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  • #37
    Usuário Avatar de vitorich
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    Citação Postado originalmente por GRACIELA SOUSA FERNANDES Ver Post
    Também achei a kilometragem muito elevada...
    Concordo com o citado em relação a consumo: tenho Ranger Sport e as médias são muito boas se comparadas a um sedã como o vectra, civic, etc.
    Em relação a diferença entre Strada e Ranger tenho uma observação que para mim também foi importante: já tive strada e atualmente possuo ranger, que por sinal não penso em sair tão cedo. Rodo bastante por mês, médias de 5 a 6 mil km/mês. Quando viajava de strada chegava no fim do dia e era uma dor terrível nas costas, de ranger não sinto nenhuma dor, o conforto é nota 10!
    Olá Graciela, que bom saber que alguém tem o mesmo carro que eu e faz médias parecidas. Pra tirar a dúvida peguei e calculei minha média no mês de fevereiro. Rodando 80-90% do tempo em asfalto, nunca passando de 100km/h, gastei um toral de 828,00 reais com gasolina e rodei cerca de 3100km. O preço do litro no posto onde abasteço é de 2,59. Fazendo as contas, gastei 319 litros e rodei pouco mais de 3000Km...isso dá média de 9,71km/l rodando 90% do tempo no asfalto. Fiz questão de colocar este cálculo, pois o colega Fernando parece não acreditar nestas médias. Quando acabar o mês de março vou repetir a média. Quando tiver oportunidade vou tentar calcular a média de estrada isoladamente e vou postar. E tu o que tem achado da camionete ??

  • #38
    Usuário Avatar de vitorich
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    Citação Postado originalmente por Scarpellini Ver Post
    Perdao caros colegas, mas faço viajens esporadicas, mas constantes.
    Eu rodo por mes uma media de 3.000 km.
    Perdao pela informação errada.
    Este mês rodei 3100Km com ela e gastei 828,00 reais com gasolina ( 319 litros ) rodando praticamente só em estrada. Serve pra você ter uma idéia de quanto vai gastar e comparar com diesel. Colocando na ponta do lápis, se vais rodar nesta média de 3000/mês, pretende ficar 2-3 anos com o carro, dependendo do custo do seguro, ficaria com a gasolina. Agora se pretendes ficar mais tempo com o carro ou vai rodar muito, prefira diesel.

    abs

  • #39

    Impressões da Ranger Sport

    Citação Postado originalmente por vitorich Ver Post
    Olá Graciela, que bom saber que alguém tem o mesmo carro que eu e faz médias parecidas. Pra tirar a dúvida peguei e calculei minha média no mês de fevereiro. Rodando 80-90% do tempo em asfalto, nunca passando de 100km/h, gastei um toral de 828,00 reais com gasolina e rodei cerca de 3100km. O preço do litro no posto onde abasteço é de 2,59. Fazendo as contas, gastei 319 litros e rodei pouco mais de 3000Km...isso dá média de 9,71km/l rodando 90% do tempo no asfalto. Fiz questão de colocar este cálculo, pois o colega Fernando parece não acreditar nestas médias. Quando acabar o mês de março vou repetir a média. Quando tiver oportunidade vou tentar calcular a média de estrada isoladamente e vou postar. E tu o que tem achado da camionete ??
    Olá Vitorich!
    Eu tenho uma verdadeira obsessão em relação a cálculo de médias de consumo e como viajo bastante fica mais fácil obter as médias de estrada. Em relação a Ranger Sport, fiz diversas médias e sempre "encho o tanque até a boca" (apesar de aber que não é correto) para ter certeza das médias obtidas. Tenho feito entre 9,3 e 10.2 Km/l de gasolina aditivada, isto é, sem AC na estrada. Tambem rodo no GNV e tenho feito médias de 12,3 Km/m3 tambem sem AC.
    Em relação a Pickup achei ela muito boa para rodar na cidade, boas retomadas em primeira e segunda marcha. Para uma cidade como São Paulo, em que as picapes diesel são muito visadas, acho ela uma excelente escolha. Já para uso na estrada, dependendo da subida, ela fica devendo um pouco, até fiat Uno passa pela gente...
    Outra diferença que achei em relação a Ranger diesel CD é a suspensão. Acho que a Sport pula demais em terreno irregular, tanto que apesar de ter o peso do KIt Gás (cilindro de 30m3), ainda assim fica que parece um cabrito. Diminui a pressão dos pneus a 30 libras e mesmo asssim ainda ela é nervosa.
    Mas no geral acho uma boa picape, conforme vai ficando mais rodada, ela vai deslanchando aos poucos. No começo achei ela "meio presa" mas ela vem melhorando a cada dia.

