Dêem uma ohada na discussão sobre regulamento no outro tópico... irei postar um resume que fiz com algumas soluções
Versão Imprimível
Dêem uma ohada na discussão sobre regulamento no outro tópico... irei postar um resume que fiz com algumas soluções
I ai pessoal vamos comentar as suas participações no trial.
falai Leitão, Marcel, X, Sandro, Dennis etc
Relato do Leitão:
Como na maioria das vezes antes de uma competição havia alguns detalhes que ficaram para a última hora e outras preparações que simplesmente não deram tempo de serem feitas.
OS pontos francos da nossa equipe nesta prova sem dúvidas foi o Leitão Azul. Eu me concentrei em resolver o preoblema de falta de gasolina nas inclinações. REsolví com a fabricação de um tanque reserva...
E revisar a minha caixa de marchas que estava vazando muito óleo... Além de providenciar o acréscimo de duas parras na minha gaiola...
Além do guincho o maior pecado na preparação foi não revisar a vedação da minha panela de pressão (protetor de distribuidor) que nunca havia me deixado na mão.
Estava confiante por ter como dupla o Bill/Spider.
DEu no que deu... o guincho e a vedação da panela nos deixou na mão e prejudicou a equipe.
Fomos os primeiros na Manilha e não tive muita oportunidade. O Bill atrasou devido o estouro do seu cabo do guincho e o tempo logo estorou... Estava sem bloqueio dianteiro e não percebi. (faltou pressão no cilindro do ARB) A lama e a falta do bloqueio mal deixaram que o Leitão Azul subisse a primeira manilha.
O começo não foi muito bom... DEvido a nossa estratégia de equipe de não poupar esforços para vencer as seções... utilizamos muitas ferramentas e somamos muitos pontos... Hora nenhuma usamos o regulamento e embromamos para perder menos pontos.
No intervalo a manutenção que precisamos foi trocar o cabo do guincho do Bill.
Nossa segunda seção foi o Rock Crawling... O Bill começou muito bem e foi sozinho quase até o final... Usou o guincho e subiu com facilidade...
Outra vez o ARB dianteiro desligado e a lama atrapalharam... No final da seção o Bill percebeu que o bloquio não estava funcionando mas já era tarde e já estávamos usando o guincho. Terminamos em tempo mas perdemos alguns pontos a mais...
No tempo para nosso terceiro obstáculo aumentei a pressão do ARB e ele naturalmente voltou a acionar.
A Piscina de lama e àgua barrenta era o nosso terceiro obstáculo... Fiquei com medo do Leitão Azul beber àgua pelo respiro do óleo do motor que fica a 1,75 metros ou de molhar módulo de ignição e bobina que ficam a 1,60 metros ou ainda beler pela entrada de ar que fica a 1,70 (dentro do cockpit), ou ainda pela saída auxiliar de vapores do motor BF161 original que fica bem baixa a 1 metro...
Nunca poderia imaginar que o carro iria morrer quase imediatamente por falha de vedação da panela de pressão que está a 1,20 metros...
A piscina tinha 1,50 metros e meu distribuidor ficou inteiramente dentro d'água. PAra complicar ou me salvar o arranque molhou e parou totalmente tb. As solenóides do guincho ficaram debaicho d`água (1,10 metros) e o guincho não deu nem sinal, obrigando que o Bill me puxasse de cabo a rabo na piscina... VEndemos a piscina faltando poucos segundos para estourar o tempo e perdemos apenas 25 pontos.
Porém, assim como eu já havia previsto foi fim de prova... O meu motor encheu d'água e o arranque não dava nem sinal...
O Bill parecia satisfeito com o resultado da piscina e resignado com a minha quebra... me aconselhou a não arriscar meu motor e levar o Leitão Azul para uma troca que óleo assim que possível...
Corri no Shopping Global e convencí uma loja de mecânica geral de fazer a tal troca que óleo... Reboquei o Jeep, tiramos o óleo e 2 ou 3 litros de água do motor... verifiquei as velas e o filtro de óleo que estavam secos... como? Milagre?
Não... é que como o carro morreu e o arranque tb pifou... o motor não funcionou com água e portanto não foi afetado... A água entrou pela tal saída auxiliar de vapores do motor que geralmente não deixa a água entrar enquanto o motor estiver funcionando... mas como ele apagou, foi por alí que entrou a água...
Com o óle trocado acionei o motor e nada... o arranque nem sinal...
O eletricista da loja havia ido embora, mas como por milagre resolver voltar para dar uma sapiada na prova. Imediatamente o convencí $$$ de revisar o arranque. Serviço feito em 20 minutos...
Aproveitei ohei o filtro de ar que estava seco... e troquei-o tb.
