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Tópico: Suzuki ou Niva?

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Paraty
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    Wink Suzuki ou Niva?




    Salve pessoal,

    Para trilhas um Niva não seria mais carro que um Suzuki?

    Embora a direção e a falta de ar-condicionado dele seja um pecado original ainda nos dias de hoje, ainda não teria uma manutenção mais barata ou tô falando besteira?

    O consumo parec que são semelhantes enquanto o Niva a tração é full-time, dando mais aderência no asfalto molhado ou em velocidade de cruzeiro não é?

    Abraços amigos e obrigado

    Tô procurando um 4x4 e procurando em todo lado mesmo; porque sou novato nisso mas quando comprar quero a sensação de só ter feito 50% de kaka, ok!
    4X4 Brasil

  • #2
    Lá vem polêmica de novo !Na minha opinião, não há comparação entre um suzuki e um niva.Os suzukis já provaram que estão entre os melhores 4X4 já fabricados.....,são extremamente resistentes,excelentes no off-road,relativamente econômicos e confortáveis,possuem grande procura no mercado (são baratos em relação aos outros 4X4),etc,etc,etc.Se você quer comprar um jipe de verdade, vai ficar bem mais satisfeito com um samurai,vitara,jimny ou Gvitara!

    Abs,Ricardo.

  • #3
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    ja disse isso antes e vale muito a pena dizer novamnete.

    Me recuso a imaginar uma comparação de um suzuki 4x4 ( qualquer modelo) com um Lata niva.

    É no mínimo uma covardia com o pobre Lata.

  • #4
    Usuário Avatar de Paraty
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    Amigos...

    Obrigado pela atenção, mas o Niva, com a sua tração full-time e aquele motor não é muito competitivo tb...?

    Fiquei perdido...

    Quer dizer, tirando o que escrevi lá encima, os amigos não me clarearam o pensamento...


    Grande abraço pessoal

  • #5
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Paraty
    O Niva é um bom automóvel AWD , tração integral , monobloco , muito bom para neve,estradas de terra e barro , etc... Mas , é só !
    Os Suzukis são verdadeiros Jeeps , robustos , com chassi.Com pouca preparação encaram as melhores trilhas (ou piores , dependendo do ponto de vista)

    Portanto , fica difícil a comparação.



    Citação Postado originalmente por Paraty Ver Post
    Salve pessoal,

    Para trilhas um Niva não seria mais carro que um Suzuki?

    Embora a direção e a falta de ar-condicionado dele seja um pecado original ainda nos dias de hoje, ainda não teria uma manutenção mais barata ou tô falando besteira?

    O consumo parec que são semelhantes enquanto o Niva a tração é full-time, dando mais aderência no asfalto molhado ou em velocidade de cruzeiro não é?

    Abraços amigos e obrigado

    Tô procurando um 4x4 e procurando em todo lado mesmo; porque sou novato nisso mas quando comprar quero a sensação de só ter feito 50% de kaka, ok!
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #6
    Citação Postado originalmente por Paraty Ver Post
    Salve pessoal,

    Para trilhas um Niva não seria mais carro que um Suzuki?

    Embora a direção e a falta de ar-condicionado dele seja um pecado original ainda nos dias de hoje, ainda não teria uma manutenção mais barata ou tô falando besteira?

    O consumo parec que são semelhantes enquanto o Niva a tração é full-time, dando mais aderência no asfalto molhado ou em velocidade de cruzeiro não é?

    Abraços amigos e obrigado

    Tô procurando um 4x4 e procurando em todo lado mesmo; porque sou novato nisso mas quando comprar quero a sensação de só ter feito 50% de kaka, ok!
    Caro amigo vemos que é novato ao comparar um lata com um suzuki.
    Porem mesmo assim não entendo as suas comparações pois se sua preferencia e por trilha de verdade não cabe preocupação com ar condicionado e muito menos com aderecencia no asfalto molhado ou velocidad cruzeiro. realmente o lata não escorrega no asfalto molhado pois não tem velocidade para esta proeza. se queres mesmo saber a diferença dos dois pede para ir um dia uma trilha com o dono de um lada e com grande chance vai ajudar a consertar e empurrar um lada. já vais sair ganhando pois vai apreder mecanica. em outro dia vc pede para ir em um suzuki e vais saborear uma trilha.
    brincadeiras a parte, se queres um carro para algo mais radical compra um samurai. se for mais light ou não tiver pena do carro vai de vitara que vai aonde o samurai vai porem deixando pelo caminho os frizos.porem se queres um carro de verdade ai o troller diesel porem é outra Histo$$$$$$ria.

    Abs Ivan natal

  • #7
    Usuário Avatar de Paraty
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    Ivan,

    Quando escrevi não tinha visto sua msg...

    A velocidade de cruzeiro seria para ir do Rio a um encontro em SP por exemplo sabe...

