Além da Frontier eu possuo um Tucson 2.7 V6 4x4 Aut. Ele conta com 4x4 integral acionada eletronicamente com diferencial central que pode ser bloqueado por controle no painel.
Na subida da Serra de Petrópolis ele entra em ação, bem como o controle de tração, mas sempre desbloquado. Uma vez eu subindo acionei o bloqueio, e as mudanças foram sensíveis, nas retas, acelerações e desacelerações o carro ficou muito na mão mas, ao fazer curva, tinha que forçar muito a direção, em baixa velocidade nem se fala, ou o pneu arrasta ou pára o carro quando o bloqueio está acionado.
A mesma situação quando em chuva, o comportamento foi muito diferente, o carro na mão mas a cada curva o controle de tração entrava, foi só liberar o bloqueio que voltou ao normal. Na S10 que tive, andava com 4x4hi em toda chuva mais forte mas era um motor de 97cv (se me lembro bem)...
Isto por experiência própria....
Sou partidário a 4x4 em asfalto só com diferencial central, mas igual a T-Case de quem o faz não é minha......
abraço