BAti a chave e o Jeep pegou, porém falhando um pouco e fraco... achei que fosse água no tanque.
ME despedí dos mecânicos, paguei a troca de óleo e acelerei de volta para a prova. Iraia abastecer antes de voltar. Ao virar a primeira esquina o Jeep apagou novamente. Imaginei que fosse devido a gasolina.
Voltei a pé aos boxes, e pedi ajuda ao Bill... Rebocamos de volta o Jeep para os boxes...
Foi olhar e estava saindo água de dentro da minha querida panela de pressão. Fiquei horrorizado ao perceber a cachoeira que ela havia se transformado...
Estava descoberto a verdadeira causa do apagão na piscina.
Tiramos a tampa, secamos o distribuidor e o Jeep começou a funcionar melhor do que antes da prova... já devia ter umidade lá dentro antes da prova...
O arranque estava O.K.
Como o intervalo entre o nosso terceiro e quarto obstáculo era de apenas 30 minutos, perdemos a chance de tentar os troncos... mas ainda deu tempo de irmos no obstáculo da lagoa.
Fomos bem com apenas um cone perdido.
No sábado foi isso.
Já no Domingo o Leitão Azul parecia estar 100% pronto.
O ARB devidamente regulado, o arranque revisado, nada de piscina d`água, motor 100%.
O Zeca da JF Racing substituiu o meu spotter que não acordou...
No Rock Crawling subi bem melhor do que da primeira vez... principalmente devido ao correto funcionamento do ARb e menor pressão nos pneus. No fianl usei o guincho que começou a falhar copiosamente... eram os efeitos da piscina nas solenoides que ficarm submersar por 10 minutos ou mais.
No final da subida tinha a descida animal e o Jeep estava muito atravessado para que eu pudesse tentar uma descida frontal e segura. TEndei manobrar mas a posição do Jeep só piorava. Acabei optando por avançar sobre 3 cones para evitar um tombo certo.
Nos boxes percebí que o arranque começava a falhar novamente....
NA espera para as MAnilhas... percebí tb que a minha barra de direção estava amassada e pegando na bola do diferencial... Era por isso que eu não conseguia manobrar o Jeep no altao do Rock Crawling....
DEixei o Jeep ligado (arranque) e dei uma desamassada na barra...
Entrei nas MAnilhas sem arranque, sem guincho e virando pouco para a direita.
Optei por estourar de cara um cone para me posicionar melhor e fazer um traçado planejado.
Já no final das manilhas escorreguei e fiquei sem embreagem (o escorregão acabou soltando o tirante da embreagem...
PAra piorar o motor apagou com o escorregão e o arranque nada.
TEntei o guincho que ora falhava, ora funcionava (com algumas pancadas nas solenóides). PAra piorar o Jeep morreu com a primeira reduzida engatada (sem embreagem) e não conseguia desengatar... Era o fim...
Faltando alguns segundos para estourar o guincho ainda funcionou alguns centímetros e a marcha soltou... andei mais alguns centímetros e o tempo acabou...
Apesar dos problemas acabei em quarto lugar no Domingo... com uma preparação um pouco melhor e alguns cuidados tenho certeza que poderia ter cavado o terceiro.
NAda mal diante os problemas que tive e um Jeep Willys 67 praticamente original com apenas SPOA, ARB dianteiro e Lock-right traseiro (instalado na sexta).
Isso prova que, por enquanto, um bom Jeep com menos de R$ 10.000,00 em investimentos feitos nas coisas certas pode ser competitivo no Jeep Trial 4x4.
Um erro que tb cometi, substimei a água, a sua ventuinha é mecanica isso não atrapalha, no mkeu caso isso foi fundamental pois não tinha nada para proteger o distribuidor
Bom...... minha participação no trial só não foi pior porque ganhei do Leo 8) . Fiquei até a ultima semana correndo atras de um guincho para a prova, na terça feira a noite consegui um guincho mecânico e ele foi colocado as pressas nas duas noites que antecediam a prova, não dando tempo nem de testar, 20 minutos antes de começarem as seções eu ainda estava aprendendo a operá-lo :roll: . Resultando.... com não testamos o guincho não percebemos que havia um erro na instalação, aconteceu que ele quebrou logo no primeiro meu primeiro obstáculo, manilhas, meu parceiro foi tentar subir e o guincho elétrico dele abriu o bico.... O trial acabara alí para nossa equipe. Foi uma pena porque vim de tão longe para não ser competitivo, estávamos muito confiantes pois tinhámos uma dupla muito bem equilibrada e com ambos jipes com pneus super agressivos para a lama. Até tentamos fazer algumas outras seções, mas sem sucesso. Apenas seção LAGO foi terminada, fiz com tanta facilidade que fui pra fazer a segunda vez, mas os ficais não dexaram :lol:
Dennis eu tb vivi algo parecido, trabalhei a semana inteira no Jeep até as meia noite, no dia da prova estava exausto mas a adrenalina em 220, estudei quase todos obstaculos, principalmente porque o Sandro passava neles na minha frente então vi passo a passo como eles se saiam, só não dei bolo para o posso ne lama que para mim era um dos mais faceis, foi ai que coloquei uma melhor posição a perder, esqueci que havia instalado a helice mecanica, nãpo tinha panela de pressão nem esnokell, e tb o Sandro não passou primeiro, eu fui o primeiro lá por isso dancei, faz parte ganhei uma pppppuuuutttta esperiencia.