  • #40
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    Citação Postado originalmente por GRACIELA SOUSA FERNANDES Ver Post
    Olá Vitorich!
    Eu tenho uma verdadeira obsessão em relação a cálculo de médias de consumo e como viajo bastante fica mais fácil obter as médias de estrada. Em relação a Ranger Sport, fiz diversas médias e sempre "encho o tanque até a boca" (apesar de aber que não é correto) para ter certeza das médias obtidas. Tenho feito entre 9,3 e 10.2 Km/l de gasolina aditivada, isto é, sem AC na estrada. Tambem rodo no GNV e tenho feito médias de 12,3 Km/m3 tambem sem AC.
    Em relação a Pickup achei ela muito boa para rodar na cidade, boas retomadas em primeira e segunda marcha. Para uma cidade como São Paulo, em que as picapes diesel são muito visadas, acho ela uma excelente escolha. Já para uso na estrada, dependendo da subida, ela fica devendo um pouco, até fiat Uno passa pela gente...
    Outra diferença que achei em relação a Ranger diesel CD é a suspensão. Acho que a Sport pula demais em terreno irregular, tanto que apesar de ter o peso do KIt Gás (cilindro de 30m3), ainda assim fica que parece um cabrito. Diminui a pressão dos pneus a 30 libras e mesmo asssim ainda ela é nervosa.
    Mas no geral acho uma boa picape, conforme vai ficando mais rodada, ela vai deslanchando aos poucos. No começo achei ela "meio presa" mas ela vem melhorando a cada dia.
    Graciela;

    Precisa levar em conta que a Ranger CD tem o entreeixos mais longo e é mais pesada que a Ranger Sport CS.

    Ah...e antes que eu me esqueça...Experimenta na sua Ranger Sport baixar ainda mais a pressão dos pneus de trás para 26lbs. Quando comprei a Ranger usava (dianteira/traseira) 35lbs/30lbs. Depois comecei a usar 32/30. Como os Pirellis Scorpions derreteram com 30 mil km, pude observar que usando 32/30, os pneus gastaram mais no centro do que nas bordas, o que é indício de calibragem excessiva. Ai quando coloquei os BFG´s adotei a calibragem de 30/26lbs, levando em conta que a dianteira da Ranger a diesel 4x4 é pelo menos 120kg mais pesada.

    Agora com os BFG´s com quase meia vida, ainda hoje estava olhando e notei que o desgaste tem sido bem uniforme, das bordas ao centro.

    Agora uma pergunta....a falta de força em estradas, e na subida é usando gás ou gasolina?

    Um grande Abraço!

    PS: Ando quase sempre sem carga
    4X4 Brasil Razão: Colocar uma observação
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #41
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Graciela;

    Precisa levar em conta que a Ranger CD tem o entreeixos mais longo e é mais pesada que a Ranger Sport CS.

    Ah...e antes que eu me esqueça...Experimenta na sua Ranger Sport baixar ainda mais a pressão dos pneus de trás para 26lbs. Quando comprei a Ranger usava (dianteira/traseira) 35lbs/30lbs. Depois comecei a usar 32/30. Como os Pirellis Scorpions derreteram com 30 mil km, pude observar que usando 32/30, os pneus gastaram mais no centro do que nas bordas, o que é indício de calibragem excessiva. Ai quando coloquei os BFG´s adotei a calibragem de 30/26lbs, levando em conta que a dianteira da Ranger a diesel 4x4 é pelo menos 120kg mais pesada.

    Agora com os BFG´s com quase meia vida, ainda hoje estava olhando e notei que o desgaste tem sido bem uniforme, das bordas ao centro.

    Agora uma pergunta....a falta de força em estradas, e na subida é usando gás ou gasolina?

    Um grande Abraço!

    PS: Ando quase sempre sem carga
    Daniel,

    Quando peguei a picape zero na concessionária estava calibrado com 46 libras nas quatro. Imagina o que foi andar sem carga com uma pressão dessas. O pior é que só fui verificar depos de 4 dias...eles falam que calibram os pneus na revisão de entraga...conversa fiada

    Desde então, já estou com 16.000 rodados, tenho andado com 30 nas quatro. Tive a tentação de abaixar mais, mas vi que na tabela de calibragem o minimo é 30. Mas vou fazer o teste que você me indica. Depois te digo se melhorou.

