Boa tarde, amigos.

Prazer!

Essa é a minha primeira intervenção nesse famoso fórum de especialistas na prática (que é o que importa) em 4X4. E já começo pedindo a ajuda de vocês rsrs.

Tenho desde 2014 uma Pajero TR4 Flex 2010/2011 mecânica (não gosto de carro com câmbio automático). Foi o meu primeiro 4X4 e tive uma experiência muito agradável com esse carro.

Eu moro na cidade do Rio de Janeiro, não uso carro durante a semana (vou e volto do trabalho de ônibus ou metrô ). A TR4 é utilizada basicamente para viajar no fim de semana para a Mantiqueira (Mauá, Aiuruoca, Alagoa, etc.), o interior de Minas, alguma praia no Rio ou algum passeio perto do Rio, e nas férias para alguma praia no Nordeste. Na serra ou praia não faço propriamente trilhas pesadas, mas uso os recursos do 4X4 para chegar sem dificuldade ou estresse em qualquer lugar que eu queira conhecer e curtir.

Com esse perfil de uso, acabo me beneficiando das vantagens da TR4 (ser um 4X4 relativamnete versátil e compacto), sem sofrer tanto com as suas desvantagens (limitações para algumas trilhas e consumo elevado de combustível).

Consegui juntar um dinheiro agora para trocar essa TR4 por um outro 4X4 mais novo, considerando a expecativa de conseguir uns R$ 40 mil no meu carro (2º dono, ótimo estado, com apenas 85.000 km e sem ter tido nenhum problema sério até hoje). Normalmente eu fico uns 4 ou 5 anos com o carro.

E é aí que gostaria de ouvir a opinião de vocês mais experientes sobre que carro escolher.

Uma primeira opção (Opção 1) pareceria óbvia: comprar uma TR4 mais nova. No caso seria um carro 2015, último ano da produção da Pajero TR4 no Brasil. Eu gastaria em torno de R$ 50 mil num carro que já conheço e gosto, mas teria o inconveneinte de adquirir um carro fora de linha, que se desvalorizou absurdamente desde 2015 e que valeria ainda menos quando eu fosse trocá-lo daqui a uns 4 anos.

Uma alternativa (Opção 2) seria passar para um 4x4 com o tamanho e algumas características similares às da TR4. As opções que mais me chamaram a atenção foram o Jimny e o Troller. O Jimny seria mais barato, o que me permitiria comprar um carro mais novo, mas me pareceu que o seu motor é um pouco mais fraco do que o da TR4. O Troller seria um carro mais caro, mas parece que ele seria uma opção de 4X4 para trilhas mais pesadas, oferecendo recursos superiores ao necessário ao meu atual padrão de uso do 4X4. Obviamente, isso me daria a possibilidade de desenvolver e ampliar o meu uso em trilhas mais pesadas e interessantes.

Outra alternativa (Opção 3) seria passar logo para uma "pickup", para atender uma necessidade minha que não é imediata, mas que que se fará presente em 2 ou 3 anos: comprar uma terrinha e construir na alta Mantiqueira. Por já estar familiarizado com a Mitsubishi, me inclinei para a L200. Dentro da faixa dos R$ 80 mil, o modelo que me pareceu mais indicado foi a Triton GLX 3.2 mecânica, que me permitiria comprar um veículo 2015 ou 2016. Os inconvenientes seriam: o tamanho um pouco inadequado para o uso urbano numa metrópole como o Rio, as dificuldades para conseguir lugar para ela na minha garagem, e ser um carro mais visado para assalto nas saídas do Rio (Linha Vermelha, Avenida Brasil, Dutra, Arco Metropolitano).

Então amigos, já me desculpando pela extensão do meu tópico, pergunto:

1) qual das opções vcs consideram mais apropriada às minhas ncessidades?


2) No caso das Opções 2 ou 3, qual modelo de carro vocês indicariam?


Desde já agradeço pela oportunidade de estar nesse fórum e poder ouvir vocês.

Bom domingo!