
Postado originalmente por
Eduardo Eustaquio
Prezados foristas,
Desculpa mais uma vez por relatos grandes, mas guardei tudo o que está aqui para postar uma única vez. A informação que passarei agora vem depois de 36 dias de muita briga com a toyota, SAC e concessionárias da marca. Agora que já tenho todos os dados e informações, fica mais fácil de repassar a experiência que tivemos.
Relatei anteriormente aqui no fórum que meu compadre, adquiriu uma Toyota Hilux SRV automática no dia 17/01/2007. Esta foi até uma das Hilux que eu andei muito na época quando tomei a decisão do momento de ousar outros ares que não fossem apenas o da L200 Outdoor.
Neste atual momento esta Hilux está com 142.000 quilômetros rodados.
Pois bem, no final de fevereiro ele comentou comigo de um problema que ocorreia algumas vezes em que a camionete dele falhava principalmente em retomadas. Havia também a questão da dificuldade de ligar à camionete na primeira funcionada do dia e em alguns momentos a camionete não passava dos 90 quilômetros por hora.
Como já tive a experiência com esse problema e também devido aos inúmeros relatos deste problema aqui no fórum, falei que isso era relacionado ao Diesel de má qualidade e que ele deveria pedir para fazer uma limpeza no sistema, baixar o tanque de combustível e etc.
Eis que começou o problema dia 08/03:
A primeira concessionária que ele levou a sua Hilux para resolver o problema já que ele estava lá pela região, foi a Toyota Govesa de Uberaba. Nesta concessionária o problema iniciou desde o atendimento a até o veículo sair de lá. Atendimento merece nota menor que zero. Primeiro problema horário marcado para ser atendido era às 8:40hr. Quando deu 10:20 (marcados em relógio), o consultor nem tinha a noção de quem era o próximo, qual o horário de atendimento das pessoas e por ai vai, mas ele foi falar com o consultor e o mesmo o atendeu.
Resultado, pediram 2 dias para analisarem a camionete dele e dariam a resposta. Passa o dia 8, 9, 10 e 11 sem respostas. Ele entra em contato com a concessionária no dia 11 perto das 17 horas e o consultor disse que até o final do dia já teria uma resposta. Dia 12, concessionária não retornou a ligação no dia anterior e o mesmo foi a concessionária. Ao chegar lá, o consultor não se encontrava, pois estava resolvendo um outro problema e ele entrou na oficina procurando a sua camionete e o mesmo não a achou em canto nenhum.
Chega o consultor depois de certo tempo e diz que o problema do câmbio será resolvido com a devida troca do equipamento (não há conserto na concessionária para o câmbio) e que este serviço ficaria aproximadamente em R$ 8.500,00 já inclusos o novo câmbio e a mão de obra, pois o veículo dele estava fora de garantia.
Ele dá um pulo da cadeira e pergunta o que câmbio tinha haver com o veículo falhar como se fosse falta de combustível. O Consultor tenta de todas as formas dizer que ele tinha certeza e que eles haviam feito todos os testes possíveis na camionete. Ele pede para ver o veículo e ao chegar lá, ele confere o odômetro para ver o quanto eles tinham andado para chegarem a essa conclusão. Meus senhores, não foi mais que 1 quilometro.
Pergunto aos entendidos, apenas funcionando em marcha lenta eles conseguiriam diagnosticar algo?
Ele não autoriza o serviço, pois ele tinha a certeza de que não era isso e pede para tirar o veículo dessa concessionária. Resultado, só saiu após o acordo no pagamento de R$ 268,00 pela análise.
Conversamos por telefone e falei que em Goiânia tinha um bom atendimento e conhecimento na concessionária que quem sabe, poderia ajudar em algo.
Dia 16/03, concessionária Lince.
Vamos ao consultor que me atende, expliquei tudo o que ocorreu até o momento e também o que eu achava do que poderia ser o problema. Ah sim, é importante frisar que fomos atendidos com apenas 15 minutos de atraso do horário combinado.