    Em relação a falta de força, no GNV em subidas é sofrivel, se andar com AC então é um verdadeiro martirio. Na gasolina ela é um pouco melhor, mas sempre tem que reduzir a marcha para pelo menos uma quarta. Eu utilizo bastante a rodovia Dom Pedro que vai de Jacareí a Campinas, e esta estrada possui umas subidas bem acentuadas e diretamente ando na gasolina.

    Agora, a Ranger diesel CD 4x4 é outra picape, quando viajo para fora do estado, vou nela e quando volto a sport, tenho que me acostumar...mas de qualquer maneira, não me arrependo pelo custo-beneficio que ela traz.

    Daniel, pelo que você e outros foristam indicam o Scorpion tem uma vida útil de 30 - 35 mil km. Quando chegar lá vou trocar por BFG ou Michelin, qual você indicaria para uso misto?

  • #42
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...4&d=1234225957


    NAO SOU EXPERT EM INFORMATICA, MAS ESTA FOTO EU TINHA CONSEGUIDO ADICIONAR, ME MANDA O TEU EMAIL QUE FICA MAIS FACIL DE MANDAR OUTRAS FOTOS.
    ABRAÇAO ALEXANDRE

  • #43
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por GRACIELA SOUSA FERNANDES Ver Post
    Daniel,

    Quando peguei a picape zero na concessionária estava calibrado com 46 libras nas quatro. Imagina o que foi andar sem carga com uma pressão dessas. O pior é que só fui verificar depos de 4 dias...eles falam que calibram os pneus na revisão de entraga...conversa fiada

    Desde então, já estou com 16.000 rodados, tenho andado com 30 nas quatro. Tive a tentação de abaixar mais, mas vi que na tabela de calibragem o minimo é 30. Mas vou fazer o teste que você me indica. Depois te digo se melhorou.

    Em relação a falta de força, no GNV em subidas é sofrivel, se andar com AC então é um verdadeiro martirio. Na gasolina ela é um pouco melhor, mas sempre tem que reduzir a marcha para pelo menos uma quarta. Eu utilizo bastante a rodovia Dom Pedro que vai de Jacareí a Campinas, e esta estrada possui umas subidas bem acentuadas e diretamente ando na gasolina.

    Agora, a Ranger diesel CD 4x4 é outra picape, quando viajo para fora do estado, vou nela e quando volto a sport, tenho que me acostumar...mas de qualquer maneira, não me arrependo pelo custo-beneficio que ela traz.

    Daniel, pelo que você e outros foristam indicam o Scorpion tem uma vida útil de 30 - 35 mil km. Quando chegar lá vou trocar por BFG ou Michelin, qual você indicaria para uso misto?
    Graciela;

    O Fato de reduzir para a 4 marcha na gasolina é normal da Ranger...A minha, diesel, vira e mexe ela pede marcha quando pego um trafego pesado. É reflexo da transmissão longa (que aliás me agrada muito). Garanto que tua Ranger a gasolina, o motor trabalha a menos de 3000 rpms em quinta marcha a 110/120km/h! Agora com GNV, sem avanço no ponto de ignição...ai a coisa fica sofrível mesmo...

    Com relação aos pneus...Essa dai é uma questão mais séria. Se os seus pneus forem os Pirellis Scorpion ATR (costuma vir na Ranger Sport), tecnicamente eles devem durar mais que o Scorpion A/T comum, que veio na minha.

    Estou usando hoje os BFG´s A/T. Desde os 30 mil km e hoje (com 65 mil km) eles ainda tem mais de meia vida. Tem um desenho bonito, bons pra caramba na areia, duram muito mas, não sei se colocaria eles novamente. No barro, eles sujam e demoram a limpar (ficam "slick", igual F-1) e para o meu gosto, no asfalto eles cantam demais (numa acelerada mais forte), ou numa freagem com um pouco de chuva, eles derrapam um pouco. Não sei se colocaria o BFG A/T novamente, mesmo sabendo que ele dura mais que os concorrentes.

    O Michelin é uma boa opção. Mas só tem para um uso mais de asfalto.

    O Sejão (Hollanda) me disse que tá usando o Firestone Destination e tá satisfeito com eles.

    O Pequeno Jr me disse que tá usando um pneu chamado GT Radial Savero (sem i). Disse que está satisfeito, especialmente porque eles são mais barato que os demais (são fabricados na indonésia)

    Se eu fosse trocar os pneus da minha Ranger neste momento....não saberia dizer ao certo qual pneu colocar. Talvez BFG Mud (pelo menos eles são bons para barro num uso mais light) ou os Saveros A/T. Sinceramente ficaria na dúvida!

