Samu
Concordo com você, pois na verdade, os aditivos usuais alteram pouco a forma da queima e o comportamento da gasolina, mesmo que a base seja a mesma.
Acho mesmo que o que influencia é o anti-detonante, que dá a famosa octanagem, e principalmente a limpeza e pureza do líquido em si. Isso não vale para a Podium que é produzida de forma especial, a base não é a mesma. Quando estou "rico", :twisted: , páro num posto da Peroba e "mando" encher o tanque. Nem olho para o marcador, pois se olhar, com certeza, vou mandar parar, :shock: .
Claro que um solvente, embora em algumas concentrações possa se misturar à gasolina, não é um aditivo, mas um verdadeiro ESTELIONATO, visto que, como você disse, tem dono de posto, e muitos - arriscaria, que dá as BATIZADAS, :parede: , para faturar mais.
Álccol também não é aditivo. Aqui na região de Jaú tem muita usina, quando sobra álccol, pode crer que os postos "bandidos" batizam mais ainda a gastrol.
Nesse caso, tenho mais "uma das minhas maluquices", :roll: : NÃO COLOCAR GASOLINA EM QUALQUER POSTO, salvo em estado de extrema necessidade, claro, Posto sem bandeira, só se for por legítima defesa, :evil: . Ai, é por só o que precisar para chegar no seu posto de confiança.
Com certeza, estamos falando de motores ok, regulados, sem carbonizações em excesso, etc. Pelo o que você deve acelerar, :mrgreen: , imagino que o motor de sua "viatura" deva ser "branquinho", limpinho, por dentro - claro.
O seu motor é original ou tem alguma preparação, equalização de câmaras, aumento de taxa, comando para torque, coletor de escape, etc?
Quer fazer um teste? Passe num aeródromo e "compre" (implore pra alguém vender, salvo se você tiver avião, claro) gasolina de aviação, encha o tanque e sinta, definitivamente, a diferença. Só não vá viciar, porque embora a gasolina de aviação não seja tão cara, quem vende para particular põe um ágio absurdo.