Fala Tio!
Tbém acompanho o tópico da Milona! Excelente vtr! Tbém aprendi muito com o seu slogan "Não tem almoço grátis", isso vale não apenas no quesito 4x4, mas em todas as esferas da vida (vixi, filosofei agora!) :)
Há 6 meses atrás passei por essa dúvida. Ao procurar minha primeira vtr 4x4, li tudo o que eu podia no fórum e fora dele tbém. Vi XJ, ZJ, Pathfinder, Pajero, Blazer, GV e fiquei com duas finalistas: SW4 3.4 e Xplo XLT.
De fato, a capacidade offroad da Toyota é bem melhor. Assim como das Jeeps. Mas como foi dito pelos colegas, uma coisa é fato: leigo valoriza demais o STATUS! Como foi bem colocado pelo Rubens: Hilux é status, não importa se é uma 4x2 93 ou uma SW4 0km. No mundo dos "carros de passeio" é a mesma coisa. Há um tempo atrás eu procurei um sedã médio +/- 2007. Fui numa CSS ver um Corolla e fui em outra ver um Focus Sedan. Nem preciso dizer que o Corolla era R$ 8 mil mais caro (mesmo ano), e oferecia menos espaço e menos itens de segurança e conforto que o Focus. Só que, da mesma forma, Toyota é status com sua fama de inquebrável. Comprei o Focus e tive durante um bom tempo um excelente carro!
Não quero desmerecer a Toyota, a qualidade dos seus produtos é indiscutível. No entanto, aqueles que conhecem um pouco mais, sabem das qualidades de cada vtr. Depois de muito pesquisar principalmente neste fórum, comprei minha Explorer 4x4 mecânica de olhos fechados. Teve gente que me chamou de louco, que o carro não ia sair do mecânico, que a manutenção era cara, que não se acha peças, blá, blá, blá. Assim como aqueles desavisados que tbém falam (assim como o sanderson mencionou): o que? Ecosport? Já teve nego que falou a aberração de que a EcoFiesta é a substituta da Explorer. Dá vontade de bater! rsrs.:fight: :boxing:
De fato, tanto uma como a outra são excelentes viaturas. Antes de comprar a minha, vi uma SW4 do mesmo ano e voltei decepcionado. Cobram muito por um carro que faz praticamente a mesma coisa que Explorer. A qualidade de construção da Ford é tão boa quanto da Toyota. O acabamento da Xplo é muito superior. Ao dirigir, achei a Xplo mais robusta, com jeitão de caminhão, enquanto a SW4 se parece mais com um carro "normal" ao dirigir. Todos sabemos que a Explorer não é uma "bomba". Manutenção tranquila se comparada, por exemplo, à Pathfinder, Jeep ou Pajero, comprei bastante coisa na Rockauto. Tenho um bom mecânico (isso faz TODA a diferença). :mrgreen:
Resumindo: melhor pra gente que tem uma vtr completa, com ABS, airbag duplo, controle de tração, disco nas 4, sistema de som muito bom, e não precisamos pagar mais por isso. :cool:
Abraços!