    Um grande Abraço!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
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  • #44
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    Valeu Edintruder, Ja Sei Porque Tu Quer Comprar A Minha Ranger

    Ela E Irma Gemea Da Tua So Falta Tirar Um Farol De Milha Da Minha E Tu Nem Vai Notar Que Trocou De Carro.
    Abraçao Alexandre

  • #45
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Graciela;

    O Fato de reduzir para a 4 marcha na gasolina é normal da Ranger...A minha, diesel, vira e mexe ela pede marcha quando pego um trafego pesado. É reflexo da transmissão longa (que aliás me agrada muito). Garanto que tua Ranger a gasolina, o motor trabalha a menos de 3000 rpms em quinta marcha a 110/120km/h! Agora com GNV, sem avanço no ponto de ignição...ai a coisa fica sofrível mesmo...

    Com relação aos pneus...Essa dai é uma questão mais séria. Se os seus pneus forem os Pirellis Scorpion ATR (costuma vir na Ranger Sport), tecnicamente eles devem durar mais que o Scorpion A/T comum, que veio na minha.

    Estou usando hoje os BFG´s A/T. Desde os 30 mil km e hoje (com 65 mil km) eles ainda tem mais de meia vida. Tem um desenho bonito, bons pra caramba na areia, duram muito mas, não sei se colocaria eles novamente. No barro, eles sujam e demoram a limpar (ficam "slick", igual F-1) e para o meu gosto, no asfalto eles cantam demais (numa acelerada mais forte), ou numa freagem com um pouco de chuva, eles derrapam um pouco. Não sei se colocaria o BFG A/T novamente, mesmo sabendo que ele dura mais que os concorrentes.

    O Michelin é uma boa opção. Mas só tem para um uso mais de asfalto.

    O Sejão (Hollanda) me disse que tá usando o Firestone Destination e tá satisfeito com eles.

    O Pequeno Jr me disse que tá usando um pneu chamado GT Radial Savero (sem i). Disse que está satisfeito, especialmente porque eles são mais barato que os demais (são fabricados na indonésia)

    Se eu fosse trocar os pneus da minha Ranger neste momento....não saberia dizer ao certo qual pneu colocar. Talvez BFG Mud (pelo menos eles são bons para barro num uso mais light) ou os Saveros A/T. Sinceramente ficaria na dúvida!

    Um grande Abraço!
    Daniel,

    Pois é a questão de qual pneu usar é um verdadeiro dilema...

    Ainda tenho um tempinho para pesquisar no forum, mas valeu sua observação em relação aos BFG´S. Já tinha ouvido sobre o comportamento em piso molhado.
    Em relação aos Pirelli Scorpion ATR, não tenho reclamação. Esses dias tenho andado em uns verdadeiros rios devido a chuva torrencial que tem caída na região, e eles não se sairam mal.

    Em relação transmissão da ranger, no começo confesso que achei estranho andar a 120 km/h com tão pouco giro (próximo de 3000rpm). Até eu acostumar, cheguei a "engasgar" o motor...mas logo fica Ok. Lembro de uma F1000 que eu tinha que quando atingia 100 km/h a rotação já estava pra lá de 3000. Mas em compensação era mais gastona.

    Em relação ao GNV, você sabia que o programa da Ford para o Kit de quinta geração (para não perder a garantia), abaixo de 1200 RPM ele muda automaticamente para a gasolina? Imagina pegar um trânsito em Sao Paulo.

    Abraços,

    Gracela

    Graciela

  • #46
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    graciela,

    to impressionado pela sua experiencia como picapeira e como sabe dos detalhes de cada carro!!! hehehehe.....nunca vi uma mulher tão atenta sobre seus carros!! parabéns!!!

    sobre os bfgoodrich.......eu tb uso os bf at.....ja estão com 73milkm rodados.....e acho que vao chegar nos 110mil!!! os meus pirelli at duraram apenas 65milkm.
    e oq o shimomoto disse sobre eles é verdade.....e eu tb nao sei se vou compra-los novamente.
    estou pensando em comprar os michelin at2.....são os mais novos da michelin....e é considerado o melhor pneus pelos usuarios americanos.......o pirelli é o 2º melhor e o bf at apenas o 9º melhor......

    ahco que o seu desempenho da ranger sport deve estar meio errado....talvez alguma falha na instalação.......pq segundo a ford, com o gas o motor fica com 133cv, mt potencia ainda pra puxar a ranger.
    sei lá....não sou mt fã do gás não.....ja vi mt coisa acontecer no motor por causa do gás. relatos de outros usuarios.

