x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3

    Post Ranger, Frontier, Hilux, L200. Pros e contras.




    Pessoal, tenho feito muita pesquisa pra descobrir qual 4x4 que vou comprar. O perfil que quero preencher é:
    - passeio (cabine dupla, bodywork -- beleza -- e conforto)
    - 4x4 (pra quando resolver andar na terra -- e tenho planos para isso)
    - consumo (díesel, apesar de estar quase ficando a mesma de usar gasosa.... mas peraí, uma ranger a gasosa faz 15km/L enquanto uma a díesel fica nos 10-11km/L?)
    - manutenção (algum motor mais consagrado, como seria um de D-20, por exemplo, ou o TGV 2.8 da Ranger, e um carro que não tenha normalmente muitos vícios de oficina)
    - investimento de aquisição de 30.000 a 40.000 reais

    Então, pessoal, eu sou só um 'playboy' querendo um carro bonito. Mas sou um playboy mais pobre, que não pode esbanjar muito. Por isso estou aqui pesquisando igual louco ao invés de ir numa concessionária e comprar um carro novo, usar durante a garantia e vender quando vencer a garantia.

    Particularmente eu fiquei apaixonado pela Ranger, embora meu pai há muito tenha uma D-20 rara modificada, chamada Miura BG-Truck (é uma raça de carros que apareceu quando não compensava importar; quando a importação ficou mais possível essa empresa acabou fechando e não se tem mais miuras hoje em dia). O único problema da miúra é não ter 4x4. Geladeira, ar condicionado, conforto, aquele motor possante que balança o carro no momento (inercial) do volante (volante do motor). Eu uma vez passei muito aperto subindo uma grande ladeira (serra do Brigadeiro próximo a Viçosa/MG) tendo só a tração traseira. Pode ter sido só insegurança minha, mas o carro tava bem quente lá em cima e, se eu tivesse deixado ele parar qualquer tantinho, duvido que ia conseguir arrancar. E era um desfiladeiro que só ali.

    Miúra é isso aqui (faróis, setas e alça da tampa do bagageiro de tempra, rodas liga leve da toyota, e outras coisas)

    Bom, então vamos de volta à paixão. Ranger. Vi relatos de 15km/L. Também vi outros sobre 11km/L com muita impolgação, e me parece que é o real dela. Tudo que posso concluir é que o motor flex/gasolina poderia fazer os 15km/L. Não sei se hoje em dia compensa ter kit gás num carro desses, levando em consideração inclusive a vida útil do motor que é prejudicada (também vi isso solto em algum post). Vi relatos de que a ranger passa uma sensação de estar perdendo a traseira nas curvas, o que é bem negativo. Motor com injeção eletrônica (NGD) pode te dar dor de cabeça se precisar mexer, o com bomba injetora (TGV) é mais suave na manutenção. A princípio, 3.0 é NGD, 2.8 TGV. Existe uma outra alternativa que não entendi bem, parece ser 'wastegate'.

    No quisito de manutenção em geral, parece que a ranger não fica tanto em oficina quanto a S10, mas quando te leva, deixa um bom pedaço de suas economias lá. A 4x4 dela não chega a ser linda, mas a peça que sempre dá problema pode ser de certa forma facilmente recondicionada se der problema, e existe solução para mecanizar a troca 4x2-4x4H/L (easytraction). O ar condicionado dela também costuma dar vazamento. Não que as outras não dêm, mas geralmente problemas no ar são só vazamento, muitas vezes vaza tão pouco que compensa encher de novo e ficar seus 3 anos rodando até esvaziar de novo -- ecologicamente correto, eu sugiro gastar um pouco mais mas vedar definitivamente qualquer vazamento. Não existe gás substituto ao CFC ecologicamente inerte.

    Aqui não é tópico ford nem chevrolet. É geral. E eu também não deixei de espiar os outros carros. E abro a seção falando do balde de água fria que levei. Vamos lá.

    Meu pai foi conversar com uns mecânicos amigos dele para investigar sobre que caminhonete seria melhor pra não dar dor de cabeça. Eles não pensaram duas vezes: diga a seu filho para não comprar nem ranger nem S-10 pois dão muito problema, a Hilux e L200 são melhores, não vão dar dor-de-cabeça. (e a Frontier?)

