Postado originalmente por
neilsonhenriques
Leandro,
Opa ! Prazer é todo meu.
Bom, o meu carro nunca deu defeito. Está com 82.000 km. Há peças de reposição no Brasil fora da Land Rover com 20% a 30% de diferença a menos do que da concessionária, embora eu nunca tenha precisado, mas acho que qualquer carro importado vai ser assim. Como você tem outros carros na garagem, isso talvez não inviabilize a compra.
A questão do diesel é mais ampla e não acontece só com a Land Rover. Se você der uma olhada aqui no fórum, vai ver que praticamente todos os carros (e até caminhões) com motores mais modernos padecem do mesmo problema. Eu não compraria um carro a diesel com motor common rail. Nenhum deles, de nenhuma marca. Detesto voltar de guincho pra casa e não tem nada que me tire mais do sério do que carro com defeito numa viagem.
Sobre o consumo, eu uso o Kiwi desde o Freelander. No D3 foi inútil porque uma vez que você aprende a dirigir economicamente, não fará diferença se o carro for um Celta ou uma Ferrari. O aparelho muda seus hábitos.
Claro que você não andará mais tão rápido, mas consigo boas médias (8 a 8,5 km/l) na estrada andando a 110 km/h. Com algum tempo de uso do Kiwi se acha o meio termo entre consumo e velocidade. Tenha em mente que é um carro muito pesado (quase 3 ton) e esses números vão variar de acordo com a situação (trânsito, subidas, descidas e etc). A pior média que já vi é trânsito de São Paulo as 18:00, 5 km/l.
O desempenho off-road do D3 é ruim, ou seja, o carro vira um Transformer e tira o prazer da coisa. Só usei ele uma meia dúzia de vezes porque simplesmente não tem a menor graça. Vou muito pra Visconde de Mauá, e numa dessas vezes já tinha uns carros 4x4 atolados e o D3 passou como se estivesse subindo no asfalto liso. Completamente sem graça ! Agora só vou pro barro de TR4 que é muito mais legal.
Você não vai conseguir calçar BFs nas rodas originais do D3 V8 que são aro 19. Eu testaria o desempenho off-road do carro com os pneus originais. Ele pode te surpreender.
Se mesmo assim não te atender, compre um jogo de rodas do D3 S que são aros 17 e calce pneus lameiros. Tem vários. Dê uma olhada nos tópicos de Land Rover porque teve gente lá que já fez isso, aí é só perguntar qual foi o resultado.
Se precisar de mais informações, tô aqui pra isso.
Abraços !
Neilson