Prezados:
Já há algum tempo que sonho em entrar para o mundo 4x4. Quando comecei a buscar a concretização desse sonho porém, me deparei com a primeira frustração: a maior parte dos veículos deste “mundo” possuem preços proibitivos para boa parte dos assalariados como eu. Passei então à pesquisa no mercado de usados e vi que ainda dava para continuar a sonhar. Mas o receio de que o sonho se tornasse um pesadelo me trouxe a esse fórum, onde já tive a felicidade de conversar com suzukeiros, toyoteiros e outros amantes dos 4x4, sendo que todos foram muito atenciosos e me municiaram com informações preciosas para a minha futura escolha. Apesar disso, continuo inseguro sobre que veículo adquirir, pois a maioria dos usados disponíveis são importados e, portanto, não há como desprezar as preocupações com os custos de manutenção. Foi com essa preocupação, de evitar entrar numa “roubada”, que ousei criar esse tópico, na busca de informações sobre a melhor escolha dentre os usados até R$ 40 mil, minha limitação orçamentária atual. Como a idéia é usar a viatura no dia a dia com a família, em passeios de final de semana e em incursões eventuais em trilhas leves (areia e lama) pelo interior do país (Minas, Chapada, Pantanal, etc.), já descartei os mais radicais como CJs, Bands e similares. Inicialmente tenho trabalhado com as seguintes possibilidades:
Cherokee Sport
Grand Vitara
Sportage
Toyota SW4
Já andei na Cherokee e no Vitara. O desempenho da Cherokee me impressionou muito, já o do GV (que agrada mais a patroa) me decepcionou um pouco (e olha que o que andei era 2.5 V6), talvez pela inevitável comparação com a Cherokee. Nos demais ainda não andei, mas vi críticas e elogios neste fórum, algumas vezes me surpreendendo, como no caso do superaquecimento do motor 1KZT da SW4 (achei que era impossível Toyota dar problema!). Também adoro os Mits (já andei no TR4 – excepcional, mas está entre os proibitivos), mas com receio dos assaltos (moro no RJ) e do valor do seguro não os relacionei, mas também não os descarto. Descartei as caminhonetes em princípio por conta da pouca mobilidade na cidade (já tive uma Ranger 4x2 2.5 TDI, excelente, mas a patroa nunca quis se arriscar a dirigi-la).
Nas minhas navegações pelo fórum encontrei a seguinte frase do Sandro Tannuri:
“Não existe carro barato, econômico, potente, bonito, leve, confortável, confiável, de seguro barato e etc num só modelo. Quando se ganha uma coisa em geral se perde em outras exatamente como tudo na vida.”
Excepcional pensamento não?! Ciente disso, e concordando plenamente, venho buscar com vocês mais subsídios para a minha futura decisão, sem ter a pretensão de encontrar o carro descrito pelo Sandro, mas na esperança de encontrar o meu 4x4.
Obrigado pela paciência de todos (o texto ficou meio cansativo né?).
Abraços:
Erik