicação consiguiria montar uma provinha, atraindo uns gatos pingados para assistir a gente subir e descer umas pedrinhas. Tenho certeza que se eu ligasse pro Sandro, o Zeca, o André, o Stephan, o Marquinhos, o Edvaldo, falando de uma brincadeira na Pedreira de Rio Grande, a ser realizada pela Prefeitura da cidade, eles viriam. E se a mineirada tivesse carretas, alguns deles também. Era isso a nossa idéia inicial, lembra??
O que a UBROC está trazendo está na grandeza nas provas. E isso é válido, muito válido. As duas provas foram duca, em termos de organização não tenho o que reclamar.......... 8) Montar um trem daqueles não é ndad fácil, para fazer tem que ter dedicação, imaginação e competência. Competência que EU não tenho, por isso não vou pôr a minha cara numa coisa dessas. Mas de eu ter que desembolsar ou tomar prejú com o meu patro particular para financiar o espetçulo tá errado. No meu ver, já estou fazendo a minha parte tombando o carro.........
Temos que achar uma saída que satisfaz os dois lados, pois na realidade é um lado só.........
ALL
Indo de acordo com a opinião do Bill...
De nada adianta uma mega estrutura, imprenssa enfim, um grande circo, se isso inviabilizar a participação dos competidores, lembren-se, quem faz o espetaculo são os competidores e não a organização.
Vide Formula 1!!!!