Postado originalmente por
Fernando Massad
Dojão, esse sistema a que vc se refere é um diferencial central, ou seja, além dos diferenciais de eixos, existe um diferencial central que controla a potência a ser enviada aos eixos. Assim, a alavanca tem a posição 4X2, 4X4 H, 4X4 L e 4X4 Reduzida.
Na 4X4 H vc pode andar engatado em 4X4 em, pisos de alta aderência (asfalto p.ex.) sem danificar o sistema de transmissão.
O Jimny de fato não possui diferencial central, de maneira que quando vc engata o 4x4 já é 4X4L. Se isso o aproxima do Willys, como foi dito lá atrás, o Troller tb não possui diferencial central, está no mesmo nível do Jimny neste aspecto, e é excelente em trilhas......
O veículo que dispõe de 4X4 H, quando a alavanca está nessa posição, permite a compensação, tal qual os diferenciais de eixos, de maneira que se o diferencial do eixo dianteiro gira em velocidade diferente do diferencial do eixo traseiro (em curvas, p. ex) não há risco de quebra. É igual quando uma roda gira mais rápidamente que outra sem que haja bloqueio....o diferencial faz a compensação.
Sei o que estou falando porque tenho uma Pajerinho V6 há 3 anos, a qual está atualmente à venda.....
Só que tem um detalhe.....em trilha, vc deve andar com o diferencial central bloqueado, até porque em caso de acionamento da reduzida o diferencial central estará NECESSARIAMENTE bloqueado, porque é a última posição da alavanca, compreende?
Por outro lado, a proposta do tópico é avaliar as duas viaturas em relação ao comportamento nas trilhas.
A vantagem da TR4 neste aspecto, seria em asfalto por exemplo, com chuva, o que não é a discussão.
Portanto, longe de ser um posicionamento "apaixonado pelo japinha", "deprovido de conhecimento técnico" ou outra coisa romântica como alguns dizem, ainda sou mais o Jimny pra trilhas.
Abraços aos que são fãs dos Jimny.....e tb aos que não são!!!! ahahahaha