Acho que vocês estão complicando de mais um assunto que é extremamente simples... Tudo isso não passa de uma questão de Popularidade e Notoriedade. Quando se é popular, as empresas investem dinheiro para que suas marcas estejam presentes, para que de alguma forma, elas se beneficiem dessa popularidade pessoal. Quando não se é, acontece o contrario, as pessoas com nenhuma popularidade acabam se cobrindo de marcas conhecidas pois na comparação elas é que são populares e reconhecidas perante ao publico.
Exemplo: A Ferrari paga pro Schumy usar um boné com o símbolo da escuderia no dia a dia, pois ela acaba se beneficiando da popularidade dele. Já eu, que também tenho um boné da Ferrari, paguei caro mesmo sendo falsificado, quando o uso as pessoas olham para o boné e ele é mais popular do que eu, num processo inverso eu é que acabo me beneficiando da popularidade e notoriedade da marca, e incrivel, pageui por isso!!!!
Em suma, se você possui notoriedade suficiente você até consegue que lhe paguem uns trocos para divulgar uma marca... Mas se esse alguém for um Zé-Ruela como eu, é melhor usar uns adesivos de umas marcas bem famosas, que na pior das hipóteses tampa os buracos da pintura...

Isso explica por que a maioria de nós faz propaganda Gratuita sim... Principalmente quando trata-se de uma marca que admiramos e nos sentimos engrandecidos de em algum aspecto estarmos atrelados ela.. Seja um colante no vridro do carro, ou qualquer outra coisa...
[]´s
Gustavo