Qualquer tópico que você ou qualquer um abrir aqui neste fórum (e em qualquer outro), sempre haverá defensores deste ou daquele modelo, desta ou daquela marca, e você acabará se sentindo perdido e confuso em meio a tantas informações.
Muita gente defende suas marcas preferidas como quem defende um time de futebol, ou mesmo tem receio de falar mal de sua marca e desvalorizá-la, ou mesmo reconhecer que errou em sua escolha (que é algo muito normal também e ninguém deveria se preocupar com isso).
Eu gosto de picape, e há muitos anos é o meu único tipo de veículo, seja para trabalho ou para passeio. Mas, não morro de amores por marca ou modelos. Sou muito chato com qualidade. Antes de comprar eu pesquiso muito para errar pouco. Mas, quando erro, não escondo isso.
Tive a antiga S10 por anos, uma depois da outra, chegando a ter 3 na garagem ao mesmo tempo, inclusive uma Executive 2011 que vendi no final do ano passado com 10 mil km, tratada com muito carinho. Sempre foi uma excelente picape.
Mas, quando entrei na "nova safra" da S10, só tive aborrecimentos. Foi assim com o modelo 2012, com a 2013, 2014 e agora com esta 2015. Mantendo a minha linha de pensamento e conduta quando sempre reconheci as boas qualidades na S10 e sempre a recomendei, não tenho qualquer problema em afirmar que hoje eu a considero uma porcaria, e me decepcionei muito com o modelo.
Sou tão chato que comprei uma nova 2014, e com menos de 500 km rodados encostei ela na garagem onde ficou por meses até a GM oferecer uma troca, reconhecendo os problemas e me afirmando que a nova Ecotec era outro carro, com os principais problemas corrigidos. Não é o que vejo.
Na época cogitei em ir para a Hilux, mas achei muito cara, com seguro também caro, com elevado índice de roubos a mão armada e com muitos comentários sobre a sua estabilidade, que provocava muitos capotamento (como gosto de andar "com vontade" desisti da idéia).
Depois de muito pesquisar, sempre sendo muito chato, descobri que não existe uma unanimidade de marca ou modelo. Cada um faz esta "defesa" de seu gosto pessoal como citei acima.
Sendo assim, fui na fonte... e comecei a pesquisar com mecânicos confiáveis (muitos não são como em qualquer outra profissão) e acabei percebendo uma certa unanimidade de opiniões em relação à Frontier, e acabei comprando uma até porque estava com a S10 2014 parada em casa e me recusava a usá-la, e precisava de um carro para o dia a dia.
A Frontier hoje está com pouco mais de 50.000km, e vai para a revisão esta semana com o mesmo comentário das outras vezes: "não tenho nenhuma observação a fazer". Eu não reclamo sequer de um pequeno ruído, porque, ao contrário da S10, ela é super silenciosa, não tem nada solto e nada, absolutamente nada encontrei de errado até agora. Para mim ela é perfeita.
Perfeita para carregar peso às vezes quando preciso na empresa, perfeita para andar forte na estrada quando quero, com muita estabilidade, força de sobra e muita economia.
Se ela tivesse qualquer problema, eu compraria uma briga como fiz com a GM, onde cheguei até a criar um site com usuários insatisfeitos, e muita gente apareceu.
Entendo que algumas questões chamam a atenção, mas devem ser bem avaliadas. Na minha cidade não existe autorizada da Nissan, mas também só precisei fazer revisões obrigatórias nela. Em compensação, tinha até pouco tempo uma autorizada GM, um lixo, e eu tinha que levar as S10 para Campinas. O problema é que eu vivia na autorizada, e cada vez que encostava lá era para ficar muito tempo. Eu ainda prefiro ter uma autorizada distante e visitá-la raramente do que ter uma do lado de casa e ver meu carro mais parado no pátio dela do que em casa.
Se você ver o índice de satisfação dos proprietários da Frontier ele é muito grande. Basta ir fazer uma revisão e ouvir os comentários dos usuários, bem diferentes daqueles que eu via na GM (recheado de palavrões...).
Você não vê Frontiers paradas nas autorizadas até um mês aguardando peças ou esperando achar o problema, como eu cansei de ver nas da GM, e ainda vejo hoje. Todo mundo sabe disso e comenta aqui. A 2013 do meu pai ficou um mês parada para consertar o câmbio, com menos de 10 mil km, ele trocou por outra 2014 e teve o mesmo problema com 10.000km, até o mecânico assumir que a embreagem dela "não aguentava o peso do carro".
São problemas constantes, alguns bastante graves, como relatados aqui em em sites de reclamação, como o caso do colega aí acima que terá que trocar as molas traseiras com apenas 20.000km. Isso é um absurdo. Como podem errar tanto em algo tão simples e que fabricam há anos? E, sinceramente, desconfio que o problema dele é outro. Mas, vamos ver.
A minha nova Ecotec é cheia de barulhos, como a maioria aqui já relatou. São relatos de problemas no diferencial, câmbio, direção, suspensão, freio, etc.... a maioria já bem conhecidos de seus proprietários.
Mas, sempre alguém vai aparecer dizendo que todas as picapes tem problemas. Eu diria que todas podem ter problemas, a questão é a incidência e a gravidade destes problemas.
Contra a Frontier alguns mencionam o fato dela dar batente atrás. Eu já carreguei muito mais peso que tenho a certeza que a maioria aqui jamais vai carregar em toda vida, e em seus 50.000km só tive fim de curso da suspensão duas vezes, e porque passei em duas lombadas com quase 800kg atrás da caçamba. Isso não afeta nada, não provoca nenhum dano e não significa nada além da suspensão ter chegado ao fim de curso. Mesmo assim, passei com mais cuidado nas demais lombadas e não tive mais o barulho. Porém, a estabilidade da suspensão da Frontier é exemplar, e todos comentam isso. Você tem a impressão algumas vezes de estar dirigindo um sedã esportivo, tal a sua potência de motor e a sua estabilidade que faz a picape agarrar nas curvas.
Diesel é diesel, e esses 190cv dele dão um show à parte.
Qualquer picape hoje pode ter uma falha, ainda mais quando a direção é elétrica, freios são acionados automaticamente, velocidades são controladas pelo veículo, etc. Uma falha de sensor e o carro pode ter uma reação estranha. Quantos já não citaram que a S10 acionou os freios sozinha?
Tem muito disso de um amigo dizer, de alguém comentar, de um caso que aconteceu aqui ou ali... etc....
Eu conheço muita gente que tem L200, e alguns até que usam em trilhas (uma das favoritas inclusive) e não vejo reclamações dela. Acredito que se ela tivesse um problema crônico de direção, ainda tão grave como esse, o mercado todo já estaria comentando, como aconteceu com a direção da S10, com o diferencial, cardã, etc... todos bem conhecidos do pessoal.
Com a internet hoje não dá mais para esconder estas coisas.
Quer uma sugestão? Converse com mecânicos e ouça a opinião deles. Você verá que alguns modelos são tidos como robustos e confiáveis, enquanto outros são considerados "problemáticos".
Eu acho que a resposta que você procura, você vai ter que encontrar sozinho, e na rua... rsrsss... estou brincando...
Minha opinião ainda é a mesma.... japoneses sabem fazer carros... demorei para reconhecer isso, e não erro mais agora.

Responder com Citação