    veja essas fotos de uma ranger que chegou na concessionaria!! imagine se o dono não estava "puto"!!!! essa ranger tinha 14milkm. problemas com o gnv....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ranger Sport x Strada Locker Adventure-imagem051.jpg   Ranger Sport x Strada Locker Adventure-imagem052.jpg  

  • #47
    Citação Postado originalmente por GRACIELA SOUSA FERNANDES Ver Post
    Daniel,

    Quando peguei a picape zero na concessionária estava calibrado com 46 libras nas quatro. Imagina o que foi andar sem carga com uma pressão dessas. O pior é que só fui verificar depos de 4 dias...eles falam que calibram os pneus na revisão de entraga...conversa fiada

    Desde então, já estou com 16.000 rodados, tenho andado com 30 nas quatro. Tive a tentação de abaixar mais, mas vi que na tabela de calibragem o minimo é 30. Mas vou fazer o teste que você me indica. Depois te digo se melhorou.

    Em relação a falta de força, no GNV em subidas é sofrivel, se andar com AC então é um verdadeiro martirio. Na gasolina ela é um pouco melhor, mas sempre tem que reduzir a marcha para pelo menos uma quarta. Eu utilizo bastante a rodovia Dom Pedro que vai de Jacareí a Campinas, e esta estrada possui umas subidas bem acentuadas e diretamente ando na gasolina.

    Agora, a Ranger diesel CD 4x4 é outra picape, quando viajo para fora do estado, vou nela e quando volto a sport, tenho que me acostumar...mas de qualquer maneira, não me arrependo pelo custo-beneficio que ela traz.

    Daniel, pelo que você e outros foristam indicam o Scorpion tem uma vida útil de 30 - 35 mil km. Quando chegar lá vou trocar por BFG ou Michelin, qual você indicaria para uso misto?
    Graciela!!
    Acho que é coisa da ford mesmo, quando eu peguei a F 250 XLT 4X4, os pneus tbm estavam com 46 libras, mas não sei se é jogada de baratear uma coisa que já é muito cara ou eles são muito burros mesmo, paguei 94.790,00 por ela, no talão, mas mandaram aqueles pneus muito a toa, originais, mas agora vou esperar gastarem um pouco mais e depois buscar nos vizinhos hermanos, abraço.

  • #48
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Jera Ver Post
    graciela,

    to impressionado pela sua experiencia como picapeira e como sabe dos detalhes de cada carro!!! hehehehe.....nunca vi uma mulher tão atenta sobre seus carros!! parabéns!!!

    sobre os bfgoodrich.......eu tb uso os bf at.....ja estão com 73milkm rodados.....e acho que vao chegar nos 110mil!!! os meus pirelli at duraram apenas 65milkm.
    e oq o shimomoto disse sobre eles é verdade.....e eu tb nao sei se vou compra-los novamente.
    estou pensando em comprar os michelin at2.....são os mais novos da michelin....e é considerado o melhor pneus pelos usuarios americanos.......o pirelli é o 2º melhor e o bf at apenas o 9º melhor......

    ahco que o seu desempenho da ranger sport deve estar meio errado....talvez alguma falha na instalação.......pq segundo a ford, com o gas o motor fica com 133cv, mt potencia ainda pra puxar a ranger.
    sei lá....não sou mt fã do gás não.....ja vi mt coisa acontecer no motor por causa do gás. relatos de outros usuarios.

    veja essas fotos de uma ranger que chegou na concessionaria!! imagine se o dono não estava "puto"!!!! essa ranger tinha 14milkm. problemas com o gnv....
    Grande Jera!

    Assino embaixo! Nunca vi uma moça saber tanto de picape quanto a Graciela!

    Duvida cruel mesmo essa de pneus! Na Saveiro eu só coloco Goodyear (mais precisamente o NCT-5 e agora ela tá calçada com o Eagle Excellence) mas picape é outra historia...

    Acho que no meu uso os BFG´s não chegarei a usar eles em 100 mil km...acho que eles aguentarão em torno de 70 mil km (ou seja, quando a Ranger chegar nos 100 mil km). A partir daí, eles começarão a ficar perigosos....Ai começam a surgir aquelas duvidas inevitáveis....Qual medida usar, qual pneu usar, etc. etc. etc.

    Na minha próxima escolha, estou seriamente pensando em partir para o 265/75-16 e um conjunto BF Mud (serve no asfalto e na lama são melhores que os A/T) ou o Savero...Ainda não sei ao certo o que farei!

    Abraços!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

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