    Aí o meu ver inicial:
    - Hilux: é pra playboy rico. não pra mim. As mais antigas não têm o tal bodywork que eu aprovo. As mais baratas estão na faixa de 60.000 reais.
    - L200: hmm de 2004 pra cá, tem coisa boa. Mas por alguma razão... não consegui gostar muito. Um bom sinal é terem poucas no ML à venda (significa que quem compra, retém). Ainda mais, ela é a rural do atualizada (fervedeira) (L200 hpe at x frontier 2.8 x ranger 3.0).
    - Frontier: coitada, esquecida... tem preço como a ranger, e o visual muito bom, com itens de série de dar inveja em muita ranger! Quem anda ama, muito confortável e te faz se sentir 'preso' no chão, em contraste com a ranger que te faz sentir que vai perder a traseira. Tão preso que quem consegue fazer 9km/L com ela na estrada já solta foguete e tira onda com os outros. Isso me desanimou tanto nela.

    Juntando a Hilux, L200, e Frontier, eu chego a um denominador comum que me preocupa muito. As marcas não são tão difusas no Brasil quanto a Ford e GM, em muito lugar é difícil achar manutenção decente pra esses carros. Mas esse pode ser um pensamento antiquado meu (que já passou bastante aperto com carro import com peças difíceis de achar), e o mercado paralelo pode estar cheio de peça boa para essas caminhonetes que embora as marcas sejam recentes no Brasil, já estejam muito bem consolidadas por todo território nacional.

    Bom, isso é até onde eu já pesquisei. Gostaria de ouvir algumas críticas e sujestões, principalmente de quem já teve um ou mais desses carros. Por enquanto, no bottomline, estou entre a L200 e Ranger (a ultima por sua vez, em sua versão motor TGV apenas).

    Tentando fazer um comparativo com meu perfil, resgatando lá do início do post:

    - passeio:
    - cabine dupla (todas)
    - bodywork -- beleza -- (L200 2004+, hilux 2006+, ranger 2001+, frontier 2001+)
    - conforto (todas, sendo a ranger a menos delas)
    - 4x4 (todas também)
    - consumo (bolas foras para frontier e hilux; ranger e l200 ficam bem aqui)
    - manutenção (S-10 perdeu aqui, ranger tem um risco bom aqui. hilux e L200 não dão muito problema)
    - o ponto extra aqui é que na minha opinião, Hilux, Frontier e L200 vão me dar problemas pra achar assistência competente e peças já que não tem tanta concessionária quanto ford, vw e gm no Brasil. Eu devo estar equivocado quanto a isso, mas ainda tenho bastante resistência.
    - investimento de aquisição de 30.000 a 40.000 reais (tchau Hilux, tchau )

    Bottomline: L200 ou Ranger; relutante quanto à frontier

  • #2
    Se apaixonou na Ranger, mesmo feinha do jeito que ela é e com um design pobre em relação às outras, parabéns. Compre e seja feliz. Mecanicamente ela é não é a melhor(desempenho) mas é a mais resistente.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Se apaixonou na Ranger, mesmo feinha do jeito que ela é e com um design pobre em relação às outras, parabéns. Compre e seja feliz. Mecanicamente ela é não é a melhor(desempenho) mas é a mais resistente.
    hehe é verdade que a ranger não evoluiu tanto no interior e na traseira ao longo de talvez 15 ou 20 anos (pelo que já vi). Mas quando olho as L200 (Mitsubishi) e as Hilux (Toyota) de 2004 ou antes, eu acho elas muito muito feiinhas. Se for pra falar de estética, a Ranger andava à frente do seu tempo até 2004-2006 quando essas outras pick ups começaram a ficar caprichadas no bodywork.

    Eu realmente estou propenso a Ranger... hehe Só preciso dar sorte de conseguir pegar a que eu quero do jeito que eu preciso (não-bomba). :P

    O ruim é que parece que eu não sou um dos poucos que sabem da ranger 2004/2005 (aparentemente sou um dos -muitos- que sabem disso já), e todas estão muito caras em qualquer lugar... Já estou levantando a hipótese de pegar uma 2004/2004 mesmo. :/

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Adicional às L200. Andei esse fim de semana e levantei esses três pontos:
    - Jogo de direção é curto (fiat uno das SUV?)
    - O problema do banco de trás fazer nheco-nheco é constante até as 2009 pelo menos -- mas existe tanto o jeito de melhorar isso quanto de evitar que volte a acontecer (ajustando/calçando o trinco que prende o banco de trás, e liberando ele fazendo uma 'pressão' contra o banco antes de soltá-lo)
    - O problema de esquentar aparentemente foi resolvido, vi uma que aparentemente não foi mexida em questão a calor (carro de estrada e pouca roça e 0 trilha) e já tinha 11 pás no ventilador -- parece que o kit gelo já tá ali.