Pois é....apesar de quebrar o guincho, adorei esse tipo de prova, mas mesmo assim o verdadeira vocação do meu jipe é TRILHA. Ontem eu ja estava de volta a elas :wink: tranquilinho com uma mão no volante e outra segurando uma laranja 8) , sem pressa sem stress. Meu jipe chegou num patamar de preparção que está a anos luz dos jipes aqui no meu meio, só começarei e investir mais nele quando o pessoal daqui começar a investir nos deles também. :roll:
Bom pessoal,
No Sábado:
1º Rock Crowling - 1ª equipe a passar pela seção, muitas pedras soltas o que prejudicou bastante, eu passei o André chegou bem perto do final qd o tempo estourou. Erramos ao ancorar o carro dele no Kalango e não no vergalhão. Tomamos umas 10 pranchas mais guincho, o que resultou em 230pts só nessa seção, foi justamente onde questionamos o regulamento
2ª Manilha - Fomos para esta seção às 14:00hs, o que de certa forma foi bom pois deu tempo de arrumar o pneu que furou no Rock. A coisa lá tava feia, nem guincho tirou o KALANGO da 1ª Manilha, como não ficamos enrolando pra estourar o tempo, usamos patesca, prancha e o escambal pra tentar vencer a seção, resultado, mais uma put#!#$ penalização.
3ª Troncos - O André entrou primeiro e os pneus dele realmente não estavam ajudando muita coisa, no barro o carro não obedecia. Qd conseguiu acertar o lugar, passamos sem dificuldade, apesar de usar a cinta para puxá-lo pra trás 1 vez.
4ª Lago - Estava muito fácil, tomamos um cone novamente por falta de pneu.
5ª Lama - Passamos sem dificuldade com 1min. e 17 seg.
Domingo
Rock - Passei bem, apesar de problemas com o controle do guincho. Tomei um cone por besteira do meu Spotter, mas ficamos em 2º, só perdendo pro JF no tempo. Saí de lá com 1 semi-eixo quebrado
Manilha - De novo essa FDP segurou o Kalango. Com 1 semi-eixo quebrado, o outro foi pro saco logo no começo da seção. O diferencial traseiro apoiou na manilha e as rodas ficaram no ar. Tentei de tudo até o último segundo, mas por ali fiquei, só saindo na retro. Talvez se não tivesse mudado a ancoragem do guincho umas 3 vezes tivesse ganhado 1 posição, mas pra que?? O que adiantaria? Em que isso mudaria minha vida?hehehehe
[]´s...
é o que falei os primeiros que fezeram Rockcrawling e o ultimo que fizeram as Manilhas tiveram vantagem. A hora que vc passou no Rockcrawling estava instacto cheio de pedras.
Marcos,Citação:
Postado originalmente por Marcos Ojeda
Concordo com relação ao Rock, mas a manilha piorou pra quem tinha pneu até 35". Como seu conteúdo não foi preenchido, ficaram frágeis e quebraram nas extremidades sem o ressalto. Os pneus até 35" literalmente entravam dentro da manilha e como o terreno estava muito instável pela lama, não se conseguia apoioa a prancha ou o hi-lifth.
Fica aí uma dica pros organizadores. Em BH enchemos as manilhas com terra e depois cimentamos as bocas, assim o obstáculo não sofreu modificação com a passagem das equipes.
[]'s
Marcel,Citação:
Postado originalmente por Escória - O Visionário
Quando o regulamento estava em discução, eu dei uma idéia sobre desistência e sobre abandono (A frase, não muito clara, "Esta idéia pode ser utilizada para cada estaca", mas era só perguntar o que quis dizer), mas como sou inexperiente e coxinha, ninguém prestou atenção.
[]'s de quem só serve para encher o saco, por ser inexperiente
Citação:
Postado originalmente por escoria
Opaaaaaaa.... serve também pra fornecer cerveja... BUUURP!!!!!!