não se deve acreditar em vendedor, eles ou tentam empurrar o mais caro para ganhar comissões mais gordas ou eventualmente tentam desovar um mico rapidamente... disponibilidade de peças eu creio que não haja tanta diferença, ja que ambas possuem mtas peças intercambiáveis com pickups bastante difundidas no mercado, mas apostaria numa vantagem para a hilux por ser a mesma no mundo todo, enquanto a ranger tem versões diferentes fora do continente americano... como a toyota até pouco tempo atrás era meio relutante a usar alumínio no motor de utilitários, creio que isso facilite a retífica do motor da hilux, e retificar um motor de 4 cilindros em linha normalmente sai mais em conta que um de 6 cilindros em v (embora os 2 cabeçotes da explorer sejam mais simples que o único da hilux)... fora isso, há diversas peças "universais" que podem ajudar a baixar o custo de manutenção, e creio que a hilux por ser mais rústica aceite melhor eventuais cambalachos... ja até vi uma com faróis da honda cg 125 quadrada...
quebrar menos, eu apostaria na hilux...
comportamento com gnv fica mais fácil avaliar a explorer, que é mais difundida entre os usuários desse combustível, enquanto as hilux são mais difundidas nas versões a diesel... creio, entretanto, que a hilux aceite bem o gás... além da pickup 2.7 que eu citei anteriormente ja vi umas 3.4 v6 a gás e aceitaram bem...