    Além disso, só uma particularidade que notei, que vai ser do veículo em específico. A direção tava trepidando como se os pneus da frente tivessem desbalanceados -- o dono jurou de pé junto que tavam balanceados, mas eu não quis aprofundar nesse assunto, não. :P Mas a pickupona é muito boa e confort -- e tem o tal "R/D Lock".

  • #5
    Banido
    Entrada
    02/07/2012
    Local
    Gaspar/SC
    Idade
    45
    Posts
    158
    Agradecimentos: 0
    com certeza eu iria de l200 ou de s10.Tenho uma s10 2001 2.8 mwm com 300.000km e nunca me incomodou, sem falar que é muito economica.Já se vc quer fazer umas trilhas vai de l200

  • #6
    Citação Postado originalmente por avenger Ver Post
    Adicional às L200. Andei esse fim de semana e levantei esses três pontos:
    - Jogo de direção é curto (fiat uno das SUV?)
    - O problema do banco de trás fazer nheco-nheco é constante até as 2009 pelo menos -- mas existe tanto o jeito de melhorar isso quanto de evitar que volte a acontecer (ajustando/calçando o trinco que prende o banco de trás, e liberando ele fazendo uma 'pressão' contra o banco antes de soltá-lo)
    - O problema de esquentar aparentemente foi resolvido, vi uma que aparentemente não foi mexida em questão a calor (carro de estrada e pouca roça e 0 trilha) e já tinha 11 pás no ventilador -- parece que o kit gelo já tá ali.

    Além disso, só uma particularidade que notei, que vai ser do veículo em específico. A direção tava trepidando como se os pneus da frente tivessem desbalanceados -- o dono jurou de pé junto que tavam balanceados, mas eu não quis aprofundar nesse assunto, não. :P Mas a pickupona é muito boa e confort -- e tem o tal "R/D Lock".
    Cuidado! O kit gelo não é composto apenas por ventilador de 11 pás! E mesmo com kit gelo tem L200 de 2003 até o último ano que saiu com 4d56 (2.5) esquentando! Se eu fosse você não descuidava. Se pesquisar aqui no fórum, tem bastante informação sobre cuidados e ajuda.

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Cada uma das picapes têm pontos positivos e negativos.
    Parece que você está mais propenso à ranger, que é muito boa e tem em todo lugar, facilitando a manutenção.
    Fora isso, o que eu levaria em consideração é o preço do seguro, pois dentre as viaturas citadas pode variar em mais de R$ 1.000,00.
    Com essa diferença a cada ano de renovação você troca pneus, coloca um guincho, dentre coisas úteis.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Cada uma das picapes têm pontos positivos e negativos.
    Parece que você está mais propenso à ranger, que é muito boa e tem em todo lugar, facilitando a manutenção.
    Fora isso, o que eu levaria em consideração é o preço do seguro, pois dentre as viaturas citadas pode variar em mais de R$ 1.000,00.
    Com essa diferença a cada ano de renovação você troca pneus, coloca um guincho, dentre coisas úteis.
    Eu não sei por onde começar a avaliar o preço do seguro que eu pagaria dependendo do carro. Uma coisa que pretendo fazer é colocar rastreador GPS no carro, mas duvido que isso vá mudar qualquer valor de seguro já que depende puramente de mim a manutanção de um sistema desses.

    Pra começar a ter idéia do seguro eu tenho que saber o que é pra uma seguradora os perfis de preços que eles adotam, cada uma deve ter a sua... Será que adianta eu chegar lá e dizer que quero um orçamento pra cada uma das pick-ups e o ano?.. Me pergunto se uma Hilux que costuma (costuma!) ser mais cara entre elas pode ter seguro mais barato do que uma ranger ou s-10 que tem igual mato na rua.

    Sobre o amigo que falou da S-10, realmente o que chama a atenção nela é esse MWM aí, que ouço o pessoal falar dele como um deus dos motores (tá bom pessoal, eu sei que uma busca no fórum me permitiria entender bem mais dos MWM, ainda vou tirar um tempo pra pesquisar melhor sobre ele). Me pergunto se a D-20 usa é um desses, porque aquele motor é bom até dar dor de barriga. O que me distancia da S-10 é o nível superior de manutenção que ela requer do dono. Tem bastante S-10 aqui mas não quis nem olhar. Aliás, entrei numa S-10 (gasosa) outro dia, sem ligar nem nada, só pra olhar, e de certa forma não me chamou a atenção.