  • #8
    Citação Postado originalmente por Paraty Ver Post
    Ivan,

    Quando escrevi não tinha visto sua msg...

    A velocidade de cruzeiro seria para ir do Rio a um encontro em SP por exemplo sabe...
    A velocidade cruzeiro de um lada com motor original deve ser em torno de 60 Km/h. Tração full time não representa nada em uma uma trilha pois apesar de sempre estar ligada basta que uma roda perca a aderencia para comprometer tudo. Ai entra o bloqueio do diferencial que fica igual aos outros 4x4 com tração normal. quando vc fala no motor do lada não sei a qual vc esta se referindo pois imagino terem muito poucos com motor original. Realmente vc vai encontrar lada barato porem vai gastar um dinheião para colocar em condições(tipo Motor AP caixa de alguma coisa e muito mais). Já os suzuki , O samurai tem motor 1,3 porem é muito leve e anda bem no asfalto em torno dos 100 Km/h. é um carro muito resistente que pode tambem receber motorização 1.8 AP, mesmo com motor original em trilha da conta do recado devido a relação de sua caixa de redução que acho triplica a sua força.Digo isto do samurai pois sempre acompanhei os mesmo em trilha porem nunca nem dirigi. Já o vitara conheço bem pois ja tive vitarinha 1.6 e hoje tenho granvitara 2 portas 2.0 que ehh uma bala. O vitarinha é bem mais macio que o samurai e tem vridros eletricos direção hidraulica, ar condicionado e tudo mais o seu motor é 1,6 e dá para andar bem a uns 120 no asfalto. Sua redução e mais suave porem o 1.6 conpensa e como falei anteriormente se não ligar para vidros eletricos e outras coisas que quebram anda em qualquer canto que o samurai for(agua, lama, duna, erosão). O gran vitara já é mais fino quase um automovel. porem segue o mesmo raciocionio do vitara não tendo dor ele vai.
    AbsIvan

  • #9
    Citação Postado originalmente por Ivan Natal Ver Post
    A velocidade cruzeiro de um lada com motor original deve ser em torno de 60 Km/h. ..........quando vc fala no motor do lada não sei a qual vc esta se referindo pois imagino terem muito poucos com motor original. Realmente vc vai encontrar lada barato porem vai gastar um dinheião para colocar em condições
    Nota-se que você não manja nada de Nivas...
    Falem o que quiser, mas não troco minha lata por nenhum jipe de barbie...

  • #10
    Banido
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    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    Nota-se que você não manja nada de Nivas...
    Falem o que quiser, mas não troco minha lata por nenhum jipe de barbie...
    conheço varias dessas porcarias russas. e te digo , viva feliz com seu lata , Você aprenderá muito sobre a mecânica dos anos 70 e fará amizade com muitos mecânicos .

    Lembre-se de sempre andar com uma cinta , pois fica chato ficar pedindo emprestado toda vida que seu lata da prego.

  • #11
    Usuário Avatar de MARCELO VITARA SUBMARINO
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    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    Nota-se que você não manja nada de Nivas...
    Falem o que quiser, mas não troco minha lata por nenhum jipe de barbie...


    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    Prefiro ser amigo dos mecânicos do que de certos jipeiros que só sabem falar mal das viaturas dos outros... aqueles que "a minha viatura é melhor que sua", que falam mal sem nem saber porque, coisa muito comum por aqui, mas que não acontece no lado niveiro


    Engraçado, mas não foi voce que comecou a falar mal do jipe dos outros????? Fica esperto e num morde a lingua não, heinnn!!!
    . Fique com sua latinha russa e leve uma cinta!!!
    4X4 Brasil
    PAJERO FULL 3000 V6 GLS B 3 D - SUBMARINO (M/T, MUD 33", ARB DIANT)
    TRACKER SILVER SUB (Da patroa)
    EX TROLLER T4 RED SUB / EX VITARA SUBMARINO


  • #12
    Citação Postado originalmente por Ivan Natal Ver Post
    A velocidade cruzeiro de um lada com motor original deve ser em torno de 60 Km/h. Tração full time não representa nada em uma uma trilha pois apesar de sempre estar ligada basta que uma roda perca a aderencia para comprometer tudo. Ai entra o bloqueio do diferencial que fica igual aos outros 4x4 com tração normal. quando vc fala no motor do lada não sei a qual vc esta se referindo pois imagino terem muito poucos com motor original. Realmente vc vai encontrar lada barato porem vai gastar um dinheião para colocar em condições(tipo Motor AP caixa de alguma coisa e muito mais). Já os suzuki , O samurai tem motor 1,3 porem é muito leve e anda bem no asfalto em torno dos 100 Km/h. é um carro muito resistente que pode tambem receber motorização 1.8 AP, mesmo com motor original em trilha da conta do recado devido a relação de sua caixa de redução que acho triplica a sua força.Digo isto do samurai pois sempre acompanhei os mesmo em trilha porem nunca nem dirigi. Já o vitara conheço bem pois ja tive vitarinha 1.6 e hoje tenho granvitara 2 portas 2.0 que ehh uma bala. O vitarinha é bem mais macio que o samurai e tem vridros eletricos direção hidraulica, ar condicionado e tudo mais o seu motor é 1,6 e dá para andar bem a uns 120 no asfalto. Sua redução e mais suave porem o 1.6 conpensa e como falei anteriormente se não ligar para vidros eletricos e outras coisas que quebram anda em qualquer canto que o samurai for(agua, lama, duna, erosão). O gran vitara já é mais fino quase um automovel. porem segue o mesmo raciocionio do vitara não tendo dor ele vai.
    AbsIvan
    Ivan, não vou entrar em polêmicas inúteis, mas me sinto na obrigação de escrever.

