.Caros foristas,
A informação que tenho em relação ao fato de a gas. adit. "soltar" impurezas, após o uso da comum,è que a cada três ou quatro tanques, colocar o aditivo AC DELCO na comum.Isto segundo o pessoal das revendas GM.Ninguem disse que o uso "súbito" da aditivada sobre a comum pode causar danos ao motor.Pessoalmente acho que pelo menos ao colocar o aditivo da minha escolha,confio na qualidade e procedencia do mesmo.
Que "confa" hein?Parece discução do Supremo.
JOFRAN.
Não faz qualquer sentido vedação ao uso de gasolina aditiva (Br, Shell....) nos carros da Subaru. O manual da minha Forester não diz isso e o que parece não ser aconselhável é o uso de aditivos colocados separados da gasolina na bomba do posto. Quanto à turbo, tentaria a Podium (que também é aditivada) e faria medições para ver se compensa.
Quanto mais tempo passar usando a comum, maior o acúmulo de impurezas, portanto maior o risco ao se usar aditivos, seja da gasolina aditivada, seja aditivos "externos". A recomendação contra os "externos" deve ser em parte por não se saber bem a procedência, existem vários tipos e certamente alguns não devem ser recomendados para determinado tipo de motor. Portanto o pessoal já prefere recomendar não usar.
Quanto às aditivadas pelas distribuidoras, concordo que não faz sentido o veto. Mesmo porque existem modelos de importados que as montadoras recomendam usar apenas premium (podium e análogas) e estas são aditivadas. Meu sogro tem uma Volvo XC90 e o manual recomenda Premium por exemplo.
Sou proprietário de uma forester 2010 0 Km - 2.0 e o carro é simplesmente sensacional na cidade e na estrada onde a utilizo mais aos finais de semana, o carro faz curvas grudado no chao por ser uma SUV e tem o desempenho / consumo muito bom por ter tração integral e também pelo tamanho e peso do carro.
Acabei de pegar a minha XT (aeeeeeeee!!!) e fui logo perguntando sobre qual gasolina usar. Na concessionária foi dito para usar a comum, sem aditivos.
Quanto ao carro em si, logicamente rodei um pouco só, mas algumas coisas me chamaram a atenção de cara: o conforto da suspensão, do câmbio e a suavidade do turbo. Aliás, a quantas rpm entra o turbo? Achei a aceleração até perto dos 4 mil rpm muito linear, sem trancos. Outra coisa boa é que o ar condicionado gela bem rápido.
O que eu não gostei é como o painel risca fácil. Mal se encosta nele e fica um ponto branco. Aconteceu comigo enquanto colocava o gps e fiquei surpreso. Outro ponto famoso dos Subaru eu já percebi: não tem certas perfumarias que vários carros tem. As portas não se fecham automaticamente com o veículo em trânsito. Vou ter que me reacostumar a fazer isso, ainda mais com a bebê (que adorou o carro!).
Outra coisa: quando fecho o teto solar, o forro fecha junto, é assim mesmo não? Forro totalmente aberto só com o teto totalmente fechado ou totalmente aberto.
Resumindo, o carro é jóia, quero ver é a famosa tração Subaru na prática.
Eu também adoro o carro em todos os aspectos. Realmente acho que algumas "perfumarias" no Brasil não são tão "perfumarias" assim. O carro trancar-se sozinho é uma quase necessidade (principalmente para quem vive em SP, como eu). Não sei se é possível instalar módulos capazes de fazer isso, e aproveitar para instalar umas "perfumarias de verdade" como fechamento dos retrovisores, dos vidros e do teto ao desligar o veículo. Se alguém souber me responder, agradeço.
Pepe, sobre interface pra fechar vidros, teto e recolher espelhos, há sim e me foi oferecido na concessionária. Futuramente devo instalar isso porque acho importante. Imagina fazer a %$#@ de deixar o teto aberto e ir embora?
Sobre o fechamento das portas, acho que há recurso pra isso, mas não é tão simples assim, afinal, carros com esse recurso, como a minha ex-Zafira, abrem todas as portas em caso de acidente.
A XT, com gasolina comum, fez de novo média superior de combustível, comparando-se exatamente o mesmo trajeto que costumava fazer com a Zafira. Ida e volta para o serviço, velocidade normal, sem aceleradas fortes, 7,8 km/l. Sem stress.
Tenho um classe A que trava as portas aos 8 km/h e destrava em caso de acidente.
Não senti falta disto no Forester: travo e destravo todas as portas com um botão, e é possível cada passageiro destravar sua porta manualmente de forma fácil.
Quanto ao fechamento dos vidros pela trava da chave, é só instalar: me ofereceram na concessionária por +- 200 reais.
Bom, faz tempo que não posto, então vou contar um pouco do meu histórico com a Forester XS básica.
Adquiri em Abril uma prata, 09/10 por 80 mil. Seguro 2.500. Franquia reduzida 2.500, bonus 5, brasil seguro auto. IPVA grátis no ano pelo estado de Goiás.
revisão 10 mil Km, 331 reais em brasília. Pedi alinhamento: 120.
Em Setembro, com 12 mil km, a uns 50 km/h, bato de frente na lateral de um Astra: Por sorte pegou na parte da frente do Astra, se pega na porta do motorista ele poderia ter se machucado. Por sorte, nenhum arranhão em ninguém.
Os air-bags frontais abriram. A frente ficou destruida, mas o carro parecia não ter nenhuma avaria mais séria, tanto que, como estava perto de casa, o conduzi até lá para esperar o guincho, sem nenhum problema, exceto a luz dos air-bags acesa.
Pra minha surpresa (e confesso, alegria), perda total. Previsão de conserto na concessionária: 70 mil reais. Tenho que me lembrar de pedir este orçamento quando ir lá novamente, mas tenho certeza que só não estou com o mesmo carro por que as peças são caras. Isto tem lá suas vantagens, as vezes.
Menos de 30 dias depois, adquiri outra zero, só que preta 10/10, nas mesmas condiçõe$. Hoje com 8 mil km.
Na minha turbo 10/10, fiz o seguro por três anos, prêmio anual de uns 3.100 e franquia de 3.500 pela CHUBB. Peguei estrada hoje, a 120 km/h no velocímetro, 2600 rpm, consumo de 10 km/l na comum. Depois que acabar esse tanque penso em encher com a premium para sentir a diferença. Hoje aproveitei um trecho de contorno em que havia área de escape e dei uma forçada na curva, asfalto molhado. Cantou pneu um monte, mas ela foi se corrigindo e nem deu tempo para eu tentar consertar no braço e no pé. O controle de estabilidade atua antes e funciona mesmo.
Ah, eu sigo esquecendo de trancar as portas, mesmo com o controle do lado.
Tenho lá minhas dúvidas do consumo das foresters turbo 2.5 para a aspirada 2.0 , Pois caros subaristas... quem anda num carro TURBO simplesmente não vai andar com o PÉ em cima principalmente na cidade e na estrada , e resumindo se apertar o acelerador a TURBO gasta gasosa.... a minha aspirada faz 9,0 na cidade e 11 na estrada com gasolina comun , está ótimo e acima do esperado pela tração integral e a meu ver para andar nesse transito CAÓTICO de S.P >>> não da para andar com um carro turbinado no dia a dia >>>>