x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
    Usuário
    Entrada
    28/04/2010
    Local
    Campo Grande/MS
    Agradecimentos: 0

Willys CJ5 1972 ou NIVA

Este é o meu primeiro post neste fórum.

A questão é a seguinte: quero comprar um off-road para diversão leve (trilhas e passeios curtos).

A minha dúvida é qual é a melhor opção. Estou vendo alguns anúncios e achei duas opções: a) WILLYS CJ5 4X4 1972; b) NIVA 1.6 CD 1991. Ambos estão em bom estado de conservação (motor, lataria, suspensão, etc.).

Qual a melhor opção?
    Moro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Já tive um Niva, mas faz tempo e na época era difícil de achar peças de reposição na cidade. Hoje com a internet deve facilitar. Mas mesmo assim ainda tenho vontade de ter um CJ5 por causa da capota conversível.

Agradeço a quem me ajudar nesta difícil escolha.

Angelo, estes são carros diferentes, com conceitos também diferentes, portanto é inviável compará-los "pau a pau", é melhor compará-los com base na utilização que lhes será dada.

Basicamente, o CJ será a melhor opção para trilhas pesadas (tem chassis, é muito espartano, portanto tem pouca coisa para quebrar e não vai dar pena se raspar a pintura ou amassar um paralama), mas não será uma opção boa para passeios e viagens, mesmo as mais curtas (capota de lona, baixa velocidade máxima, suspensão dura, desconforto total). Lembre-se também que é um carro muito velho, portanto sua manutenção será constante.

O Niva é mais adequado para trilhas leves, passeios por estradas de terra e viagens. Por ser monobloco, não é adequado para as trilhas pesadas. Além disso, por ser menos simples que o CJ (ele não é um jipe, é um automóvel 4x4, uma espécie de "pré-SUV"), tem mais coisas para serem detonadas. Por outro lado, ele é muito mais confortável e macio, é fechado (na chuva ou no frio, isto fará diferença). Sua manutenção, embora também deva ser atenta (as maioria dos nivas no Brasil tem cerca de 20 anos de uso), embora menos do que a do CJ, por ser o Niva bem mais novo que aquele. As peças, como você mesmo escreveu, podem ser obtidas em São Paulo, Rio, e outras cidades, via Sedex.

Portanto, fica aqui minha sugestão: pense bem na exata utilização que você pretende dar ao seu futuro 4x4. Se for para uso predominante em trilhas, talvez o CJ seja a opção mais indicada, mas se for para passeios e viagens, com trilhas leves e esporádicas, sem dúvida o Niva lhe servirá melhor.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário
    Entrada
    28/04/2010
    Local
    Campo Grande/MS
    Gil, obrigado pelos conselhos. Realmente é uma dúvida cruel.

Estou por for do mercado desse tipo de veículo.
    Sei que para avaliar se o preço está bom ou ruim depende muito do estado de conservação do veículo, mas quanto você acha que vale um NIVA 1.6 CD 1991, motor original e muito bom de lataria?

O CJ5 4X4 reduzida 1972 que estou analisando está com motor 6cil, foi reformado (pintura, suspensão e banco de couro) e está com pneus/rodas de F1000 (custo + - R$16 mil).

Em qualquer situação, eu só utilizaria para trilhas leves, pois encaixa mais no meu perfil atual. Mas sempre tive vontade de ter algo mais forte e robusto.

O meu maior "medo" é comprar um veículo mais antigo (CJ5 4X4) e sofrer com manutenção.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    02/03/2010
    Local
    LONDRINA/PR
    tem um cj5 na minha assinatura
    mais falando serio, cj5 vc acha peças tanto pra original quanto pra adaptado.
    a vantagem que é barato as peças e com certeza compra ai ou na internet tranquilamente. Niva já eu não conheço.... aqui tem bastante 4x4 então acha peça tb. arrisco dizer que custa mais caro a manutenção do niva.
    lembrando que é verdade o que o Girti falou. 100% apoiado.

Citação Postado originalmente por angelomateus Ver Post
    Gil, obrigado pelos conselhos. Realmente é uma dúvida cruel.

Estou por for do mercado desse tipo de veículo.
    Sei que para avaliar se o preço está bom ou ruim depende muito do estado de conservação do veículo, mas quanto você acha que vale um NIVA 1.6 CD 1991, motor original e muito bom de lataria?

O CJ5 4X4 reduzida 1972 que estou analisando está com motor 6cil, foi reformado (pintura, suspensão e banco de couro) e está com pneus/rodas de F1000 (custo + - R$16 mil).

Em qualquer situação, eu só utilizaria para trilhas leves, pois encaixa mais no meu perfil atual. Mas sempre tive vontade de ter algo mais forte e robusto.

O meu maior "medo" é comprar um veículo mais antigo (CJ5 4X4) e sofrer com manutenção.
    Angelo, é impossível avaliar um carro, qualquer que seja, sem ver e rodar com o mesmo. Como referência, pode levar em conta que em São Paulo, um Niva 90 a 94 (são quase iguais, as diferenças não se refletem no preço) em bom estado vale entre uns R$10.000 a R$12.000. Se estiver muito bom, chega a valer mais. Entretanto, este é o valor em São Paulo, aí em Campo Grande, de acordo com recente informação de um conterrâneo seu, os valores são mais baixos.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário
    Entrada
    28/04/2010
    Local
    Campo Grande/MS
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Angelo, é impossível avaliar um carro, qualquer que seja, sem ver e rodar com o mesmo. Como referência, pode levar em conta que em São Paulo, um Niva 90 a 94 (são quase iguais, as diferenças não se refletem no preço) em bom estado vale entre uns R$10.000 a R$12.000. Se estiver muito bom, chega a valer mais. Entretanto, este é o valor em São Paulo, aí em Campo Grande, de acordo com recente informação de um conterrâneo seu, os valores são mais baixos.
    Realmente aqui em Mato Grosso do Sul os preços dos Nivas costumam ser mais baixos do que de SP, tudo por causa da depreciação causada pelo mau uso e baixa manutenção.

Eu mesmo estou olhando anúncios para comprar o Jeep ou o Niva lá no Paraná (onde tenho parente), pois lá tem algumas relíquias em ótimo estado de conservação.

Você poderia me informar quem é o conterrâneo daqui de MS que tem Niva? Sabe lá se ele sabe de alguém com um pra vender (que valha a pena!).

Eu já tive um Niva CD 90 branco e me arrependo até hoje por tê-lo vendido.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem