Postado originalmente por
Ramiro Cruz Jr.
Bom, eu já havia escrito um monte de coisas aqui sobre o assunto, mas me atrapalhei, apertei uma tecla que não sei qual é, e apagou tudo.
Mas vou tentar repetir o que eu estava escrevendo: um 4x4 pra ser bom de lama, tem que ser curto, estreito, leve e ter pneus apropriados, primeiramente, e em segundo lugar ter potência condizente com o conjunto mecânico e o peso que se pretende deslocar, curso de suspensão eficiente que mantenha ao máximo o ponto de contato da tração (pneus) no solo e ter robustez não só estrutural como também em seu trem de força.
Curto > pouca distância entre eixos, para que vc. tenha sempre área de tração/contato em quaisquer situações e dificilmente fique "gangorrando" em alguma depressão ou obstáculo que exija bom ângulo de transposição central. Isso implica também em diâmetro de giro menor, facilidade de manobrar e dar meia-volta caso necessário.
Estreito > nem todos os caminhoso ou picadas ao qual chamamos de "trilha" comportam veículos largos. Além disso, quanto mais largo, mais difícil de manobrar.
Leve > ás vezes a viatura enrosca, e se vc. não está com os equipamentos apropriados, (guincho, bloqueio total no diferencial ou mesmo nos dois diferenciais, desengatável no dianteiro) ou mesmo se eles estiverem lá e por algum motivo, não estarem disponíveis, é sempre bom ter como dar um "empurrãozinho". E, definitivamente, vc. vai precisar de um trator de esteira ou uma patrol para empurrar quaisquer desses brinquedos se eles enroscarem/agarrarem no atoleiro. No caso de jipes/jeeps, como são leves, muitas vezes basta uma corda e uma turma bem disposta que o problema vira diversão.
Tenho os dois modelos, e sei bem o que é tirá-los de enroscos. São p.ups "full-size", e como o próprio nome diz, são modelos pra carregar muito peso e levar muita gente á cada viagem. Porém, o mercado nacional não dispõe de p.ups "small-size" dotadas de tração 4x4 (quando muito tem a Strada Locker, com bloqueio parcial do diferencial), mas em compensação na categoria "mid-size" (S-10/Ranger/Frontier/Hilux) vc. tem fartas opções de modelos 4x4, que com certeza, por serem mais leves, mais estreitas e ter entre-eixos mais curto, se darão bem melhor no off-road (principalmente em trilhas) do que a RAM ou a F-250, sem no entanto perder tanto assim em sua capacidade de carga e características de robustez.
Espero ter solucionado a sua dúvida.
( )´s.
Ramiro - Sampa - SP