Saudações amigos!
Tenho já um pouco de bagagem no mundo OFFROAD, mas agora decidi comprar um novo veículo exclusivo para minhas trilhas, passeios e expedições, e com a decisão de ter um carro dedicado vem a grande dúvida: qual viatura comprar?
Hoje faço os meus passeios e trilhas leves com a Pajero Full, e as médias e pesadas com o Fourtrax.
O complicado é que o quadriciclo é excepcional nas trilhas, mas não leva a família.
A Pajero Full é fantástica e dá pra levar até a sogra, mas dá uma puta dor no coração (e no bolso) colocá-la para fazer qualquer coisa que detone o carro!
Pois bem, decidi comprar uma viatura exclusiva para trilhas (médias, padrão Placa, Camel, Pamonha, etc), que eu possa usá-la também para passeios e uma eventual expedição dentro do país.
Vou preparar o carro, por isto, precisa ser um carro que aceite bem preparação e que tenho acessórios facilmente encontrados no mercado (suspensão, parachoques de aço, que possa receber pneus maiores, racks, bloqueios, guincho, proteções, etc).
Eu pensei nas seguintes opções (com uma pequena lista de prós e contras):
L200
Apesar de ser uma pick-up, possui um bom ângulo de saída, mas ainda assim é um trambolho.
Motor diesel.
Bloqueio traseiro.
Grande variedade de acessórios.
Permite quase todo tipo de prepararação.
Pajero Sport
Muito parecida com a L200, só que com melhor ângulo de saída e trata melhor a família, mas é ainda mais pesada.
Troller
Excelente viatura, mas pouco comforto.
Permite quase todo tipo de preparação.
TR4
Pequeno, mas valente.
Me preocupa a dificuldade que o pessoal tem para conseguir colocar pneus maiores.
Possui bloqueio central, mas não traseiro, apesar de que isto é fácil de se resolver.
Tracker
Outro pequeno valente, mas não possui nenhum tipo de bloqueio.
Jimny
Me preocupa o motor relativamente pequeno e o pouco espaço oferecido, mas já escutei boas coisas dele.
E aí, o que eu faço?
Sei que este tipo de posts reacendem "paixões" em alguns, o intuíto aqui é conseguir o máximo de informação verdadeira e sincera dos donos de ada modelo, para então tomar a decisão.
Sei também que um grande 4X4 não se compra, se faz, mas até para isto é preciso ter uma boa base!
Aguardo os comentários!
Um abraço,
Eduardo.