    O relato geral que tenho do pessoal quanto a S10 vs Ranger é que S10 te leva no mecânico um bocado de vez e você gasta um pouquinho. A Ranger demoooooooooora te levar no mecânico. Mas meu amigo, reza pra ela não resolver te levar, porque se for o rombo é grande!.. :P

    Bom, pra contrabalancear, minimizando o baque, eu tenho uma queda às Ranger com bomba injetora ao invés de injeção eletrônica. Se a Ranger i.e. te leva pro mecânico pra "limpar os bicos", você tem que rezar pra achar um mecânico que sabe tirar aquilo, e não adianta nem rezar que o que tiver que trocar vai ser algo como 2.5x mais caro (2.000 contra 5.000). Manter filtrinho (peneirinha que parece uma camisinha para excepcionais ou coador para bule de fundo infinito) na boca do tanque e trocar sempre os filtros do carro, bem como escolher bem seu posto de combustível (o que nem sempre é uma escolha) evitam esses problemas de bicos.

  • #9
    Banido
    Entrada
    02/07/2012
    Local
    Gaspar/SC
    Idade
    45
    Posts
    158
    Agradecimentos: 0
    Uma boa dica são as frontier modelo antigo elas vem com mwm e as versões ATTACK são show de bola.Percebo sua queda pela ranger mas vale a pena considerar essas frontier,ah e o preço esta dentro do planejamento

  • #10
    Usuário Avatar de Vitorugo
    Entrada
    15/09/2012
    Local
    Jóia/RS
    Idade
    36
    Posts
    174
    Agradecimento: 1
    Vai de Ranger q tu não te arrepende...!

  • #11
    Usuário Avatar de PauloLimited
    Entrada
    08/01/2009
    Local
    Palmas/TO
    Idade
    36
    Posts
    2,149
    Agradecimentos: 9
    Eai compro ?
    A Ranger 2.8 e a 3.0 fazem 15km/l sim, mas tem que ter muita coisa a favor, pode colocar a média na estrada em 11km/l mesmo.
    Motor 2.8 da Ranger num deve nada pra o MWM da S-10, quanto a D-20 ela saiu com o Perkis e com o Maxion.
    Se for rodar na estrada de chão e em asfalto irregular a Ranger é superior a S-10 em estabilidade e resistência.
    A l200 num é assim em questão de durabilidade, ela é bem simples de meche e é um tanque, mas o motor é muito problemático e requer alguém que saiba muito dele, coisa rara. A Ranger tb é muito resistente só a suspensão que requer mais manutenção, mas não é de assustar.
    Entre as que vc falou a S-10 e a Ranger são as mais confortáveis(+ a s-10).
    Num é difícil encontrar peça não, ainda mais no estado que vc mora, suspensão e motor da Ranger sempre use peças originais e na L200 o motor num pode ver nada paralelo, só se for de marca renomada.
    Ranger Limited 2.8
    Ranger Limited 3.2
    Sportage

  • #12
    Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    183
    Agradecimentos: 3
    Esqueci desse tópico (na verdade eu não vi que tinha sido respondido até que fiz uma busca no google! haha)

    Bom, no fim das contas eu comprei essa ranger da minha assinatura. Estou feliz até! Comprei ela bem barata e com uns defeitos de má conservação, que aos pouquinhos vou ajeitando hehe... mas ela realmente manda bem ver!

    Coloquei xenon nos farois normais e de milha, eu mesmo instalei, e hoje eu alinhei. 35W nos faróis e 55W na milha. Mas os faróis normais não estão legais. Amarelados, estrincalhados e os refletores parece que estão descascando.

    Vou ligar no seguro pra ver se eles patrocinam 90% do preço de um par de faróis novos e originais, senão eu penso em colocar paralelos como fiz com as lanternas de trás (e não deixaram nada a desejar com relação a originais!).

    O próximo passo é botar quebra-mato e reinstalar o engate pra proteger contra barbeiro de estacionamento. :/
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pajero Full X Hilux, ambos 1999 - prós e contras
      Por Marcos_mfcm no fórum Mitsubishi
      Respostas: 18
      Última resposta: 04/04/2012, 01:28
    2. GNV pros e contras
      Por cicero palumbo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 7
      Última resposta: 11/07/2009, 12:05
    3. Hilux, Ranger, S10, L200 ou Frontier
      Por sglaucio1 no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 19
      Última resposta: 14/01/2009, 23:13
    4. Nova Hilux X Frontier X L200 X S10 X Ranger
      Por vix_ES no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 25
      Última resposta: 17/03/2007, 08:21
    5. Ranger, Frontier, L200 ou Hilux
      Por Clayton Brás no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 21/03/2006, 17:49

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade