Falou tudo.... só complemento que, além do Tracker ser mais barato, tem a questão da manutenção ser mais fácil, mais em conta e menor consumo!!:concordo:
Versão Imprimível
só complementando os comentários que fiz, primeiramente em favor do TR4 (quando original) e depois elegendo o Tracker (quando a opção for levanta-lo). Essa minha avaliação está voltada exclusivamente ao usuário que pretende fazer trilhas.
Se o cara for usar o carro so em estrada e na cidade, e nem pensa em botar no barro, as questões mais elementares como preço, manutenção, espaço da mala, conforto, acessórios de fábrica, maior espaço ao volante, etc. vão falar mais alto. E nisso tudo o Tracker leva vantagem.
Na verdade só não dá pra pensar em botar o Tracker na trilha com ele original. Aquele pneu 235/60/16 é uma sacanagem com um carro 4x4 construído sobre chassis. Outra coisa são aqueles para-barros traseiros e os acabamentos plásticos das saias. É pegar umas erosões com pedras pra quebrar tudo. No meu eu tirei tudo isso.
Esta afirmativa é um grande erro, pois o Pajero iO e o TR4 são fortes e confiáveis no que se refere à estrutura.
Todos os dois modelos possuem o que a Mitsubishi chama de "chassi integrado ao monobloco" (tecnicamente é um monobloco com subchassi). É um recurso presente no Pajero Full que tenta reunir o melhor dos mundos: o tradicional chassi, com longarinas separadas da carroceria, e o monobloco, no qual toda a estrutura forma uma peça única. O TR4 tem monobloco, mas apresenta uma estrutura reforçada, na dianteira, onde estão ancorados o motor, a transmissão e a suspensão dianteira. Dessa forma, o monobloco é poupado de parte dos esforços, sem a necessidade de uma base tão pesada quanto um chassi inteiriço. Desta forma, este conjunto é leve e ao mesmo tempo bastante resistente.
Outro detalhe que gostaria de frisar é que o monobloco puro, ao contrário do que a maioria pensa, é um modelo de estrutura leve, mas bastante resistente quando ele é feito pensando no uso misto (off e on road). Um bom exemplo disto esta no Niva que é monobloco puro, mas tem uma resistência a torção fantástica, apesar dos abusos que a turma pratica com seus rusinhos até hoje, ou seja, se para conseguir entortar um Niva já é preciso ser bastante abusado nas trilhas, imagine o quanto você não terá que judiar de um Pajero para conseguir empenar o carro, já que este último, com sua tecnologia estrutural de ponta, é pelo menos umas 10 vezes mais forte que o Lada que tem uma estrutura desenvolvida na década de 1970.
Nas trilhas, você pode estragar um monte de coisas do TR4 ou iO, mas para empenar a estrutura só mesmo uma pancada daquelas que deixaria qualquer chassi irrecuperável.
1 ab.,
Drovk
Olá,
Ok, a partir de hoje então as Pajeros e, principalmente os Nivas, não entortam em trilha pesada.
Acho que o olho do Ramiro é que deve estar torto.
[]´s,
Marcio,
Voce não se animou em ir na bocaina com a gente não!!!!!!!! Acho que o mais importante do que ficar falando de um carro ou de outro é ir na trilha e ver na pratica como vão os carros!!!!!!! Na proxima voce vai!!!!!!!!!! E boas trilhas com o seu Vitara!!!!!!
