Postado originalmente por
Otávio Luiz Freitas
Lá vai o meu pitaco...
Já tive Niva, tenho um Jeep e estou partindo pra uma F75...
O Niva é um jipinho bom, o problema é achar um que não esteja muito judiado.
Sua suspenção é super confortável, o que faz dele (na minha opinião) imbatível no quesito conforto. Isto quando o que se pretende é utilizar a viatura p/ pegar estradão (leia-se estradas de terra). Não tem nem compraração com Jeep e Rural, o Niva passa pela buraqueira e você nem sente.
MAS Niva é monobloco, e não aceita muuuita modificação como a Rural. A melhor coisa a fazer no Niva é achar um super conservado e mexer o mínimo possível; trocar os bancos (os originais são uma josta) colocar um comando esportivo pra melhorar a performance do motor original (que não é ruim) e caixa de direção do Maverick.
A Rural já aceita mais modificações; direção hidráulica (pra por uma no Niva é um saco!) motor diesel, ou um motor mais moderno e GNV, tem mais espaço (apesar do porta mala do Niva ser bem grandinho), os eixos aguentam pneu grande, etc... e na minha opinião é mais bonita...
Sinceramente, não dá pra comparar. São duas viaturas bem distintas. Veja bem o que você pretende fazer com o jipe. Quando comprei meu Niva pretendia fazer trilhas leves e passeios com a família. Com o tempo comecei a gostar de trilhas mais pesadas, aí parti pro Jeep/Rural. Em termos de robustez muda da água pro vinho, assim como o conforto...
Conheço um cara de SP que adora viajar de Niva, todo ano ele faz uma viagem de mais de 1.000Km com o russinho e vai na boa! É só ter a manutenção em dia, como em qualquer carro. Até uma Brasília atravessa o Brasil se estive com tudo em dia...
Peças pras duas não é difícil de encontrar, existem várias lojas, principalmente em SP, que tem. Os niveiros estão comprando peças originais de um site russo, e os caras estão enviando direitinho.
Pense bem, ande nos dois e faça sua escolha.