    Há 14 anos que meu único meio de transporte é o Niva. Rodei com meus cinco Nivas um total de cerca de 350.000 Km, dos quais muitos Km foram percorridos em longas viagens ao Sul, a Minas Gerais, ao Espírito Santo, etc... Atualmente tenho um Niva 95.

    O Niva original tem um motor pouco potente, pois foi concebido para privilegiar a durabilidade em prejuízo do desmepenho. Seu consumo é meio alto, em parte devido à tração integral. Seu acabamento é pobre, certos materiais poderiam ser bem melhores. A direção é dura, ele não tem ar condicionado, enfim, é aquilo que podemos chamar de um carro espartano. Acontece que a proposta do Niva é exatamente a de ser um veículo 4x4 barato e acessível, quem quiser luxo e conforto poderá escolher entre diversas outras opções, todas elas, é claro, muito mais caras do que ele.

    Agora, vamos à sua mensagem, cujo texto mostra claramente que você não sabe muito bem o que está escrevendo, provavelmente nunca teve nem dirigiu um Niva em bom estado.

    O motor de meu Niva é original, com o comando de válvulas modificado para melhor rendimento (fornecido pela Aerocar, projetado para os motores Lada), eu costumo rodar nas estradas a 100/110 Km/h (bem acima dos 60 Km/h), o que me deixa uma boa reserva para ultrapassagens. Isto não quer dizer que os Nivas sejam os "reis da estrada", tudo depende de seu estado de conservação, pneus, suspensão, etc... Mas também não significa que seja normal um Niva ter uma velocidade cruzeiro de 60 Km/h.

    A adaptação dos motores AP (excelentes motores, mas se o trabalho de adaptação não for muito bem executado, o resultado não é dos melhores) foi feita em muitos Nivas, mas grande maioria dos Niva ainda tem o motor original Lada.

    Há Ladas baratos e ruins, assim como há Susukis baratos e ruins, o mesmo valendo para os Defender, as L200, ou seja, o estado de conservação do carro define o seu preço, e isto vale para todos.

    Quanto aos Susuki, não posso criticá-los ou elogiá-los, porque nunca tive um. O que sei, por amigos e conhecidos que os têm ou tiveram, é que são robustos e confiáveis, embora muitas vezes certas peças sejam caras e raras (uma amiga esperou meses por uma peça do carburador de seu Vitara, que foi, enfim, localizada no Rio Grande do Sul, de onde foi enviada a São Paulo). Para meu uso, um Vitara 2 portas não serviria, pois seu porta-malas é ridiculamente pequeno. Os de 4 portas têm um porta-malas razoável, mas já são mais longos, o que não me agrada (gosto pessoal, não se discute...)

    Como comentou abaixo o camarada Otávio, há muitos niveiros que trocaram seus Nivas por Vitaras, e estão, em sua maioria, satisfeitos. Entretanto, volta e meia, escrevem sobre a falta que sentem do Niva que tinham antes. O russinho é carismático, conheço vários ex-niveiros que, após trocarem seus Nivas por outro 4x4, voltaram ao Niva. Estes ex-niveiros também escrevem para, construtivamente, comparar os dois carros, sem malhar nem um nem outro. Uma vez que já possuíram um Niva, acho que estão mais aptos a fazer críticas do que alguém que não teve um.

    Enfim, o que eu acho é que há espaço para todos. Quer gastar pouco na compra e está disposto a abrir mão de DH e AC? Um Niva bem conservado poderá atendê-lo. Tem um pouco mais de dinheiro disponível e quer um 4x4 de bom preço, mas faz questão de DH, AC, vidros elétricos, etc...? Compre um Vitara e seja feliz! O que eu não acho justo, ou melhor, acho ridículo, é malhar um carro que não se conhece, baseado em "achismos". Tanto os Niva como os Susukis têm suas qualidades e defeitos, cada um que pese os mesmos e faça a sua escolha.

    É isso aí, um abraço!

    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

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