O Consultor nos pede para ficarmos na área de clientes enquanto ele e um mecânico andavam com o veículo para diagnosticar melhor o problema. Quase 50 minutos depois, somos chamados. O Consultor verificou que há algo de estranho no sistema de injeção e que não tem problema algum no câmbio da camionete.
Fica combinado que iriam realizar algumas verificações na oficina e que no outro dia nos ligariam. Final do dia, 17horas, nos ligaram pedindo para ir na manhã do outro dia à concessionária.
Resultado, todo o sistema de injeção estava comprometido e que deveria ser trocado. Quando digo todo, é todo mesmo. Até ai, descobrimos o problema, mas começava um novo, custo de resolver toda a questão.
Como o veículo dele não estava mais na garantia, este serviço não seria coberto e o custo total aproximado até ali estava em R$ 14.380,00 fora que, acharam também um problema no cilindro de freio (acho que o nome é servo freio), um rolamento, os amortecedores traseiros estourados e algo na correia do motor que tinha que ser trocado e se fosse tudo isso fosse autorizado a ser feito ficaria quase em R$ 16.500,00.
Para piorar ainda mais, como desde que a camionete deu o primeiro problema ele nunca a parou de imediato, o consultor disse que esse problema poderia acarretar na perda também do motor a qualquer momento, pois os bicos estavam mandando o combustível completamente errado para dentro do motor, podendo causar uma detonação maior.
Pergunto novamente, isso é verdade?
A camionete ficou lá mesmo e a dica do consultor foi, entrar em contato com o SAC toyota e ver se a fábrica arcava com essa questão toda, pois até então, todas as revisões foram feitas na concessionária e que esse problema não ocorreu de um mês para o outro e já deveria estar a mais tempo, mas não foi diagnosticado nas revisões. O próprio consultor na nossa frente tentou de alguma forma nos ajudar, mas estava muito acima do que ele podia fazer.
Dia 18/03, primeiro contato com o SAC da Toyota. A atendente, muito solícita por sinal, anotou tudo e disse que em no máximo 48 horas nos daria um retorno. Esse primeiro atendimento SAC da Toyota merece nota 10.
Dia 22/03 a toyota indeferiu o pedido devido a perda da garantia de 3 anos. Argumentamos novamente com a pessoa e falamos “aonde está a qualidade de atendimento da Toyota?”. Não adiantou nada em uma ligação em que brigamos muito e que demorou 1:20.
Dia 23/03, entramos em contato com aquele nosso amigo de Posse-GO (o proprietário das terras onde fiz o teste com as camionetes na rampa) e que tem uma carta branca imensa com a toyota devido a ele ser comprador nato da marca. Resultado ele entraria em contato com a empresa o canal de e-mail que ele tinha com a empresa.
Dia 25/03 email enviado à Toyota com cópia a algumas concessionárias e pessoas a quem ele conhece da empresa.
Dia 31/03 resposta do email onde a mesma não arcaria com toda a questão, mas concedeu um desconto que achamos cabíveis de aceitar. O valor apenas da parte referente ao sistema de alimentação ficou em R$ 7600,00 e somados com os demais itens que deveriam ser trocados a conta ficou em R$ 9100,00 já com descontos também da concessionária. Neste mesmo dia foi autorizado o serviço.
Recebemos hoje a ligação que amanhã, dia 14/04/2010, no período da tarde a Hilux dele será entregue.
Neste meio tempo, fomos alguns dias ver a execução deste serviço e lá, como já disse em outros momentos, não é incomum ter alguma Hilux ou SW4 realizando a troca de todo o sistema de injeção devido ao nosso Diesel. Pelo contrário, ontem mesmo estava encostando uma Hilux 2009 com o mesmo problema, mas a diferença é que esta ainda estava na garantia.
O que ouvimos de relatos de clientes nas concessionárias por esse tempo é que não existe um padrão toyota de atendimento e sim uma ou outra concessionária que tem o atendimento melhor que a outra. Há algumas que como vocês podem ter lido, são verdadeiras aporrinhações de vida.
Assim que o veículo estiver conosco e vermos como ele ficou, posto os resultados.
Boa noite a todos