
Caro Vitor,
Está mesmo difícil acompanhar... aliás, este e outros tópicos de comparação de veículos tem essa característica: às vezes dá preguiça de ler...
Mas vou resumir pra você as "verdades absolutas" que podemos aprender por aí:
1 - O TR4, por mais que os donos achem, não tem bom porta malas, nem mecânica confiável nem encara bem qualquer tipo de terreno (nesse caso, a opinião dos donos não importa, mesmo se voce já tiver enchido o porta malas de bagagem, carrinho de bebê e outras coisas - é mentira!);
2 - Para off road puro, Troller dá um show na TR4. E isso é realmente um fato: pneus bem maiores, maior articulação da suspensão, maior altura, melhores angulos de entrada e saída. Dá nem pra comparar. Agora, aqui descobrimos também que o Jimny, no quesito mencionado, dá um show na TR4: angulos de entrada e saída de 37º e 46º, ângulo de rampa de 31º, altura solo 190mm e pneus 205/70/15 (ou 215/75/15?). Não vai adiantar os donos de TR4 dizerem que este tem ângulos de entrada e saída de 38º e 41º respectivamente, ângulo de rampa de 35º e altura solo de 215mm, pneus (originais) 225/70/16 onde cabem tranquilamente pneus 225/75/16 ou 235/70/16. Ainda assim, o Jimny ainda dá um show na TR4.
3 - A TR4 "entorna" gasolina. Não adianta vir aqui dizer que sua média é 7 na cidade e 10 e alguma coisa na estrada, que comparado com outros veículos não é tão ruim assim: ou você é mentiroso, ou é ignorado, ou começam a comparar com carros a diesel (Troller, por exemplo) ou com V6.
4 - Só se pode ter paixão por Troller, Jimny, Toyotas, Willys e outros. Por TR4 não, ninguém vai te respeitar.
5 - Suzuki é Suzuki. Mitsubishi não é Mitsubishi; Land rover não é Land Rover; Ford não é Ford, Chevrolet não é Chevrolet e provavelmente nem Toyota é Toyota. Mas Suzuki é Suzuki.
6 - TR4 é manca. Ponto. Nem vem discutir isso. Agora, o câmbio realmente poderia ser melhor.
7 - Por outro lado, muita gente doida vem dizer que deu pau em Troller com TR4, deixando todo mundo pra trás.
Tenha paciência, né???
9 - Trilha pesada é aquela onde os carros passam 80% do tempo arrastados pelo guincho.
10 - TR4 não é Jipe. Ponto. Nem vem discutir isso também, porque a entrada no seleto grupo está fechada.
11 - Troller "levantando a perninha" é lindo!!!; TR4 levantando a perninha é bobagem, já que isso até Palio Locker faz.
12 - Contrapeso no estribo não vale, somente se os camaradas puderem pular no para lamas ou capô do carro (de preferência, uns 8 camaradas); isso deve ser prova de alguma coisa, que não lembro mais o que é.
13 - Uma vantagem legal da TR4 é poder usar o 4x4 (Hight) no asfalto com chuva ou mesmo estrada de terra. Se bem que isso não represente de fato vantagem alguma nas trilhas, em outras situações é bem útil. Mas não adianta utilizar este argumento, pois ele vai ser solenemente ignorado.
14 - Resumindo: trilha pesada, vá de Troller (fiquei na dúvida: Jimny também???); trilhas médias, vá de Troller ou Jimny; trilhas leves, vá de Troller (só pra curtir!!!) ou Jimny. Passeiozinhos em estrada de terra, pode ser TR4... se bem que aí até um Palio Locker deve ir melhor.



