Abro este tópico para iniciar um debate sobre o sistema de penalizações a ser adotado para futuros eventos de Trial em Sampa. Em geral, o regulamento utilizado neste primeiro evento funcionou bem, mas tem alguns pontos que deveriam ser revistos para deixar a competição mais justa.

Para começar, IMNSHO, a função do regulamento se resume em dois aspectos principais:
1) Assegurar que a melhor equipe ganhe a competição
2) Assegurar que a competição promova atributos / ações nos competidores que sejam consistentes com o “espírito” da modalidade Trial

Quanto à esta primeira prova de Sampa, não há como negar que a melhor equipe ganhou....... Diria que o segundo lugar também foi justo. Das demais colocações, não posso afirmar nada, pois como estive competindo, realmente não vi quase nada da prova. Mas de modo geral poderíamos dizer que este primeiro aspecto foi atendido.

Porém, temos um problema quanto o segundo aspecto. Tenho ouvido e lido queixas de alguns competidores de que o regulamento premiava enrolação. E francamente, eu concordo 100% com esta afirmação. Eu assumo parte da responsibilidade por isso, pois eu fui um dos autores do regulamento.

Ora, o lance é o seguinte: No final de tudo, o publico e os competidores querem ver a mesma coisa, de ver os jipes ou passando por estes obstáculos impossíveis ou de ver a equipe se f%der na tentativa. Sim, usar a cabeça para melhor aplicar o regulamento faz parte da estratégia, mas de maneira alguma isso pode resultar em vantagem sobre uma outra equipe que tentou e fracassou.........

Como referência segue o link para o regulamento:

http://www.ubroc.com.br/Regulamento%...dendo%2001.htm

IMNSHO, os pesos relativos para ferramentas, cones, auxílio e guincho estão satisfatórios. Os problemas estão com as penalizações por “ESTOURO DE TEMPO” e por “DESISTÊNCIA”. Como falei ali em cima, estratégia de equipe é importante e deveria ser premiada. Porém, não tem absolutamente nada haver com o espetáculo de ter uma equipe enrolar no início de uma seção até o tempo estourar e desta equipe sair melhor que uma outra que entrou na seção, usou ferramentas mas fracassou. E isso aconteceu nesta prova, teve equipe que levou pontuação menor por propositalmente NÃO tentar vencer o obstáculo. Novamente, não estou tirando o mérito das equipes que aplicaram esta estratégia, afinal eles trabalharam dentro do regulamento. Mas é isso que a gente quer?!? Acho que não.........

Mas como resolver esta questão sem haver subjetividade na fiscalização?!? Ta difícil isso........ Por exemplo, como é que o fiscal vai determinar se a equipe está enrolando para não utilizar ferramentas ou está tentando resolver um problema com o motor do jipe?!? Vale ligar uma chave “segredo” na partida do motor para que o motor não pega quando esta estratégia seria boa para mim?!? Daí posso ficar 15 minutos no motor de arranque, sem usar qualquer ferramenta, levando apenas a pontuação por tempo?!?

Não tenho a solução, se tivesse teria a sugirido quando o regulamento foi bolado. Mas de uma maneira geral, acho que temos que aumentar bastante a pontuação por desistência, assim diferenciando-a do estouro de tempo.

Opiniões???

Abraços,