Olá amigos, me chamo Pedro e tenho 21 anos, e sou apaixonado por viagens “Expedições”, sou fá de motocicleta, e até certo tempo já estava decidido a comprar uma moto off round meter os baús laterais e pegar estrada com a esposa, mais apesar de ela ser corajosa e aventureira, não quero bota-la no frio e chuva, hehe.. então optei por um carro. Acompanho a um tempo o site, e graças a vocês aprendi bastante sobre o universo 4X4. Gostaria de vocês me dissesses se minhas conclusões estão corretas sobre meu 1° carro.
Usei como base um post do “LORAS” para fazer as perguntas sobre o que eu preciso, então ai vai...
Não será meu único veículo – Procuro um carro exclusivo para expedições longas com cerca de 3000 a 5000 mil KM cada que irei realizar cerca de 1 vez por ano (Férias do trabalho) e passeios mais curtos em alguns fins de semanas e feriados cerca de 100 a 200 km cada. Não pretendo usá-lo no dia a dia, pretendo passar por parques nacionais/ jalapão /litorais/ e quem sabe até cruzar a trans amazônica, resumindo conhecer o meu lindo Brasil Sem se preocupar com o caminho... hehe... em minhas expedições longas acredito que farei 65% ON ROUD E 35% OF ROUD,
Faço questão de capota rígida? SIM, bandidagem da foda heheh...
Desejo fazer seguro? Não
Facilidade de obter peças de manutenção? Sim moro cerca de 20 KM de capital “Goiânia”, acredito que terei mais facilidade em encontrar.
Número de passageiros? No mínimo 4 pessoas
Espaço para carga? Media
Quanto quero gastar? Máximo 30K
Alguns Exemplos de prioridades: Ar / direção hidráulica / 4x4
Pesquisando encontrei alguns modelos que acredito que seria ideal para mim
1° samurai – cheguei à conclusão que tem gasto elevado, muito jipe para pouca trilha.
2° Pajero 2p – cheguei à conclusão que é ótimo, porem peca na questão de conforto,
3° Grand Vitara 2.0 2p ano 2000 até 2003 – cheguei à conclusão que no meu caso e o melhor custo benefício, conforto, grandes opções de acessórios, opção automática, peças não muito difíceis de encontrar, consumo entre 8 a 10 KM L na estrada “Me corrijam se eu estiver errado” Fico com a cabeça coçando pois com o mesmo valor consigo comprar um Vitara 4p porem no meu coração o 2p me conquistou (mais cara de jipe, logico que o 4p com acessórios também, porem gastaria bem mais para deixá-lo FULL) porem pretendo viajar com todos os assentos ocupados, e colocar as tralhas encima do carro, pois o porta malas nesses modelos são pequenos.. Nesse caso será que o Vitara 2p com 4 pessoas mais acessórios + bagagens, sofreria? Ou sera melhor o 4p?
Sobre a questão do câmbio, no meu pensamento seria maravilho viajar e não se preocupar com troca de machas, mais se estragar a manutenção deve ser absurda com o câmbio automático, principalmente se for de modelo até 2003 “Cambio mais antigo”.
Sei que muitos já estão de saco cheio desse tipo de post, mais se puder dar a opinião, ficaria muitíssimo grato.. Caso algumas das minhas conclusões esteja erradíssimas me perdoem..