Abs
Os dois modelos em questão se equiparam, certo pessoal? Sabemos bem que a balança, neste caso é bem equilibrada. Acho que neste ponto todos concordam!!! :pensativo: O Tracker é bem mais barato, no entanto o TR4 é Flex, O Tracker é mais confortável, porém o TR4 é mais alto, etc...etc...etc...então, caros foristas, pq ao invés de gastarmos energia disputando qual modelo é o melhor, pq não perguntamos ao rapaz que iniciou o fórum, se ele achou algum veículo em boas condições para poder comprar?...daí, podemos ajudá-lo mostrando os prós e contras da aquisição...se é que ele não desistiu de comprar...eheheheheh...de qq forma, o convite feito pelo colega Bailune, não pode ser atendido este final de semana, pq a turma de Suzukeiros/Trackeiros, vai subir outra serra...a de Sana, certo André?...logo, se algum TR4 quiser ver os Tracker/GV em ação e participar da brincadeira, será um prazer recebê-los e compartilhar a brincadeira, sem rivalidades. :concordo:
Márcio,
Desculpe vc nao sabe o que esta falando, meu carro tambem é monobloco, se voce olhar a estrutura do carro tenho certeza que nunca mais dira que carro com monobloco empena, pelo simples fato do carro ser monobloco ou no caso da mitsubishi chassis integrados na carroceria... so um detalhe a Pajero Full (monobloco) aguenta 3 vezes mais torcao que as Pajero GLS que eram chassi ... (a nao ser que os chassis das pajeros tambem nao sejam bons)
Lembrando que o Suzuki Vitara novo tambem e monobloco e duvido que vai empenar nas trilhas daqui a alguns anos.
Agora carro bom é o carro que temos e vai ser sempre assim, so na da pra sair dizendo um monte sem saber direito o que esta falando.
Abs
Veleu Pedrinha, eu realmente estava ficando perdido com esse debate acima. Bom, continuo na busca da viatura. Acabei optando pelo GV, pois nao encontrei nenhuma Pajero IO e as TR4 estão muito caras para o meu bolso. A mais barata que econtrei foi uma 2003 por 48 balas...
Já vi vários vitaras, sempre seguindo as dicas que tenho obtido aqui no fórum. Observo que sempre tem algo que cheira a enrolação nestes carros.
O ultimo que ví, o proprietário jurava que não fazia trilha, inclusive disse que nunca botou no barro. Olhei as por dentro dos pára lamas e não tinha marcas de pneus, mas checando o carro começaram a aparecer coisas: o GV tinha protetor de tanque...; por dentro do pára choque tinha muita lama. E o pior, 4 pneuszões... ai ficou dificil acreditar. O banco de couro estava todo gasto para um carro 2000 com 81mil lm rodados... ainda fiquei de ligar pro cara.. mas nem sei se faço isso.
O preço estava bom. Andei com o carro e o motor parece bom. Mas não sei..
Pau é que as lojas aqui em Recife cobram muito caro nesses carros, exploração ou loucura total. Tipo, lhe vendem a 38k e pagam 22k.
Estou procurando alguem que queira trocar o seu por um carro mais novo e tenha recebido uma avaliação muito baixa, para que eu possa pagar um bom preço e já dar uma levantada no carrro, fazendo eu mesmo para não comprar uma viatura "maquiada" pelas lojas.
Agradeço a ajuda a todos!
A procura continua....
Abraços,
Bruno
Olá,
Caro Felipe, infelizmente estive inviabilizado de ir na bocaina... mas não seria preciso para ver o que uma Pajero é capaz. Sei bem que são show de bola!
Caro Fred, desculpe por discordar da sua opinião, inclusive da sua opinião de que eu não sei o que estou falando. Essa de carro bom é o que temos isso é muito relativo. Tenho um Vitara 3D acho que ele é melhor que muitos e pior que outros tantos... depende de tanta coisa.
Só para ter uma idéia, seu eu tivesse de escolher um dos dois para o meu uso atual, escolheria a Pajero ao invés do GV, isso por uma série de fatores que ultrapassam o "empenar ou não".
[]´s,
Boa noite, caros companheiros.
Também estou enveredando agora pelo mundo 4x4 e tenho a mesma dúvida do nosso amigo que inicioui a discussão.
Encontrei aqui em Fortaleza um GV 2.0 16V 5 portas, 2001/2001, cerca de 100K rodados. Somente um porém: modificado com GNV. O que me dizem? Bem, para mim, que sou leigo (claro que pretendo levar o carro em um mecânico) o carrinho pareceu estar bem conservado, inclusive o couro internamente. Ah, e o preço: R$ 29K.
Aguardo comentários e abraço a todos